placardpt
    X
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    2021/05/14
    E6
    "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

    Era um adolescente quando o Sporting foi campeão em 2000 e 2002. Recordo-me bem da enorme festa que se fez no país e de das duas vezes ter feito questão de telefonar ao meu querido avô sportinguista a dar-lhe os parabéns e dizer-lhe que estava muito feliz por ele. E sem saber, iniciei aí uma tradição familiar: desde então, sempre que o Benfica era campeão, assim que o árbitro tocava o apito final, eu olhava para o meu telemóvel e o primeiro telefonema que recebia era sempre do meu avô, a dar-me os parabéns e a dizer que estava muito feliz por mim. Esse meu avô faleceu há dois anos com a bonita idade de 93 anos e é difícil explicar por palavras como eu gostava de lhe poder ter telefonado esta 3ª feira após o Sporting ter sido campeão. A dar-lhe os parabéns e a dizer que estava muito feliz por ele.

    Quando era adolescente o presidente do Benfica era João Vale e Azevedo. E não tenho problemas em admitir que me entusiasmei com a personagem e que nos primeiros meses fui um crente na sua presidência. Até que esse mesmo avô me sentou uma vez à mesa e esteve uma hora a conversar comigo. Lembro-me bem das suas palavras: "Um neto meu não pode gostar de uma figura como Vale e Azevedo". Explicou-me como este tipo de pessoas prometem mundos e fundos, fazendo uso de um populismo barato sem qualquer tipo de responsabilidade e coerência e para desconfiar sempre de quem fala mais do que faz. E avisou-me que a coisa ia correr mal para o meu clube. No fundo, abriu-me os olhos e deu-me uma lição de vida, para que eu nunca mais acreditasse em nenhum "Vale e Azevedo" desta vida. Seja no futebol, na política ou no meu dia-a-dia.

    Lembrei-me disto a propósito da comissão de inquérito que Luís Filipe Vieira participou na Assembleia da República. Ali estava uma das tais figuras que me fez olhar de forma suspeita desde o início e até hoje nunca consegui acreditar nele. Não sou capaz de colocar as mãos no fogo quanto à sua honestidade e só essa dúvida faz-me não conseguir aceitar que seja Presidente do meu clube. Para além do que fica nas entrelinhas da mistura que já faz entre os seus negócios e o clube (desde a contratação de Ola John à famigerada OPA) viu-se alguém constantemente a usar o Benfica como escudo de defesa. Também com Luís Filipe Vieira o meu avô sempre me disse que a coisa ia acabar mal para o meu clube. Temo que venha um dia a ter razão...

    Apesar de Sportinguista dos sete costados, contava-me que fez questão de em 1949 ir ver o fatídico jogo entre o Benfica e o Torino, que como se sabe viria a vitimar a malograda equipa italiana no regresso ao seu país. Esteve lá porque tinha muita curiosidade em ver ao vivo a equipa fenómeno do futebol europeu, mas também porque queria prestar homenagem a Francisco Ferreira, capitão do Benfica, que se despedia dos relvados. Era notável o seu clubismo, mas também o seu desportivismo. E essa lição leva-me a dizer: parabéns Sporting. Foi um campeão justo (apesar do vergonhoso caso Palhinha) e só posso desejar que não seja invicto, perdendo na Luz para que não iguale os feitos do Benfica de 1973 e 1978.

    Sempre que o visitava acabávamos invariavelmente a falar de futebol e nos últimos anos perguntei-lhe o que achava disto do Sporting insistir que tinha 22 campeonatos (agora 23) e a sua resposta era sempre pronta: viu todos os campeonatos e só cinco clubes em Portugal foram campeões: Benfica, Porto, Sporting, Belenenses e Boavista. Chegou ao ponto de em 2019, a poucos meses de falecer, ter telefonado para a Assembleia da República no dia em que este revisionismo histórico foi a debate (por conta de uma petição) a querer falar com alguém de direito para dizer que estavam todos equivocados se achavam que o Sporting tinha 22 campeonatos. Que tinha muito orgulho nas conquistas do seu clube e não aceitava que se misturasse alhos com bogalhos. É de facto altura da FPF terminar o seu silêncio cobarde e parar esta tentativa ridícula do Sporting em saltar quatro campeonatos para a frente na contagem.

    Este sábado o Benfica joga contra o Sporting e como sempre, o país vai parar para ver o jogo. Avôs Sportinguistas de um lado e netos Benfiquistas do outro estarão a torcer pelos seus clubes, desejosos de uma vitória retumbante em campo e um abraço e um beijinho no final. Espero muito que o Benfica vença o derby e fique lançado para também conquistar a Taça de Portugal. Para que quando o árbitro apitar para o final e o Glorioso tiver derrotado o Braga eu olhe para o telemóvel e pense "era agora que telefonava o meu avô. A dar-me os parabéns e a dizer que estava muito feliz por mim".

    Em memória de João Inglês.
    1926-2019



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Texto bonito pena o ataque constante
    2021-05-21 12h24m por ricardojsa17
    Texto bonito de como devia ser o desportivismo em todas as modalidades , só é pena o ataque constante a LFV .
    Tem um lugar guardado para a lista oponente das próximas eleições ?
    Eu acho que sim mas ainda vai ter de esperar .
    JC
    Onde quer que esteja. . .
    2021-05-15 21h58m por JCCortez
    Não sei como seria o comportamento do seu Avô noutros aspetos da Vida, mas a julgar pelo Desportivismo e comportamento num mundo de emoções tipo Montanha-Russa, como é o Futebol, só posso concluir que fazem falta muitas mais pessoas como ele. Boa Noite, João Inglês, onde quer que esteja.
    VI
    Filipe Inglês
    2021-05-14 18h32m por vivofutbol
    Mais um excelente artigo, fantástico. Saudações encarnadas caro Filipe
    RA
    Lições de vida
    2021-05-14 13h23m por RATEL
    Obrigado e parabens pelo texto.
    Espetacular texto
    2021-05-14 11h06m por daniel_fcporto
    E a prova de que o desportivismo e o civismo podem coexistir com o amor aos clubes. Se no campo somos rivais e lutamos pelos títulos, cá fora nunca devíamos ser inimigos. O jogo acaba, a contenda finda. Isso ia ajudar à pacificação do futebol.
    João Inglês
    2021-05-14 10h27m por keyser_soze
    O meu respeito pela tremenda postura e elevado desportivismo (e humanismo, as coisas nunca estão desligadas) do seu Avô João Inglês.

    Saudações Leoninas!

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
    07-04-2024 18:43E8
    Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
    06-03-2024 13:10E4
    Tenho 40 anos e a minha primeira memória do Benfica é de quando tinha sete aninhos. O Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o AC Milan e tenho ...
    03-02-2024 21:44E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa