placardpt
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    2023/05/12
    E1
    «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

    * Chefe de Redação

    Eram quase seis da tarde no Rio de Janeiro. Toca o telemóvel, surge o nome no visor.

    Bebeto

    «Pedro, li a sua mensagem para conversarmos. Vem cá a minha casa bater um papo.»

    Agosto de 2016, nasce ali uma amizade para a vida.

    O jornalista faz-se à estrada, atravessa a Cidade Maravilhosa de uma ponta à outra, chega à Barra da Tijuca, toca à campainha e o resto é bondade e humildade.

    Durante três ou quatro horas, aquela família de um campeão do mundo trata-me como se fosse um dos seus, oferece-me jantar, providencia até um hotel de qualidade.

    «Você está hospedado nessa tal zona? É muito perigosa, eu vou ligar aqui a um amigo...»

    Bebeto, um dos melhores avançados de sempre, é assim. Genuinamente interessado, genuinamente Bom, um homem de família, famoso e acessível ao mesmo tempo.

    Se lhe peço um contacto, ele próprio me organiza a entrevista. Se lhe pergunto uma informação, o Bebeto Bom responde em minutos. Não falha.

    Há dias, abro o computador e vejo-o insultado em público por um antigo companheiro de ataque. Um daqueles que nunca responde, nunca atende, recusa qualquer solicitação ao jornalista – mesmo as intermediadas por Bebeto, ò ironia! – e que faz da ofensa uma forma de vida.

    José Roberto Gama de Oliveira, 59 anos, O Bebeto, tem um percurso imaculado, no futebol e na política. Basta ir à Corunha ou andar com ele pelo Rio para perceber a empatia que gera com qualquer um. Ricos e pobres, mais ou menos remediados.

    Muitos não sabem, mas Bebeto era o único deputado estadual do Rio que entrava nos bairros mais perigosos sem segurança privada. Não precisava. Todos, nessas zonas mais do que sensíveis, sabiam que ele estava lá para ajudá-las.

    Recebi-o em Portugal, levei-o a casa, vi a exclamação nos olhos do meu vizinho brasileiro ao vê-lo aqui no Porto e a simpatia de sempre em Bebeto, a tal bondade.

    Bebeto merece que Portugal e o Brasil saibam quem é quem nessa estúpida diatribe. A tal ‘traição’, trazida para o espaço público pelo Baixinho do planeta dos malandros, mais não é do que uma vingançazinha macabra, fútil.

    Ambicioso, o homem trocou o pequeno Podemos [partido de centro-direita, moderado] pelo Partido Liberal [ninho do bolsonarismo] e quis levar Bebeto. Este, legitimamente, prosseguiu a sua caminhada ideológica e apoiou Lula na eleição presidencial.

    Foi isto.

    Este Bebeto vs Romário simboliza, de resto, a dicotomia reinante no extraordinário território brasileiro.

    A civilização e o civismo contra as trevas, a xenofobia, a misoginia; a moderação versus o extremismo.  

    Tenho o privilégio de chamar ‘irmão’ a Bebeto, atesto a decência e a integridade de um ser humano maravilhoso. Características, aliás, passadas ao filho Mattheus, futebolista no Farense e portador de uma educação irrepreensível.

    Num mundo de loucos e intolerantes, os Bons não podem ser esquecidos ou menorizados. E Bebeto é um deles, um dos melhores.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Pedro Jorge da Cunha
    2023-05-12 14h06m por Goncalo_92
    és craque também

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    * Chefe de Redação  «A Associação Recreativa dos Lírios de Cima vai a eleições no dia 30 de fevereiro. Há três listas ...
    16-04-2024 17:40E4
    * Chefe de Redação  O abalo teve repercussões sísmicas na nossa acnosa adolescência. Ao nervoso Bleach (1989) sucedeu Nevermind (1991), uma masterpiece ...
    15-04-2024 11:48E4
    * Chefe de Redação  Si yo fuera Maradona viviría como él Si yo fuera Maradona frente a cualquier portería Si yo fuera Maradona nunca me ...
    10-04-2024 15:15E3
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa