placardpt
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    2021/02/02
    "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto
    "Se estivesse aqui um demagogo qualquer, queria era investir para apresentar uma super equipa [nas eleições], mas imagine que aquilo não resultava, a queda era grande." - Luís Filipe Vieira, 24/09/2019
     
    Um Benfica que investiu 100 milhões em reforços, que gastou 24 milhões num ponta-de-lança, que gastou 38 milhões em 2 extremos brasileiros, que foi buscar Jorge Jesus ao Brasil, que prometeu jogar o dobro e arrasar, apresentou-se em Alvalade para jogar contra uma equipa do Sporting com um orçamento significativamente menor, carregado de jovens jogadores a darem os primeiros passos no futebol profissional e um treinador também ele com apenas 2 anos de futebol de 1ª divisão.
     
    Um Benfica que falhou o apuramento para a Liga dos Campeões, que não conseguiu ficar em 1º lugar no seu grupo da Liga Europa contra uma equipa escocesa, uma belga e uma polaca, que perdeu a Supertaça Cândido de Oliveira, que foi eliminado da Taça da Liga, que estava a 6 pontos do líder à 15ª jornada apresentou-se em Alvalade para jogar contra uma equipa do Sporting organizada, moralizada e disciplinada e com um treinador a mostrar ser talentoso.
     
    E o que se viu, num jogo talvez decisivo para o clube e para a equipa? Um Benfica a adaptar-se ao adversário, jogando com 3 centrais e revelando uma incapacidade tremenda de criar ocasiões de golo e ambição de chegar à vitória que tanto precisava. Sofreu o golpe de misericórdia no minuto 90 e sai de Alvalade a ter que recuperar 14 pontos aos seus 2 rivais.  E com apenas mais 5 pontos que o... Paços de Ferreira.
     
    Como se explica isto? Haverão várias razões menores, mas é importante parar de olhar para as árvores e olhar para a floresta. O Benfica vive claramente um final de ciclo de uma liderança que está podre de gasta. O problema do clube é estrutural, é de cultura. Nos últimos anos os seus dirigentes aburguesaram-se, desleixaram-se, desinteressaram-se, estiveram mais preocupados com problemas de justiça e com interesses económicos e o clube caiu num marasmo desportivo que nem 100 milhões atirados para cima resolveram. O futebol tem esta coisa maravilhosa: quando um clube é bem gerido tem sucesso, quando é mal gerido tem insucesso. E esta gente pouco percebe de futebol, não tem paixão e é incompetente. Repare-se neste pormenor, no meio de tanto absurdo: no dia em que o clube tem um jogo decisivo dispensa 2 centrais durante o dia para à noite a equipa apresentar-se com 3 centrais em campo, um deles lesionar-se e não haver ninguém no banco para o substituir, tendo que se recorrer a uma adaptação que certamente não se pretendia (perder Weigl no meio-campo).
     
    Portanto, Jorge Jesus tem muita culpa. Chegou ao Benfica com o rei na barriga, a prometer arrasar e jogar o triplo e a equipa joga o triplo de zero. Não se consegue entender o que aquela equipa treina, não há automatismos, não há consistência. Portanto, os jogadores do Benfica têm muita culpa. São um conjunto de jogadores desmotivados, resignados, sem intensidade, sem futebol e que não conseguiram ganhar um único jogo a uma equipa de valor semelhante: PAOK, Rangers, Braga, Porto, Sporting. Nem um. Zero. Portanto, a "estrutura" tem muita culpa. Todos aqueles elementos que rodeiam o Presidente e habituaram-se a trabalhar e comunicar para desculpabilizar os insucessos. Que vivem de atirar areia aos olhos dos adeptos. Que escrevem newsletters diárias com um chorrilho de desculpas constantes, como a do dia seguinte a esta derrota com o Sporting em que consideram os 9 pontos de distância à 16ª jornada "desafiantes". Já se dão ao desplante de achar que os adeptos comem isto. Portanto, os sócios têm muita culpa. Falharam nas recentes eleições. Não entenderam os sinais de uma liderança desgastada, perdida, finita. Não perceberam que este Benfica precisa de sangue novo como o Eusébio precisava de golos. E tiveram mais uma vez medo da mudança (mérito da comunicação do clube que há anos lhes lava o cérebro com o fantasma Vale e Azevedo). Aceitam que a comparação seja sempre com o Benfica do ano 2000 e vão achando que então está tudo bem. Quando está tanta coisa mal.
     
    Mas a maior culpa é de Luís Filipe Vieira. Um Presidente do Benfica, do maior clube Português, do clube que tem o dobro dos adeptos dos outros e por obrigação devia ter o dobro das receitas, que se está a pôr a jeito para perder o 11º campeonato em 18 anos e que nesse período também só ganhou 3 Taças de Portugal. Um Presidente populista, que anda há 18 anos a prometer o Benfica Campeão Europeu aí ao virar da esquina e que passado duas décadas continua a revelar uma incapacidade gritante de ser sequer desportivamente consistente e hegemónico a nível interno. E que este ano atirou todo o seu projeto dos últimos 10 anos, que goste-se ou não, estava definido (apostar no Seixal e em jovens jogadores para valorizar, vender e apresentar relatórios positivos. Pelo meio ter sucesso desportivo, se possível) por um medo pessoal apenas: a de perder as eleições. Com isso mais mostrou como o seu tempo no Benfica acabou. Até as obras de cimento pararam. Já nada tem a fazer.
     
    Depois deste all-in total, depois de prometer que este era o "mandato desportivo", se se confirmar que o Benfica perde o campeonato (e até novamente o acesso à Liga dos Campeões do ano seguinte) Luís Filipe Vieira só devia ter um caminho: assumir o falhanço, acatar responsabilidades, apresentar a demissão e convocar eleições antecipadas. Dirão: "mas foi eleito para 4 anos ainda há 5 meses!". Pois Bruno Lage também renovou até 2024 e 6 meses depois foi despedido. O futebol é assim. Porquê perdoar mais um ano de insucesso? De onde vem esta paciência eterna de uma maioria (cada vez mais pequena) de Benfiquistas para com este Presidente? Adeptos que assobiam jogadores passado 5 jogos, que mostram lenços brancos a treinadores passado 5 meses, mas que são incapazes de apontar o dedo ao seu Presidente passados 18 anos? Chega. Basta.
     
    Em tempos terminei uma crónica dizendo "Do Benfica não se desiste". E que ninguém tenha qualquer dúvida, continuo a achar o mesmo. Não estou a atirar a toalha ao chão, não estou a desistir do meu querido Benfica! Porque o meu Benfica é aquele clube digno, hegemónico, de mística pura, o Glorioso clube do povo, pelo povo e para o povo que em tempos existiu. É esse que temos que ir buscar de volta! Doa a quem doer.


    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Mais do mesmo !
    2021-03-24 21h44m por ricardojsa17
    Não existe pessoas para falar sobre desporto , sobre futebol de verdade ?
    Este senhor não sai do mesmo , ainda vai para diretor do MacDonald!
    VI
    já agora
    2021-02-13 22h59m por Vitorhug
    Á por aqui por este site algum cronista que consiga ver alguma virtude no BENFICA????
    Se calhar só internacionalmente .
    No BENFICA é tudo tão mau, porque não á pão para malucos.
    VI
    vais
    2021-02-13 22h51m por Vitorhug
    para lá tu . És pouco Benfiquista .
    Pessoalmente também não aprecio o presidente do Benfica, mas por mais que queira não consigo apagar tudo o que fez no clube , agora á pessoas que têm memoria curta .
    Mas também já percebi gostavas de fazer umas cronicas para sites oficiais do clube mas como não tens hipóteses limitaste a fazer este tipo de observações por aqui . vai á pesca.
    Duas conclusões
    2021-02-11 21h45m por nextstep
    Deste texto retiro duas conclusões. A primeira, que para mim não é nova, é a de que o escriba, de Benfiquista, terá quanto muito a pretensão a ser, mas não creio que verdadeiramente alguma vez o seja. A segunda é a de que entre tanto veneno que destilou no texto contra o Benfica, uma coisa é efectivamente verdade. O Presidente cedeu às pressões e foi buscar JJ e com isso abandonou a política do Seixal e isso foi um grande erro. O Presidente pode corrigir fazendo com que JJ saia no fim desta época, já que antes será difícil.
    Reflexão acima de tudo ! !
    2021-02-08 21h33m por jackass28
    Grande opinião contrutiva e com situações que ninguém quer falar ou por outras palavras deixar de ignorar . . . Meus amigos, o Benfica não é isto por mais que queiramos negar e olhar para o lado . . . Mais do que a perda de qualidade é a vontade dos jogadores mostrarem o seu real valor. Ainda falta muito pela frente mas temos de olhar para a nossa " estrutura " que já muito nos deu e voltar a criar os caminhos que fizemos outrora.
    TI
    Bom
    2021-02-05 11h54m por ti_maria_69
    Quiçá o melhor texto sobre a situação actual do Benfica!!!

    lamento por aqueles que ainda não perceberam que o LFV não é benfiquista, é empresário! Reabilitou o clube e muito bem (mas sempre com proveitos próprios), mas agora (há muito tempo) só está a estragar!

    Usando uma analogia agrícola (qual tino), criou a vaca, engordou-a, mas agora é só mamar na teta e comer a carne, e só vai ficar pele e osso! Outra vez. . .
    Uma vénia para este texto
    2021-02-03 18h27m por Leonardo_ES
    É exactamente isto que sinto como Benfiquista triste com a apatia que tomou conta do clube. É tudo absolutamente verdade. E a consequência a tirar é exactamente essa: a demissão do recém eleito presidente. Parabéns pelo texto.
    LO
    FutebolMaravilh a1
    2021-02-02 21h03m por LourencoWOKEN
    Mais um comentário com a mesma lenga lenga de sempre. Essa vossa união é o quê, mesmo? Estarmos calados e não criticar? É venerar o grande líder? E essa do investimento desleixado está boa. . . Então gastamos 100M no futebol masculino e mesmo assim estamos 9 pontos atrás? Ah calma, é culpa do COVID. . . Ou é culpa do treinador estar doente. . . Ou é da pandemia. . . Nunca será culpa do grande líder, isso é certo! Mas vocês, adeptos puros, podem ir ao Marquês sem problema nenhum, já qu...ler comentário completo »
    ruimiguelmateus
    2021-02-02 19h57m por MisticaEncarnada
    Achas que os ET's já visitaram a gente?
    ruimiguelmateus
    2021-02-02 19h42m por Jfreitas91
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH AHAHAHAHAHA
    Espera. . . .
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH AHAHAHAHAHAHAH
    Coisa Linda.
    [. . . ] no ZZ
    2021-02-02 19h25m por ruimiguelmateus
    Tudo minado malta
    So propanganda este jornal desportivo
    2021-02-02 19h24m por ruimiguelmateus
    Malta parem de ler neste site é tudo manipulado nos titulos e nas imagens e opiniões deles ninguem aqui é imparcial têm uma agenda.

    Para aqueles corruptos que tao a gostar deste site continuem ja vos trago um cafezinho
    Calou muda de clube
    2021-02-02 19h22m por ruimiguelmateus
    Tu e todos os que perseguem o Benfica cambada de cmtvs nao bastou a respostas que ja la levaram tantas vezes na tromba com JJ Vitoria Lage todos eles campeoes sempre jogámos melhor futebol que todos somos cuspidos diariamente com acusações judiciais que são encerradas posteriormente mas que trazem um mancha enorme ao nosso símbolo.
    NUNCA ROUBÁMOS DISSO PODEM TER A CERTEZA

    Ja houve erros de árbitros a nosso favor? Claramente mas devido à péssima qualidade de apitar como se ...ler comentário completo »
    Nao da pa demitir este cronista?
    2021-02-02 19h17m por ruimiguelmateus
    Porque é que a cronica do Benfica tem este gajo que não é benfiquista nem adepto de futebol nao percebe nada!!
    Nao concordo
    2021-02-02 19h13m por ruimiguelmateus
    E o ataque de todos os media já começa a ser estranho parece que o querem tirar de lá desde que o Benfica começou a ganhar os titulos quase todos.
    Ate já acreditamos nas acusações vindas do Futebol Clube do Porto irónico vale tudo
    o populismo e tu é que se deviam demitir do futebol
    p. s. :
    2021-02-02 18h51m por FutebolMaravilha1
    só demonstram a visão super redutora que têm do clube e que não percebem nada de gestão desportiva nem conseguem ver o trabalho incrível que tem sido feito em todas as áreas diariamente. ainda bem que não sao pessoas como vocês a comandar o clube senão nem quero imaginar a tristeza que seria só investimento desleixado na equipa de futebol masculino e o resto que caisse aos bocados. o que era o mais provável de acontecer, já que para este pessoal só os pizzis desta vida é que fazem um clube da...ler comentário completo »
    FACTO - Filipe Inglês devia demitir-se
    2021-02-02 18h47m por FutebolMaravilha1
    já enjoa sempre a mesma lenga lenga a bater na mesma tecla, com pseudo "artigos" super tendenciosos dos típicos anti vieira que estão sempre à espreita que algo corra mal para vomitar odio e disparates. Quando o clube mais deve estar unido é que se metem com tretas destas? tenham juízo. Depois vão festejar para o Marquês como se tivessem algum mérito nas conquistas. Que não têm, pois quando as coisas estão menos bem é que se vê os verdadeiros benfiquistas. e não, não é ao ignorar os probl...ler comentário completo »
    SA
    Pois
    2021-02-02 18h46m por santossantos
    Nem se devia ter recandidatado, mas objectivamente não faz qualquer sentido demitir-se após ser reeleito com 60%.

    Os sócios podiam ter eleito outra pessoa, não o fizeram, e entretanto Vieira não fez nada de novo, não existem factos novos em relação ao que se sabia no dia das eleições.

    Mas claro, o monumental fracasso desta época devia levar a uma profunda reorganização do clube o que, como é óbvio, também não vai acontecer.

    Conclusão: Porto e Sporting aplaudem de pé a fidelidade dos sócios a Vieira.
    Armandocravo
    2021-02-02 18h42m por marcosilva628
    Concordo contigo! Enfim tristeza
    aguia42
    2021-02-02 18h30m por MisticaEncarnada
    Essa época foi a mais negra desde que me lembro. Na minha opinião, após essa temporada, o JJ perdeu todos os argumentos que poderiam ser evocados para a sua continuidade. Mas a direcção assim não entendeu e estivemos a andar para trás durante mais 2 temporadas.
    Por tudo aquilo que foram os 6 anos do Jesus do Benfica (mesmo até a forma quase à rasca com que fomos campeões rivalizando com o SC Braga) já muita gente sabia ao que ele vinha, e confirmou-se.
    Neste momento, para...ler comentário completo »
    Filipe Inglês
    2021-02-02 18h06m por aguia42
    Infelizmente e para mal dos nossos pecados posso afirmar que há 10 anos e na primeira Assembleia da Sad pós chegada do auto intitulado de catedrático e na qual também seria oficialmente eleito como administrador o Rui Costa que de de gestor desportivo parece não ter nada, alguém alertou para o caminho de gastar milhões em resmas de jogadores estrangeiros, parecia muito arriscado ainda que com alguns êxitos aqui e ali. . . Não esqueço para além das paupérrimas exibições, aquela fabulosa segund...ler comentário completo »
    Um velho adepto
    2021-02-02 17h33m por armandocravo
    Filipe Inglês, tu não deixas de ter razão na maior parte das tuas observações ou acusações mas:
    O Nuno Lage que fez um extraordinário trabalho quando assumiu a equipa, assim que as coisas começaram a não correr bem, foi autenticamente expulso pelos adeptos benfiquistas, tal como tinha acontecido com o Rui Vitória!. . . Pois são agora esses mesmos adeptos que ajudaram a 'cavar a sepultura' ao Vitória e ao Lage, que gritam a plenos pulmões, pelo regresso do Lage. . . Só espero, que não seja o teu caso também!!!
    Concordo, mas. . .
    2021-02-02 17h25m por armandocravo
    Filipe Inglês, concordo com as tuas observações e algumas acusações, mas:
    Quando o Bruno Lage pegou na equipa e fez quase um milagre, foi um Deus para os adeptos benfiquistas. Entretanto logo que as coisas começaram a correr menos bem, esses mesmos adeptos, cavaram-lhe a sepultura, tal com já tinham feito com o Rui Vitória. Agora, gritam a plenos pulmões, pelo regresso do Lage e até dizem ter sido um erro do Vieira, a sua dispensa!?
    Só espero que tu, não faças parte desse grupo!. . .
    Demitir-se ?
    2021-02-02 17h23m por naosabesonde
    As pessoas têm que perceber uma coisa, ele nunca se irá demitir, ele não quer ser preso.
    Do melhor que li sobre o Benfica!!!
    2021-02-02 17h18m por kostag
    Parabéns pela análise, está aí tudo muito bem explicado, só quem for mesmo ceguinho ou no pior dos casos ser mesmo parvinho é que não vê o filme todo . . . .

    Só mentiras, falsas promessa e muita arrogância e sobranceria. . . .

    Demissão JÁ!!!
    12

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
    07-04-2024 18:43E8
    Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
    06-03-2024 13:10E4
    Tenho 40 anos e a minha primeira memória do Benfica é de quando tinha sete aninhos. O Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o AC Milan e tenho ...
    03-02-2024 21:44E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa