placardpt
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    2020/09/16
    "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto
    "És presidente de um clube? A tua equipa de futebol está a passar um mau bocado? Nada temas! NovoCiclo2020 tem a solução ideal para ti, uma fórmula imbatível: vai buscar um treinador que já te deu resultados, compra um defesa central experiente, dois extremos brasileiros, um avançado uruguaio para os 20 minutos finais e...bom e é isso. Vais ver que resulta!".
     
    Ah, se fosse assim tão simples. Só que conseguir bons resultados no futebol é bastante mais complexo. Tanto que Luís Filipe Vieira a esta hora deve estar a dizer aos seus botões "o que mais preciso de fazer? Fui buscar Jesus, gastei 80 milhões em reforços e a equipa nem passou da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões?" É como aquele estudante que chumbou no exame e fica surpreendido porque passou a noite inteira anterior a estudar. Esquece-se é que durante o semestre pouco se aplicou e fez os trabalhos todos em cima do joelho. É o que se passa no Benfica actual. Os erros acumularam-se nos últimos três anos e o virar do barco vai demorar tempo. Não há soluções milagrosas. Nem com um Jesus no comando.
     
    O Benfica está num ciclo de tal forma negativo que é difícil saber por onde começar. As críticas são justas para todos: para os jogadores porque continua a ser difícil entender a falta de atitude e garra com que estão a enfrentar os encontros. Repare-se no 2º golo do PAOK: André Almeida recupera a passo lento, Vinícius não faz a falta para parar o contra-ataque, Taarabt marca com os olhos, Weigl está alheado, Grimaldo está mal posicionado e toda a defesa está descompensada. Isto num jogo que valia 40 milhões de euros para o clube. Recorde-se que no último jogo oficial tinham perdido um troféu importante jogando contra uma equipa em inferioridade numérica desde os 38 minutos.
     
    Jorge Jesus também tem que arcar com responsabilidades neste vexame. Chegou com a soberba habitual a prometer uma equipa que ia arrasar e a jogar o triplo e após um mês de trabalho, poucas diferenças se notam. Voltou a insistir em jogadores que já há muito não deviam ser titulares do Benfica: falo de André Almeida (se Gilberto não lhe tira o lugar, porque foi contratado?) e Seferovic. É preciso dar-lhe tempo e a sua competência é indesmentível, mas falhou no primeiro e importantíssimo objectivo para o qual foi contratado.
     
    E o que dizer de Vieira? Que depois de anos de desinvestimento em busca de contas no verde e para abrir espaço a vendas de jogadores formados localmente, fez uma inversão de 180º graus na política desportiva, num período de imensa instabilidade com a Covid-19, de perda de receitas brutal e em que nem a Liga dos Campeões era garantida? Quer-nos mesmo fazer crer que nada tem a ver com as eleições? Torna-se difícil de acreditar. Se no passado exercício, inflacionado com a venda de 126 milhões de João Félix, o Benfica apresentou um lucro de 40 milhões, como vai ser neste exercício, sem tal venda astronómica, com o dinheiro já gasto em reforços e sem as receitas da Champions (e por enquanto de bilheteira)? Ninguém duvida que esta equipa precisava de investimento, mas fazer num mês o que devia ter sido doseado em três anos e neste timing...
     
    Por mais que Luís Filipe Vieira desejasse que este período fosse de bonança e de "no pasa nada", a realidade está-lhe a dar uma valente estalada e aproximam-se semanas de intenso debate eleitoral. Os Benfiquistas têm uma decisão a tomar que é absolutamente fulcral para o futuro do clube: eleger para um 5º mandato um presidente que tem óbvios méritos na recuperação material, financeira e desportiva do Glorioso desde o início do século, mas que se encontra envolto em processos de tribunal que estão a manchar o nome do clube (como este nunca foi manchado) e que por mais anos que passe nunca parece conseguir manter o clube no paraíso desportivamente desejado (e por isso a necessidade de anunciar constantemente "novos ciclos", que mais não são que novas tentativas). Ou então eleger um novo presidente, que provavelmente passará por João Noronha Lopes ou Rui Gomes da Silva. Dois candidatos bastante diferentes que nas últimas semanas têm aumentado as suas campanhas, apresentando ideias e tentando entrar nas luzes da ribalta, mas que precisarão de carregar mais a fundo no pedal, se querem ganhar as eleições. O Benfiquista, principalmente o Benfiquista com 50 votos, é muito conservador e o medo do desconhecido continua a assustá-lo. Até Vale e Azevedo teve 38% dos votos no seu último dia e ainda os estatutos do clube não estavam tão enviesados em favor do líder residente como nos dias de hoje.
     
    Se dúvidas houvesse, o jogo de ontem voltou a reforçar que o Benfica está numa encruzilhada gigantesca da sua História e a decisão tem de ser tomada: os Benfiquistas querem mais do mesmo do que têm tido nos últimos 20 anos, com o que houve de bom e de mau, ou querem algo de novo? Que poderá ser melhor ou pior do que têm tido. Volto ao aluno que tem o exame pela frente e neste caso os alunos são os sócios: estudem. Perguntem. Reflitam. Informem-se. Apliquem-se. Saibam e entendam bem os rumos que o clube pode seguir daqui a um mês e votem em consciência. Não podemos falhar. Juntos temos que voltar a levar o Benfica ao topo. É a nossa obrigação como guardiões do maior clube Português.


    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Lazyfox
    2020-09-18 14h54m por champions2004
    "Se achas o plantel do Slb tão bom, porque não experimentas torcer por eles, e deixar de insultar o emblema que tens no avatar?"

    Que grande cegueira tu tens! Típico de um doente!
    Quando um homem é homem e sabe reconhecer o que de bom tem um adversário, vem um mal formado dizer para apoiar esse adversário.
    Ainda por cima, quando só dizes asneira depois disso. Danilo, Pepe e Corona acima da média? Tu não estás bem ou não sabes o que é um jogador acima da média. ...ler comentário completo »
    Muitos candidatos. . . .
    2020-09-18 14h08m por wantorp
    Bem LFV está desgastado e neste momento é o maior problema do Benfica. Não vale andar aqui com argumentos nem vale apena comparar com o FCP e PC. O seu trabalho foi feito com bons e maus momentos.
    O Benfica precisa de ideias novas, novas experiências, novas vitórias e novas derrotas. Há quem diga que precisa de uma direcção que viva mais o clube (coração). eu acho que precisa de uma direcção que viva mais a vitória e que esteja de consciência limpa.
    Com tantos candidatos LF...ler comentário completo »
    jogadores do benfica
    2020-09-17 17h44m por Blueman
    no meu FC Porto? Deixa-me ver . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    Lazyfox
    2020-09-17 11h07m por MisticaEncarnada
    Eu vejo mais jogadores a terem hipóteses no Porto. Ficariam muito mais fortes. Claro que não seriam todos titulares, não digo isso. Grimaldo seria suplente, Rúben Dias titular provavelmente, Vertonghen provavelmente também, Florentino talvez suplente (ou não, depende do treinador) ou o Weigl, Gabriel suplente provavelmente, Pedrinho, Cebolinha, Waldschmidt , Vinícius, Rafa, Pizzi, Vlachodimos . . . alguns deles suplentes claro. Ou seja, num grupo de 22/23/24 jogadores tanto se...ler comentário completo »
    Acho engraçado
    2020-09-17 10h41m por MisticaEncarnada
    Aquela malta que esperava que o Jesus viesse e passássemos a jogar o triplo de um momento para o outro, que esperavam que o JJ fizesse um brilharete na Champions e que esperavam que o campeonato fossem favas contadas e o que interessava era a Champions já se convenceu que com o JJ as equipas em Portugal (incluindo Sporting) já vão na oitava (ou nona) tentativa de passagem da fase de grupos da Champions e só uma vez passou? E das duas vezes que os clubes (Benfica e Sporting) não conseguiram lá c...ler comentário completo »
    Dos milhões
    2020-09-17 10h40m por Jayman
    Ao Vieira interessam os negócios de MILHOES e com estrangeiros, não tanto pelos jogadores envolvidos e do seu valor desportivo mas mais pelos grupos empresarias que os representam e as suas ligações á sociedade fora do mundo do futebol.
    Desse modo e por essa razão se justifica o facto de com a defesa em ruínas deixar sair Tapsoba para a Alemanha quando estava aqui debaixo do nosso nariz, assim se justifica deixar estar Edwars em Guimarães e torrar 20M no obscuro Pedrinho, só assim se...ler comentário completo »
    Champions 2004
    2020-09-17 00h26m por Lazyfox
    Tu és como o AVB. O AVB é que era capaz de ficar enojado com um comentário de um suposto portista como tu. Se achas o plantel do Slb tão bom, porque não experimentas torcer por eles, e deixar de insultar o emblema que tens no avatar?
    Sabes ao menos enumerar 11 jogadores portistas? Corona diz-te algo? Pepe diz-te algo? Danilo diz-te algo? Ver o Tarabt jogar, até me faz pensar que uma múmia como o Sérgio Oliveira é um craque!
    Paradoxalmente a ti, do Slb só vejo o Rafa, o Pizzi...ler comentário completo »
    RI
    Opinião de verdade
    2020-09-17 00h24m por ricleal
    Parabéns Filipe pela análise.
    O investimento este ano tem sido desmedido, dizer que o clube aproveita a crise para investir é tentar enganar a verdade de tudo que se passa no clube. Foi mais que assumido que a ida UCL é fulcral para qual clube grande, seja ele português ou estrangeiro, na fase que atravessamos, numa época que dificilmente vai ter público nas bancas, os milhões que vêm da presença na prova são fundamentais para qualquer clube, principalmente para os portugueses. N...ler comentário completo »
    Comentários a quente
    2020-09-16 23h49m por champions2004
    Tudo o que leio no texto e quase tudo nos comentários é verdade.
    Para a altura que é, podemos dizer que foi um golpe nas ambições e nas contas que desiludem as pessoas ligadas ao Benfica. Mas isso é hoje. Na próxima semana está tudo esquecido.
    Se o Benfica tiver um bom arranque na liga, a malta vai esquecendo este descalabro.
    Não sou defensor do Benfica nem lhe quero bem. Sou como AVB, fico satisfeito com o seu insucesso. Mas, é preciso ver que o Benfica tem um en...ler comentário completo »
    SaraviaPorPagar
    2020-09-16 23h24m por ReturnoftheEagle
    No novo acordo entre Benfica e Corinthians, ficou estabelecido que a primeira parcela será paga em Agosto de 2021. Até lá, o Benfica não está em incumprimento. Não deixa, porém, de ser uma boa tentativa.
    Agora?
    2020-09-16 22h57m por PedrinhoPorPagar
    Agora paguem o Pedrinho!
    Opinião
    2020-09-16 22h16m por slbmeireles
    O investimento veio de agora? O ano passado gastou-se mais de 80 milhões, sim porque Pedrinho foi contratado ainda na época anterior.
    Sim concordo que arriscado nesta fase fazer investimentos tendo em conta a fase que estamos a passar de pandemia. Mas se os nossos rivais com problemas financeiros bem piores que nós, conseguem investir nós não vamos investir quando claramente é necessário.
    O durante 3 anos, o Benfica experimentou e bem a aposta na formação. Financeiramente d...ler comentário completo »
    LO
    Já chega
    2020-09-16 21h59m por LourencoWOKEN
    Foi claramente um investimento de campanha eleitoral, tanto no treinador como nos jogadores. Correu-lhe mal e agora tem que ser corrido do clube de qualquer maneira. JNL é a solução, especialmente para devolver a saúde financeira que este camelo acabou de destruir.
    Agora?
    2020-09-16 21h57m por Indominus
    Agora é lamber as feridas e seguir em frente. Nem sempre se pode ganhar. Siga para Bingo!
    Este ano não há desculpa para não ganhar o Campeonato e chegar longe na Liga Europa.
    RA
    Noronha Lopes
    2020-09-16 21h49m por ra1620
    tem sido contundente com o FCporto e especialmente com Pinto da Costa.
    Bem-Haja.
    VI
    Mais um detalhe
    2020-09-16 20h16m por vivofutbol
    Caro Filipe, o rebanho vieirista seguramente desde ontem á noite ja deve ter recebido ordens para atacar e arrasar tudo o que seja opiniao que possa beliscar o líder máximo Rei Sol por mais um autentico desastre humilhante e vergonhoso. Mais um a juntar ao reportório de LFV.
    Como disse eles andam aí seguramente mais atiçados do que nunca, pois o medo e a insegurança nunca foi tanta por parte dos parasitas "tacheiros" que vivem á custa do clube. Saudações
    VI
    Filipe Inglês
    2020-09-16 20h00m por vivofutbol
    Excelente análise mais uma vez caro Filipe, aka Bakero. Quando se sente verdadeiramente o clube, e quando se gosta verdadeiramente do clube e quando o que interessa realmente sao os interesses do clube, as análises sao assim, frias, duras, coerentes e verdadeiras. Sem olhar a nomes, dirigentes, treinadores ou jogadores doa a quem doer. Eu estou do lado daqueles que prefere respirar e ver algo novo apartir de Outubro, com todo o risco que isso possa acarretar. Nao quero mais do mesmo...ler comentário completo »
    Agora
    2020-09-16 19h54m por jaimepacheco
    É fazer as continhas e passar o relógio à frente que a época do Benfica terminou ontem com a humilhação em terras gregas.

    Como diz um dito cujo :"Para o ano há mais. ".

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
    07-04-2024 18:43E8
    Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
    06-03-2024 13:10E4
    Tenho 40 anos e a minha primeira memória do Benfica é de quando tinha sete aninhos. O Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o AC Milan e tenho ...
    03-02-2024 21:44E5
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa