placardpt
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    2021/02/14
    E1
    "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

    Desde o último artigo aqui publicado, o SC Braga já disputou dois jogos frente ao Porto, para a Liga e para a Taça de Portugal e hoje volta a jogar para a Liga, nos Açores frente ao Santa Clara. O tempo é implacável e não interrompe a sua marcha.

    A tarefa nos Açores antecede o jogo europeu, da próxima quinta-feira, diante da Roma, num jogo em que Paulo Fonseca regressa a um local onde foi feliz e que funcionou como porta de entrada no Shakhtar (Ucrânia), clube em que conseguiu vários títulos, antes de se mudar para Roma, onde a tarefa de "ser romano" não tem sido nada fácil. A equipa romana é das melhores da atualidade em Itália e representará, certamente, um conjunto de grandes dificuldades para os arsenalistas, sendo favorita na eliminatória. É contra os melhores que o crescimento acontece e os desafios mais recentes não têm sido nada fáceis para o grupo de Carlos Carvalhal, pelo que posso acreditar que a equipa tem crescido com eles.

    No jogo da Liga, o Porto esteve com dois golos de vantagem, mas os bracarenses chegaram ao empate, graças a uma ponta final de jogo bem conseguida, com o golo da igualdade a surgir nos descontos dados por Artur Soares Dias para compensar as diversas paragens do jogo. Em Portugal o baixo tempo útil de jogo deveria merecer uma reflexão alargada dos vários agentes desportivos, de modo a melhorar esse índice, que bem precisa, em prol do espetáculo.

    O outro jogo da Pedreira, para a Taça de Portugal, entre as mesmas equipas, voltou a registar uma igualdade, desta vez a um golo, deixando a eliminatória em aberto para se decidir na segunda mão.

    Ora, o segundo jogo teve ainda mais incidências negativas do que o primeiro, com o maior destaque pela negativa a ir para a lesão grave de David Carmo, num lance com Luis Díaz. O jogador portista causou nesse lance, de modo involuntário e perfeitamente casual (pelo menos) o fim da época do jovem atleta bracarense.

    O empate obtido, novamente nos descontos, passou para segundo plano depois da imagem arrepiante de David Carmo no momento da lesão e antes de sair de ambulância diretamente para uma cama de hospital. O jogador já foi operado e a intervenção parece ter corrido bem, começando agora um longo caminho rumo à recuperação plena, como se deseja. Uma nota positiva para a preocupação demonstrada pelo jogador Luiz Díaz para com o companheiro de profissão, depois de assentada a poeira, o que não deixou indiferente o jovem e promissor central minhoto.

    Desejo que David Carmo sinta que em Braga nunca caminhará sozinho e que toda a legião quer o seu completo restabelecimento, voltando ainda mais forte e determinado.

    O comportamento portista nos dois jogos de Braga merece uma reflexão interna, pois não basta o seu treinador ir ao balneário do SC Braga pedir desculpas. O futebol sai prejudicado com estes comportamentos lamentáveis, numa época em que são apetecíveis os potenciais três lugares da Liga dos Campeões. Quem vive do futebol deve-o promover e não derrubar. Aqui foi o FC Porto, mas as palavras servem para todos os clubes, pois noutras alturas os símbolos envolvidos variam e o futebol nunca ganha com isso. A única preocupação de todos deve ser a preservação e a promoção do futebol, pois não vale tudo para ganhar, mesmo que os milhões da LC sejam a tábua de salvação de “ricos falidos” deste retângulo luso, à beira-mar plantado.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Falsidade
    2021-02-14 12h18m por rravv
    Desculpe Sr. António mas o que diz é uma falsidade. tem a coragem de admitir que a lesão foi involuntária. verdade. Mas depois diz que o Porto não promove o futebol? o porto tem um jogador expulso por uma falta involuntária como o Sr. reconheceu. foi o porto que derrubou o futebol?. depois tem um jogador expulso (e bem) por ser agredido na disputa de uma jogada (é perecptivel a agressão. . . para o VAR pelo menos) e na sequência do lance agride em resposta a uma provacação/agressão. onde...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O SC Braga reentrou no trilho do sucesso na recente visita ao terreno do Estoril. Foi o terceiro duelo com a equipa da linha esta temporada, que se traduziu no terceiro êxito, depois de antes ...
    19-04-2024 11:15
    Os tempos de mudança que se viveram em Braga recentemente tiveram um começo nefasto para os objetivos da equipa, uma vez que a receção ao Arouca representou uma estreia ...
    12-04-2024 11:57
    A época desportiva do SC Braga sofreu, de modo repentino, um abalo completo no que à liderança da sua equipa principal de futebol diz respeito. Havia sinais exteriores de ...
    05-04-2024 13:12E1
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa