placardpt
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    2020/12/19
    E1
    "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

    A defesa do título de Campeão de Inverno começou com a vitória frente ao Estoril, por 3-1. Em boa verdade, o percurso da Taça da Liga já tinha sido iniciado com a realização das primeiras oito jornadas da liga e a classificação que daí resultou. Foi neste contexto que o SC Braga, segundo classificado na jornada atrás mencionada, recebeu o Estoril, que lidera a segunda liga portuguesa.

    O jogo da Pedreira foi bem disputado, havendo períodos de incerteza no marcador, em especial naqueles minutos que se seguiram ao golo estorilista, que colocou a diferença mínima no placard. Pode dizer-se que o SC Braga soube estar nos diferentes momentos do jogo e que venceu de uma forma justa, como o próprio adversário reconheceu. Como fator mais relevante deste jogo fica o facto de Paulinho ter marcado os três golos da equipa, justificando por isso que a bola do jogo fosse consigo para casa. Com este hat-trick o internacional português passou a ser o melhor marcador da equipa, em todas as competições. Os “canarinhos” mostraram em Braga porque lideram e porque são um dos candidatos mais fortes à subida de divisão, factos que justificam os meus parabéns pela postura ousada que tiveram em campo.

    O desenho da Taça da Liga é bastante discutível e privilegia as equipas mais fortes. Do ponto de vista de promoção da competição entende-se que, estando as quatro melhores equipas da atualidade, ela se torne mais apelativa. Longe vão os tempos em que os clubes colocavam em plano secundário, ou mesmo terciário, a Taça da Liga, como se verificou, por exemplo, na última edição, que coroou os Gverreiros do Minho como vencedores.

    O caminho continua em Leiria, com a realização da final four entre 16 e 23 de janeiro próximo, que contará com a presença de SC Braga, Sporting, Benfica e FC Porto. Antes, porém, existe o sorteio, já nesta segunda-feira, que definirá o alinhamento das meias finais da competição. Ainda é demasiado cedo para se pensar nesta fase final, uma vez que antes existem diversos jogos para realizar e ir em busca das vitórias. Mas acredito que esta competição, decidida num curto espaço de tempo, mereça o carinho do clube e da equipa.

    Uma referência para o sorteio da Taça de Portugal, que ditou a visita do Torreense à Pedreira nos oitavos de final da competição. Será, por certo, um jogo que ficará nas memórias dos jogadores da equipa de Torres Vedras, há muito arredados dos grandes palcos, e que têm aqui um jogo diferenciado dos encontros da série F do Campeonato de Portugal. Nesta competição, caso elimine, como eu espero o Torreense, o SC Braga recebe nos quartos de final o vencedor do jogo Moreirense vs Santa Clara, pelo que o sorteio permite acalentar esperanças de chegar às meias finais. Nesse jogo que antecede a final, o vencedor do “percurso do SC Braga” cruza com o vencedor do “percurso do FC Porto”, mesmo que isto em nada signifique que sejam bracarenses e portistas nessa fase decisiva.

    O mercado de inverno está aí à porta, pelo que tendo o SC Braga, pelo menos, uma lacuna evidente no plantel originada pela lesão de Moura, espero que o mercado de inverno permita reequilibrar o plantel, com a contratação cirúrgica de um ou dois jogadores. Isto será muito importante para enfrentar a feroz competição do SC Braga nos primeiros dois meses do próximo ano, fruto da presença, sempre desejada, em todas as competições, dando ao treinador a possibilidade de realizar uma gestão equilibrada dos seus atletas, evitando a sobrecarga de algum deles, que por vezes tem consequências indesejadas.

    Bom Natal a todos.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LA
    defesa do titulo?
    2020-12-19 19h43m por lagesgr
    Ok nada de mal! Mas. . . que doente!!!

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O SC Braga reentrou no trilho do sucesso na recente visita ao terreno do Estoril. Foi o terceiro duelo com a equipa da linha esta temporada, que se traduziu no terceiro êxito, depois de antes ...
    19-04-2024 11:15
    Os tempos de mudança que se viveram em Braga recentemente tiveram um começo nefasto para os objetivos da equipa, uma vez que a receção ao Arouca representou uma estreia ...
    12-04-2024 11:57
    A época desportiva do SC Braga sofreu, de modo repentino, um abalo completo no que à liderança da sua equipa principal de futebol diz respeito. Havia sinais exteriores de ...
    05-04-2024 13:12E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa