placardpt
    A Tasca do Silva
    Paulo Silva
    2021/07/25
    E2
    A Tasca do Silva é o espaço de opinião sobre e à volta do FCP, dinamizado por Paulo Silva, um dos podcasters responsáveis por A Culpa é do Cavani, o podcast de referência do universo portista.

    1. Começaram os Jogos Olímpicos do ano passado. Em condições normais, saberia os horários das participações dos nossos atletas e das nossas equipas e quais as expectativas de medalhas. Mas não sei. Como aconteceu com Europeu de futebol, também do ano passado, ando distraído e tudo me passa ao lado, como se não acontecesse. Um cenário embotado, tingido de cinzento, em que os dias não correm, as horas passam por entre números de internados e infetados e mortos. Suspenso.

    2. Exceto o Futebol Clube do Porto. O FCP não me acontece, é-me. Não há névoa messiânica ou bruma apocalíptica que me distraiam. O FCP contínua brilhante, diríamos que o Sol que conseguimos sempre vislumbrar sob o manto de fumo de um grande incêndio. Por isso, sei as horas e os dias, encontro redes alternativas para me ligar ao Mundo e acompanhá-lo, suspendo tainadas e desligo do imenso nevoeiro em que vamos deixando transcorrer o presente. Sei que é Paixão e, como todos os apaixonados, sinto-me grato por esse oásis, mesmo quando me sinto maltratado e ignorado. Acarinho-lhe os defeitos e sigo embevecido.

    3. E hoje o FCP volta. Pela hora das tristes notícias, o FCP estará de novo em campo e eu estarei distraído, mas agora ao contrário. Ontem já fui aquecendo, ao ritmo da B e de um projeto por fim tão interessante. Deixemo-lo para depois.

    Se ignorarmos todas as condicionantes próprias de uma pré-época, se todos já cá estivessem e estivessem prontos, o FCP poderia entrar esta noite com: Marche; Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu; Uribe, Sérgio, Corona, Otávio; Diaz e Taremi. Para um football manager die hard, consigo perceber que fosse uma ligeira desilusão. Para mim, é uma vantagem importante.

    Mas sabemos que ainda falta muito para o final de agosto e que tudo pode mudar. Não é menos verdade que já passou muito desde dia 1 de junho. As lacunas que apontaria a esta equipa permanecem inalteradas e isso, queiramos ou não, diminui o nosso avanço. As soluções aparecerão, mas virão num tempo que nos colocará a par dos que mudarem muito. Desperdiçámos, por motivos vários, a nossa vantagem. Mas isso que importa, quando os primeiros onze entrarem no relvado, azuis, brancos, imortais?

    Que comecem os jogos!



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Conversa fiada
    2021-07-28 19h15m por champions2004
    Não achei o artigo nada interessante.
    Não digo o mesmo do comentário abaixo, que está corretíssimo.
    Estou cada vez mais aborrecido com este novo Porto.
    É um ciclo
    2021-07-25 19h10m por EspecialistaDaBola
    Há várias épocas os adeptos do FC Porto esperam que o final da época seguinte seja a oportunidade de corrigir defeitos na construção do plantel.

    Há várias épocas que o MaisMercado e outros anunciam vários nomes sonantes que vêm finalmente corrigir esses defeitos.

    Há várias épocas o FC Porto começa a pré-época com os mesmos defeitos da anteriror porque as únicas alterações do plantel são um ou outro jogador que saiu em final de contrato.

    Há vária...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    1. Estoril O Porto perdeu. A quantidade de vezes que já escrevi isto esta época está plasmada na tabela classificativa e na espécie de resignação que ...
    02-04-2024 09:10E6
    Ponto único: Declaração de voto  Pela primeira vez desde que acompanho a vida do meu clube, temos eleições “a sério” e uma verdadeira ...
    12-03-2024 09:23E2
    1) O primeiro dia E veio o dia em que as coisas não correram bem ao "novo" FCP. Curiosamente, o mesmo dia que nos proporcionou aqueles que foram, provavelmente, os melhores 45 ...
    06-02-2024 09:18E3
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa