placardpt
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    2022/07/26
    Este espaço, do jornalista Carlos Daniel, pretende ser de abordagem e reflexão sobre o futebol no que o jogo tem de melhor. Quinzenalmente, uma equipa será objeto de análise, com notas concretas que acrescentam atualidade.

    A ausência de pretendentes de primeiro nível pode ter evitado a Cristiano Ronaldo o segundo erro crasso na gestão da carreira, depois do absurdo irremediável que foi a saída prematura e impensada do Real Madrid. Se lá tem ficado, teria provavelmente uma Liga dos Campeões adicional no palmarés – eventualmente mais, com os golos decisivos que ainda é capaz de garantir – e encerraria a carreira, no mínimo, com um estatuto merengue ao nível de Di Stéfano. E até arrisco que com mais uma ou duas Bolas de Ouro, como a que Benzema levantará em breve, o que lhe permitiria colocar-se ao nível de Messi, algo que, como todos sabemos, mobiliza particularmente o astro português. Ronaldo escolheu, então, um clube que não levanta um troféu da Champions desde 1996 (há 26 anos, apesar das várias finais perdidas, entretanto), deixando um que, desde esse mesmo ano, venceu a Liga dos Campeões por 7 vezes!

    Mesmo os melhores jogadores, aqueles que ganham jogos sozinhos, parecem esquecer que o jogo é coletivo e que ninguém vence uma prova, sobretudo a nível de topo europeu, sem uma equipa de qualidade indiscutível e forte em todos os setores. Veja-se o PSG, que juntou Neymar e Mbappé, e depois Messi, tudo no ataque, mas corre ainda atrás do título continental. No Real, Cristiano era acompanhado de Ramos, Marcelo, Modric, Kroos, Bale e Benzema, para citar apenas a nata. Na Juventus havia muito pouco desse nível e também no futebol é impossível ser feliz sozinho. Menos ainda quando a idade avança. No caso de Ronaldo, está na hora de reconhecer que o fim está mais próximo e não autoriza novos passos em falso.

    O argumento de ausência da Liga dos Campeões é compreensível, mas este é o ano em que a prova pode ter menos peso na consagração de um futebolista. Desde logo porque há Mundial e, pela primeira vez, um Mundial de Inverno, a interromper a época. Chegar ao Qatar no melhor nível, sem o desgaste de um final de época que penaliza necessariamente e em particular os futebolistas mais velhos, pode significar o teste de algodão de toda uma época. Não jogar a Liga dos Campeões, preparar-se apenas para um jogo por semana numa prova com a visibilidade da Premier, podendo apresentar-se em forma em todos eles, é bem capaz de ser uma bênção, num ano assim e para quem já vai nos 37 anos e meio.

    Acresce que, depois de uma época desastrosa do Man United, primeiro com Solskjaer, que já se sabia não funcionar, e depois com Rangnick, que não se via como funcionasse, Old Trafford volta a ter um treinador a sério. Erik Ten Hag mostrou toda a competência no Ajax, vai acrescentar coerência ao jogo do United e está não só a limpar a casa, como a contratar cirurgicamente e bem: Lisandro Martínez, Malacia, Eriksen. Se for possível chegar a Antony, arrisco prever que vá até conseguir dar luta a Man City e Liverpool. Cristiano só poderá beneficiar de fazer parte deste novo filme numa casa que também o idolatra e de onde deveria fazer tudo por sair pela porta grande. Ficar em Manchester é bem mais avisado do que em meter-se em aventuras num Chelsea instável, num Bayern onde a herança de Lewandowski seria muito pesada e principalmente num Atlético de Madrid que não faz sentido para ele por razão nenhuma, nem histórica, nem tática, nem física. Que o consiga aconselhar a isso quem não foi capaz de o convencer a evitar o erro de ter faltado aos treinos nas últimas semanas. Erro apesar de tudo menos grave e mais fácil de emendar do que seria um novo passo em falso nesta fase da carreira.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Não esquecer. . .
    2022-08-02 16h03m por Artemis
    . . . os 3 erros capitais de Ronaldo que traçaram o seu fim no Real Madrid.

    O 1º erro crasso de Ronaldo começa quando revelando o seu vedetismo extremo e a não consciência das hierarquias na sua incompatibilização com Mourinho, exige a Florentino Pérez a saída do treinador do Real Madrid, senão saía ele. . . O Real Madrid se ainda não sabia ficou a saber a partir daquele momento que tinha um elemento de grande perturbação dentro do clube

    O 2º erro surge após a...ler comentário completo »
    Ronaldo
    2022-07-27 11h32m por Taument_da_Silva
    O Ten Hag não o devia reintegrar no plantel depois desta situação - triste, mas verdade. Não faz sentido um jogador decidir que não quer jogar mais no clube, desaparecer durante semanas com a pre-época a decorrer, e depois voltar a aparecer na equipa por não ter conseguido arranjar outro clube. Qualquer outro jogador seria sujeito a punição disciplinar.

    Até porque o Ronaldo não é propriamente um jogador que aceite muito bem ficar no banco, vai haver conflito no plantel de c...ler comentário completo »
    R_
    Tudo certo
    2022-07-27 01h33m por R_Pinto
    Tudo certo neste artigo. Só deveria sair para o Real ou PSG. de resto era ficar no United e aproveitar o excelente treinador, um plantel mais equilibrado e uma época "mais calma" sem champions mas que tem o mundial pelo meio. Eu duvido é que o Ten Hag e o próprio plantel o queiram depois desta palhaçada de pré-época. . .
    Ronaldo
    2022-07-26 20h17m por f9rooney
    Depois de não se apresentar durante 3 semanas, o treinador deveria mesmo não o integrar.
    Faltou ao respeito á equipa, ao treinador, aos colegas de equipa!!
    Um jogador com tantos anos de futebol, que fez uma época fraca apesar de ter feito uns golos e se o United não está na champions também se deve a ele!!
    Mas ele deve pensar que a culpa são dos outros todos e o menino não tem culpa quer abandonar o barco.
    Tinha tudo para um dia se reformar como um dos melhores,...ler comentário completo »
    Ronaldo
    2022-07-26 19h46m por MariaHelenaOsswald
    Esqueci-me de mencionar outro traço claro de narcisismo patológico: dar ao filho o mesmo nome dele.
    MisticaEncarnad a
    2022-07-26 19h22m por MariaHelenaOsswald
    Dizer que o Ronaldo é um bocado individualista é o mesmo que dizer que Einstein era um cientista razoável.
    O Ronaldo, com todos os seus méritos, é das personalidades desportivas mais narcisistas que já existiu. Qualquer estudante de psicologia do 1º ano consegue diagnosticar.
    A forma como fala, como sorri quando está a dar uma entrevista, a obsessão constante por estar debaixo de todos os holofotes e a preocupação incessante por recordes e jogadas individuais são traços clar...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2022-07-26 19h05m por JotaFer
    Eu continuo a achar o mesmo apesar de ter festejado golos dele e as bolas de ouro dele sempre o achei um arrogante e ganancioso e a conversa dele parecia que era só ele que havia naquele plantel não havia mais ninguém, era ele e só ele que carregava tudo e todos demasiado individualista já do lado catalão não via isso em Messi principalmente quando teve o trio Suarez Messi e Neymar e as estatisticas dos 3 falam por isso
    JotaFer
    2022-07-26 19h00m por MisticaEncarnada
    O Ronaldo foi ganhar mais limpos mas menos brutos. Acho que não era por aí. Mais 5 menos 5, ele queria era ganhar bolas de ouro e iso teria conseguido mais facilmente no Real. Se no Real Madrid o quisessem realmente lá eu acredito que ele tinha ficado. Não me cabe na cabeça que deixasse aquela equipa para ir para a Juventus para "fazer história" em Itália.
    Não despacharam o Bale porque o Bale queria o ordenado dele, não o podiam despedir. A questão com o Ronaldo nem era o ordenad...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2022-07-26 18h39m por JotaFer
    Não concordo, seguindo as palavras de Florentino que nunca foram negadas nem por CR7 nem por Jorge Mendes, na despedida de Ramos ele disse que não podiam oferecer aquilo que Ramos queria, coisa que também aconteceu com CR7 uma coisa é certa foir receber 33M para a Juventus enquanto recebia 26M no Real, a isto todos pensamos que pediu um aumento salarial para se aproximar de Messi, nunca tentem pedir um aumento a Florentino. Claro que o ambiente era igual vinham de 3 champions seguidas não ...ler comentário completo »
    JA
    Pro cr7
    2022-07-26 18h23m por Jac10
    Please jm read this and let cr7 know about it. Já chega de ego, ego, ego. Caia na real já não és novo cara. Fique aí e mostre a eles que podes ajudar o man utd a se reerguer. Os giggs, ferdinand e companhia te malhavam sempre por seres ego, ego, egoísta. Vê-se muda um pouco.
    Nb: obrigado pelo texto.
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2022-07-26 18h11m por MisticaEncarnada
    Havia também o factor Florentino Pérez. Ele quer, de tempos a tempos, ir atrás de novos galácticos, e quando o Mbappé apareceu no PSG ele teve sempre de olho nele. Além disso poderé ter achado que aquela equipa com Ronaldo a caminhar para os 34 anos, Modric, Sergio Ramos ou Marcelo estava em final de ciclo e não ia ganhar muito mais e assim seria preciso uma renovação.
    O Ronaldo não saiu do Real porque lhe deu na gana de ir para Itália, saiu porque se sentiu "a mais", o ambient...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A derrota em Marselha consagrou o fiasco anunciado na temporada do Benfica. E anunciado há muitos meses, desde que foi surpreendido pelo Salzburgo, quase humilhado pela Real Sociedad, ...
    19-04-2024 16:52E14
    José Mourinho não vive um momento feliz da carreira, mas estava certíssimo quando há um par de semanas se mostrou surpreendido com a falta de competitividade da Liga ...
    01-04-2024 17:12E5
    Uma equipa constrói-se sobre três elementos fundamentais: espírito de grupo, qualidade de jogadores e identidade tática. O primeiro, que não desvalorizo de todo, ...
    08-03-2024 17:31
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa