placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2021/04/12
    E5
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Não há muito mais a acrescentar aquilo que já disse no programa "4àGRANDE", do zerozero, acerca da triste intervenção do jornalista Rui Santos (RS) no programa "Tempo Extra", da SIC-N, naquilo em que se referiu ao Vitória, mas ainda assim há que reiterar o que lá foi dito.

    Farei apenas uma sintese, que servirá, muito provavelmente, para memória futura, porque todo este assunto não ficará certamente por aqui e são expectáveis novos episódios.

    Do discurso de RS são claramente perceptíveis três intenções que o próprio não disfarça.

    Uma é apresentar o Vitória como um "paraíso" económico até à tomada de posse de Miguel Pinto Lisboa (MPL), chegando o jornalista a afirmar que este herdou o clube sem incumprimentos nem dívidas (!!!), o que mostra bem o quanto desconhece a realidade e o quão pouco rigoroso foi na análise do que lhe papaguearam ao ouvido.

    Porque herdar um passivo de quase 30 milhões e não ter dívidas é uma proeza que nem o mais reputado Nobel da economia consegue.

    E, se MPL herdou um "paraíso" (quem teria interesse em passar semelhante informação a RS...), há agora que passar a ideia que, desde julho de 2019, o clube passou a um "inferno", apresentando como grande exemplo disso o facto "horrível" de os salários de Janeiro terem sido pagos apenas em 12 de Março, o que, sendo ou não verdade (a SAD o esclarecerá), é algo perfeitamente normal no nosso futebol, especialmente em tempo de pandemia, com a brutal queda de receitas que todos os clubes sofreram como é bem sabido.

    A segunda intenção tem três objectivos em simultâneo: Um é criar alarmismo no tecido social do clube, outro acusar a SAD e MPL de má gestão e, porque não dizê-lo, de incompetência, e outro ainda insinuar a necessidade de o Vitória mudar de presidente.

    E por isso se fala da antecipação de receitas como uma calamidade de tal ordem que os "...18 ME podem nem chegar até ao final da presente época..." (mas sem explicar porquê), por isso insiste que o clube ficará sem receitas televisivas até Junho de 2024, por isso se reitera que o próximo presidente (falou mais que uma vez em próximo presidente) se verá sem essas receitas.

    Ou seja, apresenta o clube como estando em grandes dificuldades, quase na falência, referindo, como quem não quer a coisa, que até "há clubes que correm o risco de fechar" e semeando o tal alarmismo que serve os propósitos de quem lhe serviu o enredo.

    E, logo a seguir, para reforçar a crítica à "má gestão", fala dos pedidos de insolvência da empresa do Deco (esquecendo-se oportunamente de referir que já foram retirados), dos ordenados de Carlos Freitas e Ricardo Quaresma como realidades muito acima das possibilidades do clube e que iriam ajudar a precipitá-lo no abismo, de uma lista de 70 jogadores contratados pelo clube no actual mandato (esquecendo-se de referir que o Vitória tem três equipas profissionais e que o actual mandato já vai na sua segunda época desportiva, o que, podendo não justificar tantas contratações, pelo menos atenua significativamente o impacto do número), concluindo que o Vitória deu "passos maiores que a perna" e que a contratação de Quaresma "não estaria ao alcance das possibilidades do clube".

    Ou seja, a gestão é incompetente e meteu-se em aventuras, é o que RS pretende concluir de todo o arrazoado.

    Devendo aqui dizer-se que, sendo ou não verdadeiros os valores do contrato de Quaresma, a sua divulgação é uma autêntica bomba atirada para dentro do balneário, como muito bem sabe qualquer pessoa que perceba um mínimo de futebol.

    E percebe-se bem qual a intenção de atirar essa bomba.

    Obviamente que, face a tudo isto, se fosse tudo verdade (mas está muito longe de o ser, felizmente para o Vitória e infelizmente para RS e para os que lhe foram contar historinhas), o Vitória estaria muito mal servido de presidente e necessitaria de mudar o mais depressa possível.

    E a pressa de RS, ou, melhor dizendo, dos seus inspiradores, é tanta que a certa altura até disse que "... o Vitória tem eleições em Março, já não falta muito tempo..." como se um ano fosse um mês e as eleições estivessem à porta, quando em boa verdade ainda falta cumprir um terço do actual mandato.

    Mas, para que os vitorianos não tivessem dúvidas sobre a necessidade de mudarem de presidente, o jornalista ainda faz uma elencagem das "vítimas da presidência", nomeando Ivo Vieira, Tiago Mendes, Al Musrati e Joao Henriques.

    Admirando-se por o primeiro ter cumprido 34 jogos, ter ficado em sétimo e não ter renovado mas não dizendo que para o Vitória o sétimo é um lugar miserável e que o treinador não renovou porque não quis quando o Vitória lho propôs.

    Ignorando que Tiago Mendes não foi vítima nenhuma porque saiu porque quis, ao fim de três jornadas, e depois de ter tomado decisões quanto a jogadores que foram gravosas para o clube, bastando referir a decisão de não querer Estupiñan na equipa e mandando-o treinar à parte. Se RS quisesse ser verdadeiro diria, isso sim, que o Vitória e a presidência é que foram vítimas do treinador.

    Quanto a Al Musrati, afirmou que "...saiu a custo zero, vá-se lá saber porquê..." mas não esclareceu (ou não sabia ou esqueceram-se de lhe dizer...) que saiu a custo zero porque acabou contrato e não quis renovar, como tantas vezes acontece com tantos jogadores em tantos clubes.

    Finalmente, em relação a João Henriques, não conseguiu explicar em que é que um treinador que nos últimos dez jogos perdeu seis e ganhou apenas um foi "vítima", mas também não era preciso, porque importava era apresentar MPL como um carrasco de jogadores e treinadores.

    A terceira intenção, acredito que não de RS mas dos que estão por trás da sua infeliz dissertação e de quem ele foi "porta voz", é claramente destabilizar o clube, agravar a crise da primeira equipa, comprometer desde já a próxima época desportiva e fazer perigar o futuro.

    Misturando verdade com mentiras, contando meias verdades e meias mentiras, espalhando o alarmismo, destabilizando o balneário, assustando patrocinadores, parceiros estratégicos e possíveis futuros reforços com a imagem de um clube à beira da desgraça e que será incapaz de cumprir os seus compromissos.

    E isso, em tempos tão difíceis como os que se vivem, em que encontrar patrocinadores é muito complicado face ao aperto em que as empresas se encontram, em que encontrar um parceiro estratégico que queira comprar uma posição minoritária no tecido accionista da SAD implica da parte deste grande confiança na instituição em que vai investir, em que os jogadores potencialmente reforços do clube são certamente assediados por outros clubes com melhores argumentos financeiros e sem programas televisivos a tentarem arrasar a sua credibilidade, isso, dizia, é arrasador e pode ter efeitos tremendos no futuro próximo do Vitória.

    Daí a minha indignação enquanto vitoriano.

    Porque percebo bem que isto, mais outros factos que se têm passado recentemente (pedidos de insolvência, processos judiciais, castigos insólitos como a interdição do estádio quando houve público, declarações do pateta que preside à Liga quanto a uma decisão do Tribunal da Relação favorável a adeptos do Vitória, etc), mostra que há um ataque concertado ao clube por parte de gente e instituições que não gostam dele e que farão tudo para o reduzir à insignificância.

    E quando o Vitória é atacado, só há uma coisa a fazer: Defendê-lo!

    O resto, nomeadamente esclarecer as mentiras e explicar números (do passivo a outros mas não os salários dos jogaodres que fique claro) e decisões (compra de acções e antecipação de receitas), deve ser tratado nos sítios próprios que são as assembleias gerais do clube da SAD.

    E, quanto mais depressa, melhor.

    P.S. Naturalmente que, para provar o quão premeditado e pérfido tudo isto foi, bastará constatar que nem o jornalista nem a SIC-N alguma vez contactaram o Vitória para ouvirem os esclarecimentos que entendessem necessários e confirmarem as informações que lhes foram sopradas. Importava era despachar a "encomenda" conforme recebida. E assim foi!



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Oh Luís
    2021-04-15 13h03m por ricardocunha251
    Afinal, trocar o vitória pelo Santa Clara já não é assim tao chocante?? Já há quem tenha dúvidas se a melhor equipa da cidade é o vitória ou o Moreirense! Há 3 épocas q estão em pé de igualdade! O pior é quando começarem a comparar o vitória ao pevidem! Não falta muito . . .
    VI
    **
    2021-04-14 04h35m por Vilanova1
    Vamos ver o que diz o cirilo desta vez. .
    VI
    Rui Santos
    2021-04-14 04h34m por Vilanova1
    ** novos desenvolvimentos, vitorianos. .
    VI
    **
    2021-04-13 03h58m por Vilanova1
    Não percebo o porquê de tanto incomodo com o rui santos. Que dirão então os 3 grandes , "vítimas" dele todas as semanas. .
    E mesmo assim será tudo mentira?? Nem uma verdade?? Que discordem tudo bem, agora justuficar td com o que é injustificavel. . e também me admiro com a subserviência deste senhor cronista ao MPL. . mt me admira e mais não digo. Essa do Ivo foi boa, nao quis renovar lol até parece que queriam que ele ficasse. E se o jogador nao renovou foi pk nao se sentia querid...ler comentário completo »
    JA
    Um filme já visto antes. . .
    2021-04-12 11h55m por jaxxalude
    Bruno de Carvalho e o Sporting em 2018, lembram-se? E Rui Santos foi um dos pontas de lança da campanha de difamação.
    Quem não aprende com a História, arrisca-se a cometer os mesmos erros. Independentemente de o Sporting vir ou não a ser campeão nacional no futebol sénior masculino - confesso que já estive bem mais otimista em relação a isso.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha