placardpt
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    2023/06/06
    E6
    «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

    * Chefe de Redação

    O café estava barulhento, a fumegar cafeína de cimbalinos e galões. O empregado, de imaculada camisa branca, fazia as vezes de psicólogo e confessor.

    «Ò amigo, pelo menos ganhámos a taça.»

    Os queixumes não mudavam de tom, não abrandavam. É a clave de sol portuense, sempre numa oitava acima, um protesto singular em dia de pós-festa e ressaca, tratada por muitos à base de carioca de limão.

    «Não fomos campeões, camarada, quero lá saber da taça.»

    De torrada a lambuzar os lábios e um pastel de nata a piscar o olho, o cliente explicava ao garçon, um homem bastante mais jovem, o que lhe custou crescer sem ver o seu FC Porto a ganhar campeonatos. E que tudo mudou na primavera de 1978.

    Na perspetiva do freguês, a meu ver acertada, uma temporada sem campeonato nacional nunca será uma temporada positiva no Dragão.

    «A não ser que ganhemos uma prova europeia.»

    Madruguei segunda-feira neste quadro social, representativo do pensamento portista, apesar do pequeno número de intervenientes. A forma de viver o país e o futebol, mais do que os números, ajudam a explicar a reflexão da clientela infeliz.

    A balança tem, num dos pratos, três dos quatro troféus nacionais em 22/23. Tudo certo.

    A supertaça (ganha ao Tondela, da II Liga), a Taça da Liga e a Taça de Portugal. No outro lado, está o segundo lugar no campeonato (insuficiente) e a eliminação nos oitavos de final da Liga dos Campeões, numa época europeia que foi do péssimo – derrota em Madrid e goleada em casa perante o Club Brugge – até ao bastante razoável.

    Na maioria dos clubes, o balanço só podia ser positivo. No clube português mais vencedor dos últimos 40 anos, a nota não pode passar do suficiente. Daí os Três Tristes Títulos, devidamente amparados pelos desabafos escutados no café da minha rua.

    O FC Porto conquistou cinco dos últimos seis troféus nacionais, sempre com Sérgio Conceição. O treinador teve esse mérito gigante de resgatar a equipa de um poço escuro, e sem luz de presença à vista.

    Mais para trás, vale a pena lembrar que desde a fundação da Liga de Clubes (32 campeonatos), os azuis e brancos totalizam o dobro dos campeonatos do Benfica (18 vs nove) e confirmaram o crescimento anunciado no tal ano de 1978.

    Ora, ao sentir o pulso da cidade e ao analisar a forma justa como o Benfica levou o campeonato – muito por culpa da tal irregularidade e más aparições do FC Porto, essencialmente na primeira volta -, é impossível maquilhar a época 2022/23 com as vitórias nas taças nacionais.

    Para um clube da dimensão e ADN do FC Porto, é insuficiente. Seja no café no bairro ou nos escritórios da SAD, a análise tem de ser esta. 

    PS 1: a saída de Matheus Uribe, a custo zero, agudiza os problemas de um meio-campo que já estava órfão do talento de Vitinha e Fábio Vieira. Estou curioso para ver de que forma o o clube atacará o mercado de transferências para esta posição.

    PS 2: o lado esquerdo da defesa tem problemas evidentes e a expulsão absurda de Wendell é só o derradeiro argumento para esta opinião. Na direita, os problemas físicos recorrentes de João Mário convidam a cautelas e cuidados extraordinários.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Diego Forlan
    2023-06-10 13h22m por Boblawblob
    Ganhar na Luz já não pode ser considerado um feito. Isso e as Supertaças. Infelizmente para nós Benfiquistas.
    DJROCKER
    2023-06-09 16h02m por edhelvar
    Para o Porto nenhuma época em que não se acabe campeão pode ser considerada boa. Estou como o DragonKing, é um suficiente mais. E claro que o que importa é ser campeão, ir à Champions é um prémio, mas não é O objectivo.
    DI
    Opiniao
    2023-06-06 23h08m por Diego_Forlan
    Percebo e concordo mas com o que deram a Sergio Conceiçao foi quase um milagre ganhar tres taças, passar os grupos da champions, ganhar na luz e fazer frente ao Inter.
    Ora bem. . .
    2023-06-06 14h57m por PortistaInExil
    Concordo com a maioria do que se escreveu neste artigo. Tive a mesma discussão noutra plataforma social, quando disse que a época não correu de má forma: Supertaça, Taça da Liga e Taça de Portugal? Mal não correu.
    Agora, precisamos de mexer para a próxima época? Sem dúvida. E deveria começar pela direcção.
    O PdC já não está nas condições de ser dirigente do FCP. Pelas movimentações feitas ultimamente a nível de compra de acções, estou a adivinhar ele querer aumentar o seu ...ler comentário completo »
    Três Tristes Títulos
    2023-06-06 14h14m por DragonKing
    Concordo quase na totalidade com essa prespetiva, contudo, na minha opinião, será um suficiente +.
    Quanto ao reforçar do plantel, precisamos de um lateral para ser titular no imediato, em ambas as alas.
    No meio-campo um 8 "de peso", um aspirante a Lucho Gonzalez.
    Na frente, um 9 mais parecido com Falcão ou Jackson, do que, parecido com Taremi. . . um homem golo.
    Depois, uns retoques aqui e ali, nada de muito relevante. . . os que referi acima já serão caros o suficiente. . . +. ;)

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    * Chefe de Redação  «A Associação Recreativa dos Lírios de Cima vai a eleições no dia 30 de fevereiro. Há três listas ...
    16-04-2024 17:40E4
    * Chefe de Redação  O abalo teve repercussões sísmicas na nossa acnosa adolescência. Ao nervoso Bleach (1989) sucedeu Nevermind (1991), uma masterpiece ...
    15-04-2024 11:48E4
    * Chefe de Redação  Si yo fuera Maradona viviría como él Si yo fuera Maradona frente a cualquier portería Si yo fuera Maradona nunca me ...
    10-04-2024 15:15E3
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa