placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2016/12/12
    E2
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    16 de dezembro de 2015. Em Braga, a noite era fria e pouco aconchegante. Nas bancadas, o conforto não era grande coisa por causa das tais condições climatéricas, mas tudo mudou perto do intervalo, quando os minhotos responderam ao golo inaugural de Bryan Ruiz. Na segunda parte, foi golo cá, golo lá, um rebuliço. No prolongamento, Rui Fonte foi o herói. Na altura, escrevi que Braga e Sporting mereciam passar na Taça porque aquele foi, efetivamente, o melhor jogo da época. Acabou 4x3!

    E porquê esta introdução? Porque o treinador dos arsenalistas era Paulo Fonseca. Esse mesmo que, agora com muitas alternativas, veio ao mesmo palco dar um tratado de bola na segunda parte e ganhar por 2x4 com o seu Shakhtar.

    Foi mau para Portugal, que deixou de ter equipas na Liga Europa, e para o Braga, que pela primeira vez não passou o grupo. Foi também muito mau - e injusto - para José Peseiro, qual nova namorada que vê a antiga chegar e deixar saudosismo e renovado encanto. Peseiro não merecia, porque foi muito sóbrio e a sua conferência de imprensa merece um aplauso de pé pela sinceridade e abertura. Mas carrega consigo o grande peso de suceder a alguém que, ao fim de muitos anos, gerou consenso na plateia do Municipal. Alguém que foi bom rever por cá.

    Paulo Fonseca deixou um legado em Braga e já o tinha feito em Paços de Ferreira. Não o fez no Dragão por diversas razões, sendo o timing a que parece mais intuitiva de se dizer. Tem bom futebol na cabeça e os seus jogadores ganham-no nos pés. Joga em 4x4x2, a tática da moda em Portugal, e entusiasma pela simplicidade. O seu bom trato pessoal também contagia, admito.

    Mas a ideia que aqui se pretende passar é uma: a Ucrânia está muito distante. Quase tão distante como os pontos que já leva de avanço em relação ao Dinamo Kiev. Por isso, não seria nada mau que o Paulo Fonseca viesse para mais perto. Ninguém se chega à frente?



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DE
    Na mouche
    2016-12-10 00h10m por desportiva
    Grande Luís Paulo, parece que te estava a ouvir na Conversa de camarote. Abraço
    Paulo Fonseca
    2016-12-09 22h48m por DeeJayzOr
    O Paulo Fonseca é das melhores pessoas do futebol e certamente que deixou muita saudade em Braga. Um treinador que sabe estar neste desporto, sempre com uma postura muito correta.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    Oitava Arte
    Álvaro Costa