betclicpt
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      2020/08/22
      "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

      Começo por contextualizar o assunto principal deste artigo, as dívidas do Sporting ao SC Braga.

      A temporada anterior em Braga teve cinco treinadores, como já é de conhecimento geral. Abel Ferreira saiu na pré-época e entrou Ricardo Sá Pinto, que fez uma grande campanha europeia, mas esteve muito aquém na Liga portuguesa, como atestam, por exemplo, as derrotas consecutivas contra os dois últimos classificados de então, D. Aves, fora, e Paços de Ferreira, em Braga. Assim, em dezembro, a saída de Sá Pinto pareceu natural para quem tem sede de vencer, face ao incumprimento das expectativas existentes na legião do Minho. Para o seu lugar entrou Rúben Amorim, que teve um percurso brilhantes na Liga, onde só cedeu um empate frente ao Gil Vicente, e na Taça da Liga, em que venceu com brilho a final four disputada precisamente em Braga.

      Ora, foi como campeão de inverno e alojado no terceiro lugar que o treinador que começara na equipa B arsenalista foi assediado pelo Sporting, algo só possível neste país, onde algumas coisas impensáveis acontecem de modo impune. O Sporting prometeu a Rúben Amorim condições financeiras incomparavelmente superiores às ele tinha em Braga, e ao SC Braga prometeu pagar a cláusula de rescisão, que era de dez milhões de euros. Os leões propuseram o pagamento em duas tranches, tendo falhado logo na primeira, o que obrigava a pagar tudo a seguir. Escudados na pandemia propuseram novo acordo, que remetia o pagamento para o próximo mês de setembro, o que foi aceite pelo líder bracarense, António Salvador, que acreditou no que ficava escrito. O acordo assinado, sem qualquer boa fé por parte dos leões, previa o acréscimo de juros em caso de incumprimento, pelo que a verba atual, que deverá ser liquidada em setembro próximo, se situa bem acima dos dez milhões de euros iniciais. Portanto, o Sporting foi a Braga aliciar e “roubar” o treinador a um concorrente direto na luta pelo terceiro lugar. A conclusão da Liga confirmou o pódio aos Gverreiros do Minho, mesmo sobre o limite do seu epílogo, parecendo que se escreveu direito por linhas tortas, ou desonestas.

      A presente temporada tem mostrado um Sporting pujante no mercado, mesmo sem pagar, de modo inconcebível, as dívidas que tem para com o SC Braga, voltando a usufruir impunemente de concorrência desleal na luta pelos lugares do pódio, que terão importância maior a partir de agora, uma vez que todos permitem chegar à Liga dos Campeões, com tudo o que isso representa, desportiva e financeiramente.

      Face ao exposto, como sócio de muitos anos do SC Braga, proponho, em jeito de exigência, uma postura inflexível ao Presidente António Salvador, traduzida na apresentação de uma legítima queixa à FIFA logo depois de terminado o prazo de setembro, que se aproxima e atormenta os leões de bolsos vazios. Penso que este meu pensamento será corroborado pela maioria esmagadora dos associados do clube e apenas peca por tardia, mas como diz o povo “mais vale tarde do que nunca”. Estarei atento ao que se vai passar e nem me passa pela cabeça qualquer novo acordo que permita prolongar os prazos de pagamentos dos “calotes” existentes.

      Esta semana a legião minhota foi surpreendida pela substituição do OLA (Oficial de Ligação aos Adeptos), tendo saído Rogério Gonçalves, de trato afável, entrando para o seu lugar o ex-comissário da PSP de Braga, José Barbosa. Esta nomeação caiu mal no universo arsenalista, como mostram as inúmeras reações negativas, quer nas redes sociais, quer nos fóruns braguistas ou mesmo em grupos privados de sócios, uma vez que ninguém se esquece dos contínuos maus tratos da polícia, onde ele era comissário, para com os adeptos nas deslocações ao longo dos últimos anos. O currículo apresentado pelo novo OLA mais parece que ele foi nomeado para Oficial de Segurança dos Adeptos, pelo que não auguro nada de bom no desempenho do cargo. Se o futuro me desmentir cá estarei para me retratar.

      A pré-época continua em Braga, na cidade desportiva, e a comunicação regular entre o grupo e os adeptos, através das redes sociais e do canal do clube, tem mostrado que o exigente caminho do sucesso aparenta estar encontrado. O grupo está, por agora, fechado, mas admito que Paulinho possa ainda sair em breve e que alguém entre para o seu lugar. Se por alguma razão o avançado português, que estranhamente ainda não é internacional A por Portugal, ficar em Braga sugiro que o clube lhe renove o contrato, melhorando as condições salariais. Paulinho sempre foi e continuará a ser acarinhado em Braga. Espero que ele continue orgulhoso do símbolo que representa.



      Comentários (13)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Excelente comentário
      2020-08-27 19h03m por Paddock10
      Gosto particularmente do facto de haver descontentamento em relação a postura do Presidente do FCB. Não entro em guerras clubisticas porque na realidade o Braga embora esteja no bom caminho, ainda não é e dificilmente será nos nossos tempos da dimensão do SCP. Nem em número de adeptos, sócios, dimensão desportiva, sócio, títulos ou valor da marca. O que estamos aqui a falar é de negócio. Se vocês pagarem as prestações da casa e não tenham liquidado o empréstimo de 40 anos, faz de vocês...ler comentário completo »
      Piton
      2020-08-25 20h51m por redlegion
      Tens de definir melhor as tuas noções de ironia. Para chegar aos vossos calcanhares mais cedo era preciso que fossemos o clube favorito das elites portugueses, protegidos pela família Salgado e pelo BES que fazem tudo para vos manter à tona (até dívidas perdoam, enquanto os contribuintes pagam esses erros de gestão). E mais, era necessário que não nos tirassem a hipótese de lutar por pódios e títulos para vos favorecer e manter relevantes. Repito, acham-se grandes, mas têm atitudes muito...ler comentário completo »
      Piton
      2020-08-24 22h13m por redlegion
      Tu deves ter um problema qualquer. Primeiro mandas-me ler notícias e procurar informação, eu faço isso e quando afirmo que não encontrei nada, dizes que era só uma brincadeira. . .

      Em relação às transferências, mais uma vez não encontrei informação de que o Braga deve ou deveu e alguma coisa e tanto quanto se sabe, esses jogadores vieram a custo zero e não há prova em contrário. Se calhar essa afirmação também foi na brincadeira. . .

      Que eu saiba o Porto e o...ler comentário completo »
      PI
      redlegion
      2020-08-24 20h48m por Piton
      Isto está difícil. . . eu estava a ser irónico sobre as notícias. . . os clubes pequenos não dizem nada, por isso é que não vês notícias, porque vão para a lista negra. . . agora o teu presidente vem para as conferências de imprensa, todo emproado mas só quando é o Sporting. . . quando é o Porto ou o Benfica, anda pianinho.
      Quanto às transferências a custo zero estás redondamente enganado. Pagou, valores insignificantes para a dimensão do Braga, mas que dão bastante jeito aos tai...ler comentário completo »
      Piton
      2020-08-24 10h41m por redlegion
      "Não vês notícias!? Pois não. . . se visses é que era de estranhar. . . ". Fui procurar notícias sobre isso e não encontrei nada, talvez me possas dar uns links para eu ler. . .

      Tanto quanto se sabe, o Xadas e o Gil Dias (que só esteve um ano nos juniores do Braga) e vieram a custo zero.
      PI
      redlegion
      2020-08-24 01h15m por Piton
      Eu não disse que ainda não tinha pago. . . já pagou sim senhor, mas demorou. . . !
      Não vês notícias!? Pois não. . . se visses é que era de estranhar. . . os clubes pequenos se colocarem a boca no trombone são fortemente "penalizados" no futuro, ou seja, vão para a lista negra, se é que tu me entendes! Tens alguns jogadores que saíram da Sanjoanense para o Braga mas vou reduzir a lista a dois: Gil Dias ou Xadas! Ou os dois. . . informa-te lá se foi tudo pago no prazo previsto!
      ...ler comentário completo »
      EN
      Cartilhados
      2020-08-23 20h56m por EnormeSCB
      Falar em cartilhados quando se apoia um clube com marionetas diárias na tv como Fernandos Mendes, Pinas, Roquetes e Cª, só dá vontade de rir.
      Piton
      2020-08-23 16h57m por redlegion
      Gostava de saber que dívida é essa à Sanjoanense e onde é que o Braga demora "uma eternidade" a pagar a outros clubes, sendo não se encontra nada sobre isso.

      Para próxima apresenta dados concretos e provas e não informações tiradas de um certo sítio. . .
      ZI
      Só em Portugal
      2020-08-23 10h39m por zimmmm
      Só em Portugal pode um clube fazer o que o Sbording faz. Noutro país já tinha ido parar aos campeonatos nacionais. É impossível estar constantemente a não cumprir contractos firmados com outros clubes, a alterar contractos para se livrar das percentagens divididas que foram negociadas de boa fé e isto tudo aliado a um passivo que poria qualquer empresa na falência. Clube de condes, mentalidade de escumalha.
      LI
      Gostava de saber
      2020-08-22 18h19m por lionpride
      Porque é que 3 clubes têm direito a cartilhados no zz. . .
      Este então ou entra mosca. . .
      Recadismo
      2020-08-22 16h57m por jms
      Se não é, parece.
      Independentemente da bondade das decisões, não é isso que aqui está em causa, o Sporting Clube de Portugal contratou Ruben Amorim nos exatos termos estabelecidos pelo Sporting Clube de Braga quando contratou este profissional para seu treinador. Roubar?!
      O processo e momentos de pagamento da cláusula de rescisão foram estabelecidos dentro da liberdade contratual entre as partes. Concorrência desleal?!
      O SCP terá falhado o primeiro pagamento (extraord...ler comentário completo »
      PI
      O Salvador não tem moral. . .
      2020-08-22 16h51m por Piton
      Pergunta ao Salvador quanto tempo demora a pagar aos clubes pequenos onde vai buscar jogadores. . . demora uma eternidade, não cumpre os prazos estipulados e ainda se aproveita, renegociando com clara desvantagem para os clubes pequenos. . . há vários casos desses em Portugal. Um deles é a Sanjoanense. . . por isso, para setembro, ainda faltam uns dias! Agora se devem, têm que pagar. . . É inadmissível a sonsice e a falsa moral do autor deste artigo. . . ou seja, não passa de mais um marroquino todo contente por ficar em 3o lugar.
      Outra vez
      2020-08-22 11h35m por DabidBTV
      Arroz com o raio da conta? O prazo é Setembro não é?
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      A cidade de Leiria recebeu a final four da Taça da Liga, em condições atípicas, devido à ausência de público, que condicionou desde logo o ...
      24-01-2021 12:33E7
      O frio estádio de Paços de Ferreira recebeu a visita do SC Braga, num jogo em que o técnico pacense elogiou muito a equipa adversária. Desconfiei desde logo desses ...
      17-01-2021 14:34E1
      O estádio da Pedreira recebeu o primeiro jogo da jornada treze, depois do adiamento do jogo da Choupana, reduto do Nacional. O encontro, frente ao Marítimo, disputou-se tardiamente, ...
      10-01-2021 11:48
      Opinião
      A Coluna é do Silva
      Paulo Silva
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho