placardpt
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    2023/05/16
    «O Futebol sob uma perspetiva de cultura pop»

    Sábado British. Várias transmissões, jogos decisivos, estádios, alguns já velhinhos, mas ainda simbólicos. A precisarem de um Botox de Bancada ou Superior Norte! E o seu a seu dono: não estou a referir-me a brands como a Sky Sports ou a BBC, ou meios mais 'digicriativos´, mas ao Canal 11 que permitiu a muitos portugueses seguirem uma jornada febril da Liga 3.

    Sigo sempre que posso (o meu dia teria de ter 27 horas e 27 minutos) encontros da Liga 3, uma competição com um design atraente e competitivo - e que permite a muitos dos seus atletas uma rodagem competitiva, em muitos casos de enorme utilidade para o seu futuro.

    Mas, neste sábado decisivo, algo me fez viajar no tempo das 15 horas e 'bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a hora que nos escutam' como se anunciava nos anos 60.

    Alucinante ouvir Varzim, Sanjoanense, Os Belenenenses, Académica, União de Leiria, Amora, VFC de Setúbal. Durante tantas das épocas da minha infância colecionava cromos dos seus atletas e, entre tantos, ouvia falar em Jacinto João, Vítor e Mário Campos, Marques, Mourinho Pai e tantos outros.

    Eternos! A eles presto a minha modesta homenagem. Fizeram e farão parte da minha Paixão pelo Jogo que Amo!



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Cdr 10
    2023-05-29 11h41m por emanuel92
    Concordo com o que escreveste, também acho o modelo muito competitivo e interessante, principalmente a fase de subida onde os 4 melhores das duas séries jogarão numa única série para lutar pelo titulo da Liga 3 e pelas subidas de divisao.
    O fim da final da Liga 3 e também dos playoff entre 2 classificados de grupos em é também na minha opinião muito justo.
    Este novo formato tem de ser para ficar a FPF não pode todos os anos ou de x em x anos alterar sempre os ...ler comentário completo »
    Vá Jorge
    2023-05-26 11h40m por redlegion
    Um abraço e bom fim de semana.
    redlegion
    2023-05-26 11h38m por Jorge-Fernandes
    Vês como é fácil ter um debate mais civilizado.
    Nunca nas nossas opiniões eu conseguirei despir o fato do Belenenses assim como tu não conseguirás despir o do Braga.
    Sim tenho amigos Braguistas quer credites ou não devido a familiares que tenho no Minho. Já fui a pedreira ver 2x um Braga vs Belenenses e não correu bem para o meu lado.
    Se o Braga tivesse ganho em 2010 ou mesmo este ano que era mais difícil que 2010, seriam sempre justos campeões. O campeão a menos que e...ler comentário completo »
    Jorge, Jorge. . .
    2023-05-26 00h03m por redlegion
    Claro que sim oh Jorge, deves ter tantos amigos do Braga como eu tenho do Palmelense FC. Mas já vi que te começam a escassear os argumentos e por isso é que vais por certos caminhos.

    O que escrevi no último comentário são coisas que estão documentadas e é só procurar, não foram escritas aqui só porque sim. Se o Braga tivesse sido campeão em 2010 ias dizer que não foi justo e fomos beneficiados, porque não ias gostar de lidar com esse facto. Mas claro, só por expor o que fo...ler comentário completo »
    redlegion
    2023-05-25 15h45m por Jorge-Fernandes
    Para quem diz que os outros andam armados em vitimas, obvio que te faltam espelhos em casa.
    Tenho amigos do Braga e parte das coisas que te digo aqui, falo com eles na brincadeira e posso te dizer que eles normalmente tem argumentos mais inteligentes para falar do Belenenses do que tu.

    Mas tu talvez queiras ser o Francisco J Marques, João Neves ou um Pedro Pinto do Braga. Não tens estaleca para isso.

    Em relação a não gostar de ti é me indiferente, poi...ler comentário completo »
    Jorge-Fernandes
    2023-05-25 14h01m por redlegion
    Realmente és um caso de estudo. Só fazes isto para ajustar contas por coisas que falei anteriormente noutros momentos que nada têm a haver com o que Álvaro Costa escreveu e porque claramente não gostas de mim. Ao menos admite ao que vens, não te ficava mal e levava-te mais a sério.
    Escusas é de usar o meu clube como arma de arremesso, como aliás demonstras quando te descais na penúltima frase. Gostas tanto do Braga que andas aqui a desdenhar os nossos feitos, rebaixando o que temos...ler comentário completo »
    redlegion
    2023-05-25 12h32m por Jorge-Fernandes
    Bem para quem fala da escolaridade dos outros a tua deve ser igual á creche. Queres que te faça uns desenhos ou percebes que a discussão evoluiu em relação ao formato competitivo da liga 3 para o debate Braga/Belenenses.
    Eu o contrário de ti percebo que o futebol é cíclico e que neste momento já considero atualmente o Braga como um grande apesar de ainda ter sido campeão. Mas também afirmo que ainda não chegou ao nível que o Belenenses já foi a dado período da sua história.
    No ...ler comentário completo »
    Jorge-Fernandes
    2023-05-25 00h57m por redlegion
    É preciso uma imaginação notável para conseguir descortinar numa crítica ao modelo de uma competição, uma crítica a um clube em específico. É algo extraordinário e só ao nível de alguém que tirou o quarto ano à noite nas Novas Oportunidades.
    Se tivesses um bocado de noção entenderias que em momento algum eu quis criticar no Belenenses ou outro clube qualquer neste texto, sendo que claramente estás a usar falsos pretextos para um bizarro ajuste de contas por causa de coisas que não sã...ler comentário completo »
    CD
    emanuel92
    2023-05-24 23h29m por CDR10
    O modelo da prova para 23/24 é bom quanto às subidas e descidas em duas fases.

    Também era bom que o modelo não tivesse mais alterações e estabiliza-se por muitas épocas.
    redlegion
    2023-05-24 18h58m por Jorge-Fernandes
    Eu peço desculpas no meu fraco Português, mas vamos falar claro, existe uma história de debates entre nós, em que sempre demostrastes desdém com o clube que sou adepto, CF os Belenenses nas tuas intervenções.
    Os elogios que faço ao Braga são sinceros, pois admiro o crescimento sustentado que o Braga tem feito nos últimos 10-15 anos. Nada tem haver contigo. Fazem mais falta ao campeonato Português equipas como o Braga.
    Como não conheces a história do Belenenses é natural qu...ler comentário completo »
    Jorge-Fernandes
    2023-05-24 00h11m por redlegion
    Cada vez que debato contigo fico preocupado com a tua fraca capacidade de interpretar português. Quando eu disse que "Para ti é fácil falar de barriga cheia quando és dum clube que subiu graças a este modelo", não o faço por desdém ou qualquer tipo de preconceito que possa ou não ter em relação ao Belenenses. Só escrevi isso, porque estou a responder a alguém que é adepto do Belenenses, que foi um dos clubes beneficiados pelo modelo da Liga 3 e manteria a mesma postura se fosses do Leiria (...ler comentário completo »
    redlegion
    2023-05-23 17h02m por Jorge-Fernandes
    O ultimo paragrafo foi para gozar com o Braga pelo facto de ter perdido 4-0 com a Fiorentina, mas podia ter referido as duas vezes que perderam 5-0 com o Sporting que ficou em 4ª lugar.
    Só falei nesta época, não me estava a pensar de quando o Braga com todo o mérito chegou a final da liga europa. Isso é coisa da tua cabeça a armado em vitima.
    Mas posso dizer que não concordo que equipas que iniciem uma competição europeia a meio do percurso passem para outra. Acho isso mais ...ler comentário completo »
    Jorge-Fernandes
    2023-05-22 12h16m por redlegion
    Já cá faltava a vitimização do costume. O teu clube preocupa-me tanto, como o Dínamo de Tiblissi. Ter sido o teu clube a ganhar ou o Alverca era indiferente para a discussão.
    É verdade que todos sabiam o que contar, mas não deixa de ser injusto para quem ganha uma série e não pode ser campeão (então nos casos dos invictos. . . ).
    E se vencermos a Liga de futsal, estarei cá para os parabenizar, mas também para criticar por causa do modelo. E uma coisa que ignoras, é que c...ler comentário completo »
    redlegion
    2023-05-22 02h13m por Jorge-Fernandes
    O teu discurso é sempre com algum desdém com o CF os Belenenses.

    Eu sempre quero ver se o Sp. de Braga for campeão este ano em Futsal se achas que é mau o sistema de playoffs.

    Não gostas do modelo, mas todas as equipas sabiam o que contavam desde o inicio da competição. Eu também por acaso até gosto mais que o campeão seja atribuído em sistema de liga.

    Agora está explicado porque que o Braga levou 4 em casa contra a Fiorentina, não queria ganhar a Conference League, pois tinha vindo na Europa League.
    Liga 3 modelo da prova época 23/ 24
    2023-05-20 12h38m por emanuel92
    Para quem diz que este modelo acaba não e totalmente verdade.
    Para o ano o modelo da Liga 3 é o seguinte, já aprovado pela FPF e publicado no respectivo calendário de competências. . .

    1° fase duas séries de 10 equipas , as equipas são distribuídas por zonas geográficas as mais a norte vão para a Serie A e as mais a sul vão para a serie B, jogam a 2 voltas num total de 18 jogos para cada equipa.
    As 4 melhores equipas das duas séries apuram-se pa...ler comentário completo »
    Jorge-Fernandes
    2023-05-19 23h56m por redlegion
    Para ti é fácil falar de barriga cheia quando és dum clube que subiu graças a este modelo. E sim, para mim é uma questão de justiça para quem foi mais regular durante o campeonato, sendo que os formatos de play-off ou apuramento de campeão só servem para desvirtuar as competições. Basta ver como no Championship o Coventry foi 5º, mas tem hipóteses de subir, assim como na divisão seguinte o Peterborough ficou em sexto a 19(!) pontos do terceiro, mas pôde lutar pela subida. Um clube pode g...ler comentário completo »
    redlegion
    2023-05-18 10h33m por Jorge-Fernandes
    Competitivo para ti era subir as equipas que fazem a 1ª fase em primeiro e imediatamente subirem. No entanto depois ficaram em ultimo nos respectivos grupos nos jogos a doer.
    O União de Leiria aprendeu com a experiencia do ano passado. O Felgueiras parece que ainda não aprendeu.
    Na fase de manutenção o Sporting B e Varzim só asseguraram a permanência no ultimo jogo e estiveram perto de acederem a fase de apuramento de campeão na 1º fase.
    Sim a liga 3 é competitiva, ma...ler comentário completo »
    Sim, claro
    2023-05-16 23h50m por redlegion
    "Liga 3, uma competição com um design atraente e competitivo" - Não há nada mais atraente e competitivo para uma equipa e os seus adeptos do que ganhar a série e não poderem subir por causa do apuramento de campeão. Vá lá que ao menos isso acaba este ano. . .

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A inspiração para os 90 minutos virtuais, mais os 12 minutos de compensação (para desenvolver ao longo desta crónica) surgiu de uma matéria intitulada And ...
    22-04-2024 12:27
    Voltaram os célebres Mind Games ou um cidadão, por acaso Treinador de Nível Mundial, não pode ver uns joguitos do mesmo clube!? Mas se esse cidadão se chama ...
    09-04-2024 17:41E1
    Ao escutar os fãs do Liverpool a cantar You Will Never Walk Alone (canção original de Gerry and The Pacemakers) com uma pitada de emoção, menos guerreira e ainda ...
    30-03-2024 15:41E1
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa