placardpt
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    2020/10/19
    "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

    No próximo dia 30 de Outubro os mais de 200.000 sócios do Sport Lisboa e Benfica serão chamados a eleger o presidente e os órgãos sociais que o acompanham para o quadriénio 2020-2024. À sua escolha terão três listas (eventualmente quatro, se a lista liderada por Bruno Costa Carvalho conseguir avançar) encabeçadas por Luís Filipe Vieira, João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. Fundamentalmente, o que está em causa é o seguinte: os sócios querem mais quatro anos da atual presidência ou uma ruptura. E em caso de ruptura, optam por Noronha Lopes ou Rui Gomes da Silva?

    Como sócio do Benfica, também eu irei votar. E nas próximas linhas explico como tomei duas decisões. Primeiro, que não votaria em Luís Filipe Vieira. E segundo como, depois de analisar o discurso, programa e listas dos restantes candidatos, decidi que vou votar em João Noronha Lopes.

    Luís Filipe Vieira é o Presidente com maior longevidade na História do Benfica. Chegou em 2001 como diretor desportivo, passou a Presidente da SAD e em 2003 sucedeu a Manuel Vilarinho no cargo principal do clube. Ao longo destes quase 20 anos liderou a recuperação da "instituição" de um estado calamitoso para evoluções claras ao nível financeiro, estrutural e organizacional, ao qual acompanhou alguma evolução ao nível desportivo. Foi um Presidente essencial para a construção do novo Estádio, do Museu, do canal de televisão e de um centro de formação que produz talentos como mais nenhum em Portugal ou até no mundo. E, no entanto, apesar de lhe valorizar esses méritos, já há muito tempo que tinha decidido não votar nele. Porquê? Porque, para além de estar claramente num final de ciclo (que o próprio admite) em que tudo aquilo a que se propunha já está esgotado ou falhou repetidamente, há dois "pecados" que me são difíceis de ultrapassar: a credibilidade e o sucesso desportivo. Passo a explicar:

    Luís Filipe Vieira não tem o meu voto porque não posso querer como Presidente alguém que está embrenhado em vários casos de justiça, para onde tem arrastado o nome do clube, com evidentes prejuízos reputacionais. Não quero como Presidente alguém que trouxe para o clube figuras que nunca me agradaram como José Veiga, Pedro Guerra e Paulo Gonçalves. Não quero como Presidente alguém que coloca a mão no pescoço a um sócio na Assembleia, sem qualquer consequência ou pedido de desculpa. Não quero como Presidente alguém que durante a campanha não responde a perguntas de sócios, se recusa a ir a debates, que diz que a sua sucessão deve ser preparada por ele e não "numas eleições quaisquer", e pior que tudo proíbe os meios comunicacionais do clube de falarem nas outras candidaturas. Não quero como Presidente alguém que já assumiu nada perceber de futebol. Não quero como Presidente alguém que, apesar de realmente nada perceber de futebol, insiste em tomar decisões de forma unilateral, pois está convencido de que só ele vê mais à frente. Não quero como Presidente alguém que não soube aproveitar um rival em extremas dificuldades financeiras e perdeu 2 campeonatos em 3 por incompetência e desleixo. Não quero como Presidente alguém que gasta 100 milhões em ano de eleição e nem 10 milhões em ano de possível "penta". Não quero como Presidente alguém que vai ao estrangeiro vender jogadores do Benfica e tira fotos sorridente com a camisola do clube comprador. Não quero como Presidente alguém que fez uma obra fantástica no Seixal, mas que a torna numa fábrica mercantilista em que os produtos são todos vendidos mal chegam à montra ou até antes disso. Não quero como Presidente alguém que a meio da temporada, com a equipa embrenhada na luta do título, se lamenta que por causa da pandemia não pode vender mais jogadores. Não quero como Presidente alguém que em 17 anos falhou a conquista de 10 campeonatos e de 14 Taças de Portugal. Não quero como Presidente alguém que prometia em 2003 que o Benfica seria maior que o Real Madrid, em 2006 que seria o maior da Europa no espaço de cinco anos, em 2018 que ia ser campeão europeu e em 2020 nem na Liga dos Campeões o Benfica está. Não quero como Presidente alguém que em 2002 dizia que ia embora porque os "abutres" não o deixavam trabalhar, em 2005 porque não se atingia os 300.000 sócios, em 2009 porque o clube lhe tirava espaço à família e em 2020 pede mais um mandato. Não quero como Presidente alguém que vinte anos depois insiste que os adeptos estejam agarrados à constante comparação com o estado em que encontrou o clube e que isso sirva sempre de desculpa para todos os erros que comete ano após ano.

    E porque votarei em João Noronha Lopes? Porque quero um Presidente com um perfil de líder e de experiência comprovada. Porque quero um Presidente impoluto, com um currículo impecável e que vem de fora dos meandros do futebol. Porque quero um Presidente que garante não ir festejar vendas, mas sim títulos. Porque quero um Presidente de um Benfiquismo comprovado, onde facilmente arranja fotos e vídeos dele a apoiar o clube ao longo dos anos. Porque quero um Presidente que propõe uma limitação de mandatos e não um perpetuar no poder. Porque quero um Presidente que levará à Assembleia a mudança de estatutos no que diz respeito ao número de votos de cada sócio e aos anos requeridos para a Presidência. Porque quero um Presidente que apresentou uma lista com currículos e Benfiquismo notáveis, onde o sócio mais recente não passa do número 25.000. Porque quero um Presidente que deixa bem claro que com Pinto da Costa não há negócios, cumprimentos e abraços possíveis no passado, presente ou futuro. Porque quero um Presidente que apresenta várias e excelentes ideias para mudar o conceito de ida ao estádio e trazer de volta o "Inferno da Luz". Porque quero um Presidente que garante ir afastar quem está no clube a defender o "status quo" e não o Benfica. Porque tem do seu lado glórias que admiro, como António Simões, Isaías e Vítor Paneira, e sócios que respeito, como Pedro Adão e Silva, Ricardo Araújo Pereira e Vasco Mendonça. Porque quero um Presidente que partilha da minha frustração quanto ao insucesso desportivo que o clube vive há mais de duas décadas e diz que a Glória é agora. Que nem me tenta convencer de que o que se vive agora já é bom ou então que num próximo mandato "é que é".

    São estas algumas das razões que me fazem votar em João Noronha Lopes. Respeito imenso o Benfiquismo de Rui Gomes da Silva, mas parece-me não ter o perfil nem a personalidade indicada. Fez uma campanha muito baseada num "one man show" que não me agradou, e as constantes promessas de pôr o Benfica a lutar por ser Campeão Europeu todos os anos parece-me mais populismo desmedido que ambição racional. Com todo o respeito, sinto que a outra lista apresenta mais e melhores argumentos. O mesmo em relação a Bruno Costa Carvalho.

    Dito tudo isto, lanço um desejo fundamental: que após as eleições nos unamos todos em volta do Benfica. Se Luís Filipe Vieira ganhar (o que até é bem provável) será o meu Presidente. Desejo-lhe sempre o maior dos sucessos, porque o sucesso dele é a minha felicidade. O Glorioso está acima de tudo e de todos e teremos que avançar unidos na procura do desejo fundamental: um Benfica impoluto que honre o seu passado, sendo indiscutivelmente o melhor clube português e um dos melhores na Europa.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Viva o SLB
    2020-11-15 03h59m por artaboy
    Discurso coerente e com muitas verdades, assino por baixo. Boa Filipe e viva o Benfica
    JC
    Pelo Benfica
    2020-10-23 22h55m por JCCortez
    Nas Eleições que se aproximam, os votos devem ser pelo Benfica. Os associados devem ponderar se querem manter as coisas como até aqui e mais do mesmo - porque será o mesmo, não tenham dúvidas - para os próximos anos, ou se querem algo de novo. No primeiro caso, ficam bem com LFV e os comissionistas que o rodeiam. No segundo, devem votar em quem pode e tem competência para fazer a mudança, desde os estatutos à politica desportiva do clube, e esse candidato tem um nome. Chama-se Noronha...ler comentário completo »
    MA
    Filipe Inglês
    2020-10-20 15h12m por manuelamaro
    Concordo praticamente tudo em relação a Luís Filipe Vieira, aqui o problema é que os adversários /Concorrentes também deixam muito a desejar, foi pena não ter aparecido uma candidatura em que a maioria dos sócios de revisse.
    Eleições
    2020-10-20 12h25m por MisticaEncarnada
    A única coisa em que os Benfiquistas que forem votar devem pensar é se querem que aquilo que se passou nos últimos anos se volte a repetir nos próximos 4.
    Actualmente há quem defenda que agora é que vai ser e que o futuro foi bem preparado. Daqui a 4 anos voltarão a dizer o mesmo se em 2024 parecer que estamos de volta a 2020? É que este discurso do Vieira eu já o li e reli várias vezes, pelo menos deste 2012, tanto em campanha como fora dela. E sinceramente estou preparado para o ler até 2024 porque já sei o que aí vem.
    VI
    ahahah
    2020-10-19 18h38m por vivofutbol
    Os vieirista andam doidos. . . parecem que tem medo de alguma coisa. Quiçá perder o tachinho, ou alguem da familia ou amigos perderem o tachinho. Atacam tudo e todos que se atrevam a dizer ou argumentar com factos VERDADEIROS, tudo o que ponha em causa a miserável e péssima gestão de LFV. Já não bastava a BTV/LFV TV fazer o papel que faz diariamente com os seus discípulos comentadeiros nos ecrãs, bajulando e defendendo com unhas e dentes o Rei Sol. Que pobreza de alma e de espirito se tra...ler comentário completo »
    LO
    Opiniões
    2020-10-19 18h35m por LourencoWOKEN
    Cada qual com a sua opinião, eu analiso o último mandato pois é esse que está em causa numa recandidatura. Se formos ver o percurso inteiro só houve verdadeira hegemonia desportiva a partir do 10º ano de mandato, antes disso tivemos desenvolvimento de infraestruturas, a tal obra feita, não se pode negar nada disso, mas estar sempre com os olhos no passado não é nada bom. Temos o passado construído, agora vamos ver o futuro: quando é que vamos ter um plantel com condições para vencer uma ...ler comentário completo »
    disteel
    2020-10-19 16h45m por nextstep
    Sim, isso acredito. Qualquer não benfiquista quer outro presidente que não seja o Luís Filipe Vieira. Quanto dinheiro e influência não tem sido gasto em campanhas na comunicação social para tentar derrubar LFV, isto para já não falar das manobras de bastidores e na campanha do Porto Canal.
    DI
    voto
    2020-10-19 16h21m por disteel
    Mas sei olhar para os outros. . . e claramente que se fosse adepto do SLB (felizmente e orgulhosamente não sou) votaria Noronha. LFV demasiado desgastado e enterrado pelos disparates ditos ano após ano e Gomes da Silva mais parece uma campanha anti-Vieira mas sem o mesmo sumo ou credibilidade de Noronha
    DI
    humildade
    2020-10-19 16h20m por disteel
    A escolha de não votar em LFV parece ser a decisão mais fácil e lógica de ser tomada. Quanto À escolha para novo presidente a escolha também não me parece difícil mas puxar pelo ódio quando se é opinion-maker, não me parece que seja o melhor caminho. Seja quem for o presidente do Benfica que tenha o seu sucesso de forma limpa, clara e sem o habitual colinho que mesmo esse não tem sido suficiente, seja a nível estrutural (entrega de terrenos camarários com enormes benefícios fiscais), seja ...ler comentário completo »
    LourençoWOKEN
    2020-10-19 16h08m por nextstep
    Um campeonato não se avalia por um jogo, um casamento não se avalia pelo último ano, um presidente não se avalia pelo último mandato. LFV salvou o Benfica de se tornar num outro SCP. Se um clube se avaliasse só pelos títulos dos últimos anos o FCP estaria bem, mas todos sabemos que está na mais profunda [. . . ] .
    LourencoWOKEN
    2020-10-19 15h27m por El-Mago-10
    Eu analiso os mandatos que me apetecer e faço as minhas escolhas com as minhas próprias perspectivas. 2016-2020 também é passado e não vou deitar fora qualquer pedacinho do passado porque convém à narrativa dos outros.

    ". . . com um investimento maior podiam ser 4 campeonatos nestes 4 anos, facilmente!"
    É com este tipo de arrogância que não me identifico de todo. Isto é desrespeitar completamente os adversários, como se o Benfica jogasse sozinho. É esta cultura de cl...ler comentário completo »
    LO
    El-Mago-10
    2020-10-19 15h04m por LourencoWOKEN
    Estamos a analisar o mandato 2016-2020, não estamos a falar desde 2012, esse mandato é passado e foi analisado em 2016. Em 2020 temos que analisar o mandato 2016-2020 e ver que, em 4 anos, no basquete temos 1 campeonato e 1 taça. 2 supertaças intercontinental/europeia no hóquei. 1 campeonato e 1 taça no futsal. 1 taça no andebol. 2 campeonatos e 2 taças no vólei que com um investimento maior podiam ser 4 campeonatos nestes 4 anos, facilmente! O mandato 2012-2016 foi fantástico nas moda...ler comentário completo »
    Apelo
    2020-10-19 14h42m por El-Mago-10
    Volto a fazer um apelo aos Benfiquistas: façam uma análise aos factos e não se deixem levar por estratégias de desinformação, difamação e todo o ruído que tem surgido à volta destas eleições. Não se deixem ficar pelos títulos sensacionalistas. Analisem o que é real, o que é importante e depois façam uma reflexão. Se fizerem isto, votarão com consciência e isso é o mais importante para o Benfica neste momento. Os Benfiquistas terão o Benfica que merecem.
    LourencoWOKEN
    2020-10-19 14h36m por El-Mago-10
    Não me queria meter nisto, mas se quer contra argumentar, use argumentos verdadeiros. Faça o trabalho de casa antes de dizer disparates.

    Não são 4 anos de saúde financeira, são 7 anos consecutivos com resultados positivos que vão permitir fazer apostas claras no futuro imediato, como aconteceu já nesta época.

    Investir forte no futebol nunca é garante de títulos, mas ainda assim, na era Lage o Benfica gastou mais de 60M. Chamar a isto um desinvestimento na ...ler comentário completo »
    VI
    Filipe Inglês
    2020-10-19 14h16m por vivofutbol
    Excelente análise Filipe. ! Subscrevo totalmente estas palavras, sem tirar nem acrescentar nada
    LO
    nextstep
    2020-10-19 14h06m por LourencoWOKEN
    É pena que o Vieira não seja benfiquista. No que toca ao tacho, só a candidatura do Vieira é que não tem abutres, o resto é tudo aproveitadores de um clube REFUNDADO! ONDE É QUE UM INDIVÍDUO VAI PARA SE MOSTRAR SUPERIOR A TODOS! Rebate, por favor, os argumentos contra-Vieira e diz-me se não está na hora de sair? 4 anos com "saúde financeira" e 2 campeonatos perdidos por falta de investimento. Percursos europeus péssimos. Modalidades como vólei e basquete sem investimento. Tem obra feita nas infra-estruturas? Tem, e o resto?
    Clorofila
    2020-10-19 13h28m por nextstep
    No seu pouco pensado comentário está a chave para entender que o que diz falha na premissa base. Eu explico: como diz bem, escreve "tenha hipoteticamente feito". Entre o hipoteticamente e o de facto vai uma distância tão grande como da realidade ao que diz Francisco J Marques no Porto Canal. E é uma distância que qualquer verdadeiro benfiquista percebe que é tão grande que não usa nunca esse argumento para atacar outro benfiquista.
    nextstep
    2020-10-19 13h16m por clorofila
    Portanto, para ter a certeza de que percebi bem: independentemente das trafulhices que L. F. Vieira tenha hipoteticamente feito, qualquer fulano que por tal justifique a necessidade de mudança para credibilizar e moralizar o clube só lhe merecerá descrédito porque com aquela justificação estará, de alguma forma, a jogar um jogo preparado pelo FC Porto. . . Isto é material de primeira! Brilhante! R. I. P. espírito crítico, que tal beneficiará (??) os nossos adversários! Se eu encontrar uma coluna vertebral por aí perdida, aviso-o.
    Hipócrita!
    2020-10-19 11h39m por nextstep
    Basta ver as razões para argumentar a favor de Noronha Lopes para ver que se trata de um texto de pura hipocrisia. Noronha Lopes não tem nada a oferecer senão visibilidade e tacho aqueles que não cabem na estrutura actual do Benfica. E não há problema em querer fazer parte dos órgãos sociais do Benfica, mas não arranjem histórias para lá chegar. E, mais que isto tudo, algum benfiquista que veja falar dos casos judiciais do Benfica ou de LFV para justificar mudança, para mim fica logo excl...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
    07-04-2024 18:43E8
    Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
    06-03-2024 13:10E4
    Tenho 40 anos e a minha primeira memória do Benfica é de quando tinha sete aninhos. O Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o AC Milan e tenho ...
    03-02-2024 21:44E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa