placardpt
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    2021/01/03
    E4
    "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

    O SC Braga regressou à competição num jogo para a liga portuguesa em Alvalade, onde a luta era à partida desigual devido aos casos de COVID registados no plantel arsenalista, que desfalcavam a equipa, em especial na sua vertente defensiva. Para a história fica uma vitória leonina, fruto da sua eficácia e sorte imensa no jogo, em contraste com a entrada ineficaz no novo ano da equipa de Carlos Carvalhal, que ao intervalo já tinha desperdiçado três claras oportunidades de golo, incluindo uma bola no poste que não entrou por manifesto azar de Al Musrati, o que em jogos encaixados como este se revela determinante. O segundo tempo trouxe o primeiro golo bracarense, que seria anulado pelo VAR João Pinheiro, precisamente o mesmo que no Jamor, frente à B SAD, tinha colocado David Carmo a calçar 55 ou 60 para validar um golo claramente irregular dos azuis, que outrora foram do Restelo. A anulação do golo deixa-me dúvidas, dado o pouco rigor existente na colocação das linhas, que ainda tem muito para evoluir, rumo a uma transparência que se deseja. Espero que tenha sido apenas falta de formação de João Pinheiro, assim como dos outros árbitros, para lidar com a tecnologia, algo que se pode corrigir. O Sporting, alheio a tudo, marcou dois golos quando nada o fazia prever, na sequência de dois ressaltos, realçando de modo inequívoco que é mesmo a equipa com mais sorte e o seu treinador o mais afortunado de todos. Mas a sorte faz parte da vida, ainda que não dure sempre, pelo que cabe a Carlos Carvalhal retirar da contenda as coisas boas conseguidas, e que foram muitas, numa análise que vá muito para além do resultado observado.

    Os casos de COVID em Braga deixaram a equipa mais debilitada e nem a recuperação de Sequeira e Galeno disfarçaram, pois acredito que o trabalho destes atletas ao longo do tempo de preparação do jogo foi limitado. Mas as ausências não justificam a derrota, pois na jornada anterior os bracarenses tinham goleado no Bessa, revelando a eficácia que faltou em Alvalade. Mas importa que as entidades competentes para o efeito expliquem porque é que uns jogos são adiados e outros não, para que não fiquem dúvidas nas pessoas. Pessoalmente, no entanto, não queria o adiamento do jogo, em função do calendário muito apertado do SC Braga, que tira horas de sono ao treinador Carlos Carvalhal.

    A recuperação da maioria dos jogadores deve estar próxima e com ela a equipa ficará, por certo, mais forte, para encarar o que resta do mês de janeiro e que é muito, onde se inclui a decisão da Taça da Liga, numa fase final a quatro a disputar em Leiria, ainda que eu lamente a continuidade da ausência total de adeptos. É neste contexto de dificuldades que aguardo o ajustamento cirúrgico do plantel com a maior brevidade possível, mantendo a fé que nenhuma peça importante saia agora no mercado de inverno, a não ser que surja uma proposta séria de um clube que seja capaz de pagar os valores que os contratos definem. Para clubes endividados não quero ver qualquer saída, para desgosto da comunicação social.

    É chegada a hora de virar a página e preparar os jogos que se aproximam, com a qualidade e competência habituais, pois também eu digo como o meu treinador, que "esta equipa joga muito" e promete fazer coisas boas, ainda que a equipa não tenha o reconhecimento da imprensa em geral, o que eu lamento.

    Resta-me desejar que 2021 seja um ano melhor do que foi 2020, uma vez que os dias pandémicos que vivemos mudaram muita coisa, sendo meu desejo, e acredito de todos, que a normalidade regresse em breve.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Melão fresquinho
    2021-01-08 20h01m por batenarede
    Ainda estamos longe da epoca do melão.
    Pode queixar se da sorte, mas vir aqui falar de arbitragem num golo bem anulado só espelha bem que de objectivo, se duvidas houvese, o Sr. têm zero.
    ED
    A sorte protege os audazes
    2021-01-04 09h13m por eduardobarros768
    Na minha opinião, as suas crónicas sairiam benefíciadas se deixasse o melão de fora antes de as escrever. Além disso, deveria ser rigoroso e comentar os restantes lances polémicos associados ao VAR, independentemente da equipa favorecida. Meias análises deixam a desejar.
    Ainda assim, parabéns ao SC Braga pela boa exibição frente ao actual líder, que por sorte ou engenho, ainda não perdeu esta época para o campeonato. O que seria dos históricos campeões se a sorte lhes tivesse faltado.
    Continuação de bom trabalho para 2021!
    Jogo e VAR
    2021-01-03 16h14m por Rollifero
    Um jogo bem disputado, algo que a crónica não faz parecer, relembrando que as 3 situações de possível golo do Braga nasceram também de lances furtuitos e/ou erros graves da equipa do Sporting.

    O VAR esteve mal sim, mas não foi ao assinalar BEM e o fora de jogo ao Paulinho e sim contra o Sporting, 2 penaltis CLAROS por assinalar. O Fábio Veríssimo tem desculpa, um foi uma confusão na área (penalti de Rolando por mão nas costas do Feddal) e o outro acontece quando a bola nem ...ler comentário completo »
    Quer repetir?
    2021-01-03 15h52m por carlos_batuta
    Tem dúvidas no golo, ou não tem dúvidas que foi mal anulado?

    Problemas na utilização da tecnologia? Posso não ter percebido, mas acho que a responsabilidade da colocação das linhas não é do árbitro, mas da empresa que desenvolveu a tecnologia.

    (não quero com isto ilibar árbitro nem VAR, mas tentemos ser rigorosos nas análises)
    (e já agora, na outra área também houve dúvidas)

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O SC Braga reentrou no trilho do sucesso na recente visita ao terreno do Estoril. Foi o terceiro duelo com a equipa da linha esta temporada, que se traduziu no terceiro êxito, depois de antes ...
    19-04-2024 11:15
    Os tempos de mudança que se viveram em Braga recentemente tiveram um começo nefasto para os objetivos da equipa, uma vez que a receção ao Arouca representou uma estreia ...
    12-04-2024 11:57
    A época desportiva do SC Braga sofreu, de modo repentino, um abalo completo no que à liderança da sua equipa principal de futebol diz respeito. Havia sinais exteriores de ...
    05-04-2024 13:12E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa