placardpt
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    2023/02/15
    E4
    «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

    * Chefe de Redação

    Omnipresente.

    Se é lateral direito, Pepê faz o corredor de cima a baixo, competência burocrática e selvajaria hedonista, tudo no mesmo jogador de futebol.

    Ala esquerdo. Pepê esfrega as mãos, volta ao lugar de sempre, improvisa arranques e travagens à procura das zonas de tiro. O sítio onde é mais feliz.

    Meio-campo. Com certeza, seja feita a vontade de Sérgio Conceição. Tremendamente competitivo, impressionante a receber de costas e a iludir a pressão, um tratado de bem jogar.

    Pepê é a mais perfeita criatura desenhada por Sérgio Conceição.

    Explico-me. Ao chegar do sol de Porto Alegre, Pepê era o típico avançado/extremo de movimentos repetitivos, um Everton Cebolinha com menor estatuto no Brasil. E na Europa. 

    Receber a bola na esquerda, procurar o meio, tentar o remate ou a combinação. Isto e só isto. Até bater numa parede. 

    Cebolinha não era diferente, nem melhor, nem pior. Teve, isso sim, o azar de cair nas mãos de um treinador impaciente (Jesus) e num clube em reformulação e profunda crise institucional (Benfica).

    Pepê
    2023/2024
    45 Jogos  3743 Minutos
    7   7   0   02x

    ver mais �
    O Everton que aterrou na Luz foi o Everton que acabou devolvido à procedência. Os mesmos defeitos, as mesmas virtudes, o mesmo penteado e as mesmas tatuagens. Estagnado.

    Pepê é o exemplo contrário, radicalmente oposto. Passou de avançado talentoso a futebolista todo-o-terreno, capaz de perceber o que o rodeia e o que deve fazer em cada momento do jogo. Sempre sem perder a extraordinária capacidade de ser genial.

    Sérgio Conceição fez um trabalho laboratorial com o rapaz de Foz de Iguaçu. Testou-o, levou-o ao tubo de ensaio, ao limite, dedicou-lhe horas de aconselhamento, entregou-lhe o palco deixado vago pela partida de Luis Díaz. Um triunfo.

    Muitas vezes, olho Pepê em campo e sinto-o uma marioneta de Conceição, como se o treinador lhe controlasse todas as ações, um ventriloquismo assoberbado. Mas não, não chega a isso.

    Inteligente, Pepê vestiu a roupagem de aluno da primeira fila e não falha uma pergunta. Faz tudo bem, o mais simples e o mais complexo, transformou-se em jogador de seleção brasileira, um extraordinário futebolista com personalidade forte. Percebe o que o treinador exige e representa-o como tão bem sabe e gosta. Pepê tem prazer no que faz e por prazer tudo faz mais sentido. 

    A exibição no clássico de Alvalade, por ser a mais recente e mediática, terá sido a prova maior deste testemunho de qualidade. Mas Pepê já é este Pepê há muitos meses.

    A metamorfose de Pepê é um capítulo de ouro no trabalho do treinador Sérgio Conceição. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TI
    Pepê
    2023-02-14 22h36m por tink
    Espero que fique no FCP para lá desta temporada. O FCP só tem a ganhar com jogadores desta qualidade. Acreditando que Otávio será um dos que terá uma boa proposta e com um clube a precisar de vendas, Pepê pode tornar-se um Otávio no 11. Com Galeno, Taremi e Pepê nas costas de Evanilson acho que é uma garantia de qualidade. É acreditar no crescimento de Verón, Borges, Namaso e Franco e aguardar a chegada de Navarro e perceber se o Luan Brito é ou não opção credível e o ataque está fechado...ler comentário completo »
    Pena. . .
    2023-02-14 19h23m por JAM79
    Um artigo excelente, também acho Pepê um dos jogadores mais completos no nosso campeonato (não julgo ser o melhor ainda pelos passes falhados em muitos jogos) se fosse um artigo a falar mal do SC, ou do RA ou a falar de corrupção estava à pinha de comentários. . .

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    * Chefe de Redação  «A Associação Recreativa dos Lírios de Cima vai a eleições no dia 30 de fevereiro. Há três listas ...
    16-04-2024 17:40E4
    * Chefe de Redação  O abalo teve repercussões sísmicas na nossa acnosa adolescência. Ao nervoso Bleach (1989) sucedeu Nevermind (1991), uma masterpiece ...
    15-04-2024 11:48E4
    * Chefe de Redação  Si yo fuera Maradona viviría como él Si yo fuera Maradona frente a cualquier portería Si yo fuera Maradona nunca me ...
    10-04-2024 15:15E3
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa