placardpt
      A Tasca do Silva
      Paulo Silva
      2022/07/17
      A Tasca do Silva é o espaço de opinião sobre e à volta do FCP, dinamizado por Paulo Silva, um dos podcasters responsáveis por A Culpa é do Cavani, o podcast de referência do universo portista.
      1. Apesar das várias vezes que o presidente falou nas malvadas cláusulas, nas múltiplas declarações em que se tem desdobrado (se não soubéssemos que só há eleições em 2024, diríamos que está em pré-campanha), só a muito próxima saída de Francisco Conceição será, efetivamente, concretizada pelo valor da cláusula que lhe permite rescindir o seu contrato com o FCP. Quer dizer, isto se pudermos considerar, no mercado atual, que 5 milhões de euros é uma cláusula de rescisão. Assim de repente, parece mais o preço de um mini-prato ao balcão.

        A verdade é que nem Luis Díaz nem Fábio Vieira foram negociados pelas respetivas cláusulas. E Vitinha também não. Ah e tal, eram 40 e foram 40. Menos 4 para o amigo Jorge, ali ao canto. No meu tempo, 40 menos 4 eram 36. O presidente lá explicou que isso foi porque o Jorge é que fez o grande favor de convencer os franceses do Catar – ou serão cataris de Paris? – que o Jorge, o de Lima Pinto da Costa, não estava a brincar e o negócio só se fazia se alguém pagasse os juros dos 40, dado que tinham que entrar já porque pão na mesa, já se sabe. De todo o modo, são 36, ponto final na história e até nem me importo de explicar a um árabe afrancesado como se espeta um gelado na testa, se me pagarem 4 milhõezitos. Olha, é quase a cláusula do Chico, hein?
         
      2. O facto de Francisco valer 5 milhões tem poucas explicações possíveis, mas todas bastantes simples: ou bem que a estrutura técnica do FCP é superlativamente incompetente e nunca reparou, até ao último ano do contrato, que naquele metro e meio de pessoa se concentrava a maior – sim, a maior! – promessa da formação portista e, portanto, vá de deixar correr o marfim; ou bem que estes 5 míseros milhões são só a primeira tranche, a isenta de comissões e repartições, dos muitos milhões que todos os interessados, incluído os, de momento, lesados, irão oferecer-se de bodo ao longo dos próximos anos.

        Assim à laia de um artigo qualquer de O Jogo, a fazer contas ao quanto já valeu o Olival, daqueles que fazem os papalvos rejubilarem. Aí está malta que não precisa nada dos meus serviços para enfiar gelados na testa. Lá se vão 4 milhões, Silva. Entretanto, a culpa disto é capaz de ser do pai do Dalot, do clã Esteves, do treinador, dos media, do futebol português, de Lisboa e, depois desta crónica, muito provavelmente do Cavani.
         
      3. Pelo meio destas atividades circenses, a bola já vai rolando, abençoado seja Nosso Senhor. As brechas no plantel são evidentes, tanto quanto o facto de novos petizes – alô Gonçalo, alô Danny boy – se perfilarem na linha de buffet, acicatando o apetite dos gordos comilões que já se devem estar a babar com as mais-valias e os prémios por objetivos e os segundos lugares que para eles são títulos de campeão, assim a pressão alta e o engenho do Conceição que, por agora, nos sobra, o permitir.

        David Carmo é um negócio de muitos milhões e que renderá outros tantos, de bom que ele é. Falta-me o lateral direito, o esquerdo também, o Vitinha, o Fábio e o Chico. Não é pouco nem é muito, é isto. E lá vamos à procura dos Pêpês que custarão várias vezes 5 milhões, comissões incluídas, e que, poucos anos depois, venderemos por ainda mais milhões, maiores comissões incluídas. Pela cláusula, sempre pela cláusula, bradará o presidente do cimo do seu trio elétrico eleitoral, atrás dos super arautos que lhe abrem caminho. À bordoada, se necessário for.

        No mínimo, mas mesmo no mínimo dos mínimos, que a jogar à bola ganhe o Porto. Até breve.


      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      CP
      Aguardo pelo comunicado à CMVM
      2022-07-18 11h00m por cpserra
      Este fim de semana foi um regabofe sobre o Francisco!
      . . . o AJAX exerceu a Cláusula de 5 M€!
      Ainda não vi a confirmação por parte da SAD. Aguardemos. . .
      . . de mais, o FCP anda há cerca de um ano a tentar renovar o contrato e até agora nada! Entretanto entrou o Mendes para agenciar o Francisco. . .
      . . . já li em jornais que o AJX lhe propôs por mês o que ele ganha no FCP por ano! Se assim for, dá para perceber!
      O Francisco é uma grande promessa, mas o...ler comentário completo »
      Democracia
      2022-07-18 09h40m por EspecialistaDaBola
      O FC Porto é um exemplo porque é que a democracia é muito mais que a vontade da maioria e tem de existir limitação de mandatos.

      Entre os poucos que votam, os que jamais conseguiriam votar noutra lista concorrente ao PdC por reconhecimento do que ele fez pelo clube, os arregimentados à força pelo macaco e seus macacos amestrados, os que vivem à conta de comissões e comissões, acaba sempre por ganhar o mesmo. E, depois, dizem que é a "vontade da maioria".

      P...ler comentário completo »
      Lazyfox
      2022-07-18 07h01m por SoulEfect
      É incrível como sempre que o FC Porto é campeão vem muitas notícias a dar demérito as conquistas desportivas. Quando fomos as eleições em 2020 a maioria votou no PdC e juramos amores e mantemos o portismo. Vamos deixar isto para 2024, falo de portista para portistas. Já temos muita gente a bater em nós e somos nós mesmo a ir na cantiga deles. É só ver a quantidade de comentários nas noticias do Porto e comparar com as deles. Diz muito do ódio que sentem por nós. Não quero com isto dizer e...ler comentário completo »
      Ó Silva,
      2022-07-18 01h51m por Lazyfox
      mas por acaso explicaste que os atletas da formação só podem fazer contratos de 3 anos?
      E que no ano 1 o Xico era apenas um miúdo a entrar nos Bs
      No ano 2 fez um punhado de jogos e um par de golos na equipa A,
      e, entretanto, chama o Lúcifer, o Pai Natal, o bicho papão, mas não chegou a acordo para renovar?
      Ou as renovações no Porto agora são mandar para lá X milhões, e o Nandinho aceitar com um brinde de uma bojeca?
      Achas que estás a fazer um brilhante s...ler comentário completo »
      Contra factos. . .
      2022-07-17 22h43m por rones
      E eles são:
      - O FCP é campeão nacional.
      - E a esmagadora maioria dos associados disse querer o PC a presidente.
      Por isso, Silva, aguenta junto aos teus amigos lampiões.
      Gestão de idiotas
      2022-07-17 20h18m por pedrohenrique738
      Sabemos bem o que é o FCP. Como clube é grande, mas como empresa não é grande coisa.
      E sabe-se que a linha do clube passa normalmente pela compra de atletas para o imediato, em vez de apostar na formação. Apostar significa que tem de se tolerar os problemas dos jogadores jovens até que os superem e se tornem mais valias.
      Acaba por ser normal que os jogadores da formação abandonem o clube para aumentar as probabilidades de jogar e que um gajo com potencial como o Francisco rec...ler comentário completo »
      Ó Silva, granda crónica!
      2022-07-17 19h13m por alvaro111
      Da poltrona (em casa sentado, sem pretensões!) do meu benfiquismo aplaudo a sua crónica!! Bela e cómica prosa sem ofender ninguém e a dizer o que pensa. Podia ter feito esses comentários a vários outros clubes e em diferentes alturas que acertava, com um bom impacto. É por sua causa (e de outros assim!) que o futebol também é giro fora das quatro linhas. Obrigado!
      JS
      Parabéns pela crónica . . .
      2022-07-17 18h41m por jsilva77
      . . . muito lúcida e real, demonstrativa do universo Porto da atualidade . . . E desta vez JNPC não mentiu, saiu pela cláusula e mais nada, como prometido, gesto superlativo da ganância, incompetência e falta de um objetivo desta SAD, ao menos tivessem o objetivo da sustentabilidade e saneamento financeiro, mas nem isso . . . Também estamos a falar do superlativo incompetente financeiro Fernando Gomes e contra factos não há argumentos . . . Obrigado pelo elucidativo artigo e venha o a...ler comentário completo »

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      1. Estoril O Porto perdeu. A quantidade de vezes que já escrevi isto esta época está plasmada na tabela classificativa e na espécie de resignação que ...
      02-04-2024 09:10E6
      Ponto único: Declaração de voto  Pela primeira vez desde que acompanho a vida do meu clube, temos eleições “a sério” e uma verdadeira ...
      12-03-2024 09:23E2
      1) O primeiro dia E veio o dia em que as coisas não correram bem ao "novo" FCP. Curiosamente, o mesmo dia que nos proporcionou aqueles que foram, provavelmente, os melhores 45 ...
      06-02-2024 09:18E3
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa