placardpt
      A Coluna é do Silva
      Paulo Silva
      2021/02/08
      A Coluna é do Silva é o espaço de opinião sobre e à volta do FCP, dinamizado por Paulo Silva, um dos podcasters responsáveis por “A Culpa é do Cavani”, o podcast de referência do universo portista. Publica-se à terça-feira, semana sim, semana não.

      1- Há umas semanas, tinha escrito que os relvados são um dos fatores que prejudicam a qualidade do campeonato português. A qualidade dos árbitros é outro. A nossa cegueira enquanto adeptos também não ajuda, tornando-se pasto fértil para vendedores de gelados diversos, dos famigerados departamentos de comunicação aos esgotos profundos da comunicação social, alugada ao status quo. Não era preciso irem tão longe para o provar, mas, pelos vistos, fizeram questão e juntaram tudo num único jogo, qual paradigma absoluto. Por ironia, no Estádio Nacional.
      O ervado é o que é, a arbitragem foi o que foi, os adeptos comportaram-se de acordo e a comunicação fez o que a comunicação faz: vendeu gelados e quem quis comeu-os. Com a testa. Li e ouvi de tudo: da erudita Teoria dos Corpos em Movimento, até ao insuspeito – se disseram na TV e está no jornal é porque deve ser…mentira – choque de cabeças, ao desplante final, e impune, do envolvido que achava que havia era de ter sido falta contra o Nanu. Aliás, a mim ninguém me convence que aquilo da ambulância não foi tudo fita para lhe poupar um amarelo.

      O FCP jogou pouco, até porque naquela espécie de horta comunitária urbana dava para pouco mais, e foi ineficaz. Culpa de cá. O árbitro poupou duas expulsões, assim por baixo, ao adversário. Culpa de lá. O guarda-rede saiu à toa, não tocou na bola, enfiou com os punhos, os braços, os cotovelos e, SIM!, a cabeça no desamparado Nanu. E mandou-o para o hospital. Foi isto que aconteceu e no escuro dos buracos para onde rastejam, quando ninguém está a ver, os vermes sabem que foi. Porque, apesar de meio cegos pela escuridão, têm olhos. Penalty por marcar, dois pontos roubados. Culpa de lá.

      2- Em Braga, jogo de candidatos. Até para que não se repetissem as vergonhas de Oeiras, mandaram o melhor dos árbitros. E todos vós, portistas ou não, deviam preocupar-se era com este simples facto. Porque a verdade é que é mesmo! Aquilo é o nosso melhor.
      Escrevo na segunda-feira e passaram ainda poucas horas. Ainda estou a tentar entender como é que aos 5 minutos de jogo, o melhor jogador da Liga portuguesa viu um cartão amarelo, num lance em que é pisado pelo adversário, um minuto – UM! – depois de o mesmo adversário lhe ter mostrado claramente ao que vinha. Nas pernas. É um erro? Não, é deliberado. É uma mensagem.

      E mesmo assim o FCP foi melhor, marcou num penalty tão indiscutível que ASD não o marcou e fez figas para que ninguém o visse. Mas, oh porca miséria, houve o Jamor há 3 dias e seria demasiado. Corona voltou a mostrar porque é excecional e inventou o merecido segundo golo da melhor equipa em campo. Agora que penso calmamente, estava de facto a pedi-las. Pensou o mesmo ASD e expulsou-o num lance em que, 3 dias antes, 75% do país juraria que se tratou de um choque involuntário de cabeças. Só que neste não foi ninguém para o hospital, pelo que era indicado expulsar um qualquer. Olha, pode ser este pequenito que já me anda a irritar mais às fintas, raisparta o petiz.

      Que depois o FCP padeceu do seu próprio mal de não saber controlar, com 11 ou com 10, que recuou e confiou no sacrifício e na raça, também é verdade. Culpa de cá. Mas não mais certo do que a óbvia e ululante superioridade que teve enquanto foram 11 contra 11. Nada indica que isso estivesse para mudar. Menos ASD. Culpa de lá. Vezes infinitos.

      Quatro pontos roubados em dois jogos, o melhor jogador castigado, o treinador expulso e com castigo anunciado, FCP has left the building. Só que não, meu querido ASD, meus queridos todos, meus adorados haters - que o sois porque, antes de tudo, sabeis que cada palavra escrita acima é VERDADE - só que não. Atrevestes-vos a tentar sufocar o grito audaz da ardente voz. Ninguém recua! Este o paradigma absoluto do Portismo, vocês é que não aprendem.

      3- Faria diferença que, neste cenário, Pinto da Costa viesse a terreiro defender os seus? Sim, claro que sim! Alguém o ouviria? Não, só nós. E nós precisamos que nos digam o que já sabemos? Não. E sim! O treinador e os jogadores lutam contra as suas fraquezas, que as têm, contra os méritos dos adversários, que são múltiplos, e contra o desígnio nacional, que existe. Os adeptos, uns mais cegos, outros com os olhos mais abertos, exibem as marcas de mil batalhas destas, contra tudo e contra todos, e tentam empurrar.
      Sabemos tudo, senhor Presidente, mas nestas alturas precisamos que o General, que o Líder, que o Pai, se quiser, nos venha dizer que está connosco e que estamos certos. Precisamos de colo, talvez. E o senhor ausenta-se, cala-se e, por um breve minuto, apetece-nos desistir. Passa rápido, mas não esquece. É mais um buraco no nosso paradigma absoluto. Porque nunca nos esquecemos de si e da sua obra. E você, esqueceu-se de nós?



      Comentários (18)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      100%
      2021-02-12 06h10m por duarte99tenis
      Completamente de acordo e agora depois do segundo jogo do Braga um "basta" não chega! Uma revolta gigante ver os jogos do Porto ultimamente e parece que para o presidente está tudo controlado.
      Milagres da natureza
      2021-02-11 01h18m por ada-lianogueira
      Oh Silva! Olha só, as minhocas vesgolhas também arrotam! E nem vou dizer o quê . . .
      Armando30
      2021-02-10 09h18m por wantorp
      Vê os jogos da Liga Inglesa, ou da Espanhola ou de outra qualquer. Conta os erros dos "arbitros bons" e vê quantos clubes se desculpam como aqui. Aqui cada ponto perdido dos 3 grande a culpa nunca é deles. E agora falando do teu clube, muitos dos lances que vocês pedem para mim o arbitro ajuizou bem. E agora ? Para vocês são contra o vosso clube porque não concordo convosco, mas aquilo que te digo é que já entrei mais vezes no vosso estádio para ver o vosso clube e se calhar de qualquer ...ler comentário completo »
      Enfim
      2021-02-10 01h05m por ReturnoftheEagle
      Quando não há limites para o fanatismo. . .
      AR
      wantorp
      2021-02-09 17h47m por armando30
      como diz o ditado «a ignorância não é um dom»
      por muito que se queira falar só de futebol a verdade é que as arbitragens em Portugal são uma vergonha e não venha dizer «mas quando são beneficiados não dizem nada» sem saber o que se tem passado nos jogos do Porto a partir do momento em que humilhamos o Benfica na Supertaça
      a partir daí a porrada é tanta e quase sempre no mesmo, o uso de cotovelos deixou de ser sancionado, os pisões por trás, pela frente e pelo lado no Corona, e ...ler comentário completo »
      Devias escrever futebol
      2021-02-09 16h52m por wantorp
      Não sou adepto de nenhum dos 3 grandes, e perco cada vez menos tempo a ver os jogos dos 3 estarolas da liga portuguesa. Apesar de apoiar o clube da minha da terra, porque é o clube da minha terra, vejo cada vez mais futebol internacional e bons jogos em vez do portugês. E porquê ? porque a nossa liga é um vale tudo. Para os 3 e para os seus adeptos vale tudo para ganhar. Menos jogar futebol. Preocupa-se tudo com os erros do senhor do apito, com o senhor do apito nos jogos de outro candi...ler comentário completo »
      O problema real
      2021-02-09 14h13m por pedroaugusto715
      O problema não é quando um clube é prejudicado. O problema é quando o adepto só preocupa realmente com o facto quando o seu clube é prejudicado, porque quando é o outro clube apenas respondem: "joguem à bola", e riem-se.

      Pois então: "Joguem à bola!"

      Já agora a ver se o Sérgio Conceição não é expulso da escola por faltas. No meu tempo ainda se era expulso por acumulação de faltas disciplinares.
      AR
      J_Du4rte
      2021-02-08 21h51m por armando30
      não foram 2, o Porto foi claramente prejudicado em 6 dos últimos 7 jogos, mesmo vencendo contra Farense e Gil Vicente não nos podemos calar sobre o uso excessivo de cotovelos e pisadelas sobre as quais os árbitros não agiram disciplinarmente, foram muitos amarelos e alguns vermelhos por acumulação que ficaram por mostrar contra:
      »Benfica
      »Sporti ng
      »Farense
      »Gil Vicente
      »Belenenses
      »Bra ga

      de notar também que o Corona sofreu sempre toqu...ler comentário completo »
      AR
      que venha a Superliga Europeia
      2021-02-08 21h40m por armando30
      quando primeiro se falou da Superliga Europeia não era mais do que uma estratégia de marketing promovida pelo Real Madrid e mais alguns clubes, no entanto teve logo oposição de clubes como Bayern Munique e Juventus (clubes cujos presidentes/CEO's se sucederam na liderança da Associação Europeia de Clubes)

      mais tarde esses 2 gigantes pensaram melhor e, face à incapacidade da UEFA em punir com foge às regras do Fair Play e quer "comprar" a sua vitória na Liga do Campeões, disse o...ler comentário completo »
      LF
      Muito fraco
      2021-02-08 17h17m por LFL
      Este quer tacho. Presidente não quis falar para o podcast, agora chora bebé!
      J_
      FC Porto
      2021-02-08 16h26m por J_Du4rte
      Compreendo o desagrado de alguns ao ler este texto, não fosse o caso, era admitir que o FCP foi prejudicado nos últimos dois jogos e que, em última análise, nos estão a tentar arredar da luta pelo título.
      Aos jogadores e equipa técnica só peço uma coisa, interiorizem a raiva e mostrem a maior das revoltas. Soltem-se e vão para cima dos adversários, não fiquem contentes a ganhar por 1 ou por 2, queiram mais, muito mais! Não chega ser melhores temos de ser muito melhores e os res...ler comentário completo »
      LP
      Epah. . .
      2021-02-08 14h13m por lpfcp
      Se critico as crónicas do Filipe Inglês, o que dizer destas. . . Custa-me um pouco ver o meu clube assim representado. O grande problema do futebol português não são os árbitros, mas sim os árbitros serem o centro de todas as conversas. Em nenhum outro país com ligas melhores que a nossa isto acontece. E se os nossos árbitros são tão deploráveis, porque é que são constantemente nomeados para competições europeias? Porque é que são convidados para irem arbitrar jogos das ligas grega e árab...ler comentário completo »
      DR
      Tanta parra. . .
      2021-02-08 14h12m por Drevan
      . . . e tão pouca uva!

      É pena, porque desde os tempos em que fui emigrante nos Estados Unidos que adoro gelados de uva, se há coisa que eles sabem fazer é guloseimas.
      Infelizmente, este senhor, nem escrever, nem guloseimas. . . portanto nem que eu queira, não posso vir aqui comer o meu geladito com a testa, como ele tanto apregoa.
      _Marcos_18
      2021-02-08 14h10m por edhelvar
      Todos os clubes queixam-se dos péssimos relvados todos os anos, até parece que foi a primeira vez. O que torna as coisas piores ainda, pois ano após ano tem-se este problema e ninguém faz nada para o resolver.
      TS
      Marcos_18
      2021-02-08 14h08m por TSG_Hoffenheim_1899
      o FCP é o mais beneficiado dos 3, baseias-te em que para dizeres isso?
      Para ti no Belenenses-FC Porto não houve expulsões por mostrar nem penaltys por assinalar, mas o penalty no SCP -Farense já foi bem assinalado, por exemplo.
      Não há uns mais beneficiados que outros, os 3 são os mais beneficiados no final do campeonato, é um facto, o que não impede de haver jogos, como estes últimos 2, em que também são prejudicados.
      As palas são do caraças, não saber reconhecer ...ler comentário completo »
      LE
      Artigo
      2021-02-08 13h50m por Leon9999999999
      Nunca vi umas palas tão azuis meu Deus. Contra nós está tudo mal a nosso favor está tudo bem.
      Lá vêm as virgens. . .
      2021-02-08 13h33m por _Marcos_18
      1- Os maus relvados e os maus árbitros já estão na Liga Portuguesa à muitos anos. Isto não é novidade. Porque é que o FCP e os seus adeptos só vêm se queixar agora?! Porque é que não se queixaram no ano passado, por exemplo?! Os relvados são praticamente os mesmos e os árbitros também. . . Será porque os resultados desportivos do FCP não estão a ser os melhores?! Deixo a "dúvida" no ar. . .

      2- O FCP é um dos clubes mais beneficiados do campeonato, como são todos os clubes "g...ler comentário completo »
      enfim. . .
      2021-02-08 13h09m por lfonseca
      não sei como dão protagonismo a "coluneiros" deste tipo. . . nem para entreter este texto serve, só mesmo para rir … nunca vi palas tão azuis. Um sujeito que acha que CS é castigado por ser um anjinho nem merece perder tempo.
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      1. A liga começou bem, em termos de resultados, para o meu FCP. 2 jogos, 6 pontos, serviço limpinho. As exibições puxaram pelo meu lado bipolar: eufórico com o B ...
      20-08-2021 17:21E2
      1. Começaram os Jogos Olímpicos do ano passado. Em condições normais, saberia os horários das participações dos nossos atletas e das nossas equipas ...
      25-07-2021 14:15E2
      É oficial, o novo treinador do FCP é o antigo. Sérgio Conceição (SC) renovou por mais 3 anos, até ao final do mandato de Pinto da Costa (PdC). Sabeis que ...
      06-06-2021 17:34E2
      Opinião
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa