placardpt
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    2023/01/22
    E9
    "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

    A liga portuguesa, por vezes, percorre caminhos perigosos que podem conduzir ao abismo. Depois, é só dar um passo em frente. Este fim de semana voltou a ser paradigmático deste pensamento, analisando a partir do que se observou em Alvalade, na vitória caseira do Sporting ante o Vizela, e em Paços de Ferreira, onde o SC Braga bateu tangencialmente os castores. É que a competição também se faz dos erros e das decisões da arbitragem, várias vezes sem disfarce e sem vergonha, contexto em que o penálti do triunfo leonino no último minuto causa apreensão geral no universo do futebol, situação que se agrava após a arbitragem verificada no reduto dos pacenses. Nas restantes equipas que estão nos primeiros quatro lugares os árbitros tiveram atuações normais, o que se saúda.

    O sentimento de desconfiança que se instala nos adeptos e nos clubes, aliado ao treino permanente de algumas equipas na busca do conflito e de momentos de engano aos árbitros, fere o futebol e afasta as pessoas dos estádios, porque deixam de acreditar. Afinal, não pode valer tudo para ganhar.

    O SC Braga chegava a Paços de Ferreira num momento bastante positivo, que as recentes vitórias desde a retoma das competições consolidaram. Porém, os castores ao fim de duas dezenas de jogos conseguiram a primeira vitória, em Vila do Conde, o que fez subir os níveis de autoconfiança de modo acelerado, pelo que surgiam em campo ante os brácaros fortalecidos animicamente. De Braga chegava um mar de gente, fruto de terem esgotado antecipadamente os bilhetes disponíveis, para apoiar os Gverreiros do Minho, neste momento em que eles teimam em fazer história e surgem em campo sempre em busca do triunfo.

    Os dias que antecederam o jogo foram de conversa sobre a arbitragem, desde a nomeação de Cláudio Pereira, sobre o que se podia esperar de negativo na capital do móvel. O jogo decorria com aparente tranquilidade quando este sentimento foi abalado pala velocidade furiosa com que o árbitro se dirigiu a Sequeira para lhe mostrar o cartão vermelho, ainda bem cedo, num lance banal que, felizmente, o VAR, corrigiu através da recomendação do visionamento do lance. Após alguns equívocos, sempre para o mesmo lado, o médico bracarense, Dr. Vítor Moreira, viu o cartão vermelho e abandonou o banco, numa decisão que carece de revisão, uma vez que não existe a figura de médico suplente. Claro que o clínico pode entrar em campo em caso de necessidade evidente, mas a sua exclusão do banco deve merecer a reflexão sobre o local para onde deve ser dirigido, pois a qualquer momento pode haver um caso de necessidade absoluta da sua intervenção. Vale a pena pensar nisto.

    Os nervos estavam à flor da pele e a passividade arbitral, de permitir pequenos truques que irritam o adversário de quem os pratica, adensava o ambiente cada vez mais pesado em campo. Os equívocos, de pequena monta, mantinham-se e os nervos subiam no universo bracarense, até que o intervalo parece ter serenado um pouco os ânimos. Em termos práticos o período inicial nada trouxe de relevante, a não ser a certeza de que o jogo iria ser decidido em detalhes, como se verificou mais tarde.

    O segundo tempo trouxe a primeira explosão de alegria braguista, com o golo de Vitinha a culminar uma boa envolvência coletiva no lance. Os castores responderam a preceito, ameaçando primeiro e chegando ao empate depois, o que fez saltar de felicidade os muitos adeptos pacenses presentes. A partir do golo do empate voltou aquele futebol quase sempre parado, com o uso de diversos momentos irritantes, pelo que o tempo útil de jogo do último quarto de hora deveria merecer reflexão geral, face à sua diminuição drástica.

    O último minuto, dos sete de descontos concedidos pelo árbitro, proporcionou que a bancada bracarense explodisse de alegria, graças ao golo de Banza que definiu o desfecho da partida. Estava concretizada uma vitória difícil e importante para a Legião do Minho, que se mantém forte e unida em prol dos objetivos coletivos, sendo bastante visível esse sentimento nos momentos dos festejos com os adeptos. Estava concretizada a melhor pontuação de sempre referente à primeira volta de uma liga em Braga, o que levou Artur Jorge às lágrimas no final.

    Agora, faço votos para que os árbitros ajudem a diminuir a desconfiança geral nos seus trabalhos, à medida que as competições avançam, deixando que seja o trabalho dos jogadores em campo a definir os resultados dos jogos. Um árbitro que passe despercebido é de grande utilidade no futebol.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sem sentido
    2023-01-23 12h51m por SCB1375
    Não encontro um ponto positivo nesta suposta crónica. O Zerozero tem de começar a rever este tipo de coisas, caso contrário isto fica como uma normal coluna editorial dos jornais da especialidade, onde se fazem acusações com o unico propósito de criar polémica. Como sócio e adepto do Braga, não me revejo em nada neste tipo de situações.
    Isto tem uma explicação
    2023-01-22 20h23m por MisticaEncarnada
    É que dia 1 há Sporting vs Braga e no dia 9 há Taça contra o Benfica. Se a época começar a correr pior é preciso culpar os árbitros. O que o dirigente de um dos 3 grandes faz faz, normalmente, é, quando o clube começa a ficar a uns 5/6/7 pontos atrás do 1º sai comunicado sobre a arbitragem. Agora são os adeptos a começar a fazer isto nos meios de comunicação. E o pior é que agora já há adeptos e dirigentes de outros clubes, que não dos 3 grandes, a começar com esta filosofia de: se não ...ler comentário completo »
    Parabéns
    2023-01-22 15h57m por JonSnowball
    Não sei se é costume porque não leio esta rubrica mas não é fácil juntar incompetência. parcialidade, falta de noção e mania da perseguição tudo junto e vomitá-lo num artigo. Tenho que lhe dar os parabéns. Quando começou por dizer que um pontapé na cara não é penalti, não pensei que este artigo se fosse tornar ainda mais hilariante.

    E parabéns ao zerozero por darem espaço a indivíduos que fazem parte do lado mais cancerígeno do futebol.
    Ridículo
    2023-01-22 13h59m por f1950
    Se falasse das "bocas" de Antônio Salvador a alguns adeptos do Paços fazia melhor figura.
    Estupidez
    2023-01-22 13h14m por MCP5
    É o que eu vejo nesta rubrica. . . De alguém que não sabe ser imparcial quando comenta o jogo do seu clube. . .

    Zerozero, o que tem este indivíduo de especial para poder comentar com este tipo de argumentos? E o porquê dos pacenses não poderem ter igualmente alguém para comentar o jogo?

    Quem viu o jogo no estádio sabe muito bem que o lance em que o árbitro dá o vermelho parece realmente uma entrada para isso mesmo. . . Mas também quem está no estádio viu o Mathe...ler comentário completo »
    António Costa
    2023-01-22 13h10m por redlegion
    Rubrica desprovida de sentido e lógica. O lance do Sequeira à primeira vista parecia para vermelho, quer na tv onde vi, que no estádio (confiando nas palavras das pessoas que lá foram). O árbitro foi alertado (e bem) que era lance apenas para amarelo e a cor do cartão foi alterada. Escandaloso seria manter o vermelho.
    Vítor Moreira também tem de aprender a estar calado e se não há quem o substitua, então isso já será responsabilidade do clube. E o próprio tem de ter consciência qu...ler comentário completo »
    SA
    Rubrica sem sentido
    2023-01-22 12h41m por samuel67
    Fala de tudo o que não interessa para melhorar o futebol. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que em vez de tentar melhorar só pioram as coisas
    Imparcialidade
    2023-01-22 12h00m por Couto9
    Bom dia António, a sua opinião sobre o DR. (Parece tudo menos alguem com tal formação) eu sou socio e o meu lugar fica junto ao banco adversário, e posso lhe garantir que esse Sr. Por varias vezes se manifestou de forma agressiva junto do quarto árbitro. E após a expulsao viu todo o jogo do túnel (onde nao poderia estar) por isso se estivesse bem informado metade dessa crónica deixa de ter sentido. Acha mesmo que o Braga se pode queixar de arbitragem? Em Portugal ja temos a cegueira dos 3 ...ler comentário completo »
    É aproveitar
    2023-01-22 11h49m por OJaime_Pacheco
    O terceiro lugar este ano.
    Depois como só vamos meter 2 equipas na liga dos campeões o Braga não mete mais lá os pés.
    Poderá novamente quando voltarmos a ter 3 lugares.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O SC Braga reentrou no trilho do sucesso na recente visita ao terreno do Estoril. Foi o terceiro duelo com a equipa da linha esta temporada, que se traduziu no terceiro êxito, depois de antes ...
    19-04-2024 11:15
    Os tempos de mudança que se viveram em Braga recentemente tiveram um começo nefasto para os objetivos da equipa, uma vez que a receção ao Arouca representou uma estreia ...
    12-04-2024 11:57
    A época desportiva do SC Braga sofreu, de modo repentino, um abalo completo no que à liderança da sua equipa principal de futebol diz respeito. Havia sinais exteriores de ...
    05-04-2024 13:12E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa