placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2020/02/17
    E7
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    ... Não se importarão que seja ali, onde nasceu Portugal, que nasça uma tolerância zero que até hoje não existiu no futebol português. Não se importarão porque sabem que o que aconteceu este domingo é inaceitável, num estádio ou noutro sítio qualquer, em pleno século XXI. Porque sabem que muitas crianças que ali estão presentes semanalmente precisam de outras referências que não estas. Porque sabem que, por ter sido em Guimarães que Marega teve uma época de reabilitação, onde foi acarinhado e aplaudido quando vinha de um cenário deplorável na primeira passagem no Dragão, não têm assim o direito de, de todas as formas, o tentarem provocar. Porque sabem que a sua devoção ao clube é maravilhosa quando o sentido é apoiar os seus e que é por isso, só por isso, que são uma referência nacional no ambiente que criam.

    Porque se sabe que este é, no seu íntimo, um país ainda racista, envergonhadamente contido, mas bem visível em momentos em que afloram as emoções. Porque se sabe que o argumento «eu até tenho amigos pretos» é, ele mesmo, racista. Porque se sabe que o argumento «até temos jogadores de outras raças», misturado com insultos racistas a adversários, não cria qualquer atenuante. Porque se sabe que ter «amigos» de outra cor ou jogadores na equipa de outra raça não transforma uma ação reprovável. Porque se sabe que o futebol tem reiterados momentos destes, apenas distintos na reação Marega, heróico ao não se vergar à estupidez humana.

    Também se sabe em Guimarães, ou calcula-se (bem), que não é ali que mais se pratica o racismo. Não sei apontar um estádio. Mas sei apontar inúmeras situações que fui vendo nos últimos anos. Sem «alegados», porque foram sempre insultos racistas. Na Luz, com o próprio Marega e sobretudo com Hulk, quer ao serviço do FC Porto, quer ainda pelo Zenit. Também em Guimarães, com Nélson Semedo. Na vergonhosa campanha, estádios fora, em 2016 com Renato Sanches. Em Braga, no jogo contra o Ludogorets. No Dragão... com o próprio Marega. Ouvi, sem que alguém tivesse de me contar. Como também vou ouvindo sons de very-lights, alusões ao «avião da Chapecoense», insultos rasos através do megafone. E como ouvi, num dos mais baixos de todos, os insultos a Rochinha (não, não foi só na época passada, foi também há 15 dias no Bessa. Alto e bom som, cantado por bem mais do que 2 ou 3 pessoas) - bem sei que vêm aí outros exemplos, não consegui estar em todos.

    É lógico que, em Guimarães, se sabe que nenhum desses casos vai ter consequências. Não há retroativos neste capítulo. Mas pode e tem de haver uma nova era. Que se punam os muitos autores do que aconteceu este domingo, que se castigue o clube se necessário, mas que não se aponte somente este como um exemplo de como se atua quando o caso é extremo. Porque tudo está errado quando tem de ser um jogador a sair de campo para que surja, enfim, uma medida.

    Não! Tem de se punir toda e qualquer manifestação racista. A emoção permite muita coisa no futebol, mas nunca pode permitir que sejam violados os direitos humanos de cada um. Nunca isso pode ser desculpa e nunca isso pode ser desculpável.

    Que seja um começo, que principie em Guimarães (já que assim não foi quando, em 2016, se puniu o Leixões com dois jogos à porta fechada por cascas de banana arremessadas para o relvado) e que, como há muitos séculos, conquiste o resto do país. Porque o futebol é de todos e para todos, se todos nele souberem estar.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Há um vitoriano que se importará. . .
    2020-02-17 22h55m por carlos_batuta
    . . . passem pelo Facebook do Dr Cirilo, colunista neste espaço, e que está activíssimo desde ontem à noite.

    Esclarecedor sobre a verticalidade da personagem.
    Benji__
    2020-02-17 19h27m por nextstep
    O problemanãoestánas claques. estánas pessoas que as constituem e , se no seu caso, não fez isso que diz, de certeza que sabe melhor que ninguém que não estará em maioria no seio da sua claque, especialmente se for uma das dos chamados 3 grandes.
    Fala bem
    2020-02-17 19h22m por filipealves201
    Que o Vitória seja castigado ( como vitoriano que sou) mas que seja para todos. Agora é que vamos ver!
    BE
    Twice
    2020-02-17 15h13m por Benji__
    Porque esse ataque as claques?

    eu pertenço a uma claque e nunca levei um engenho pirotécnico para o estádio, nunca agredi ninguem e nunca entoei canticos racistas. .

    Logo porque esse ataque? Quando se calhar no jogo de ontem, houve mais gente fora das claques a insultar o Marega com canticos racistas que a propria claque. .
    PO
    Nada disto é novo.
    2020-02-17 14h06m por PortoDragao
    A cultura e educação do povo português, em geral, não difere muito do que era na minha infância e juventude. E não vão ser castigos e jogos à porta fechada a contribuir para melhoras. Em breve, mais bestas incultas e analfabetas a lançar impropérios xenófobos, num estádio perto de si.
    Definição de Racismo
    2020-02-17 13h45m por AiOGajo
    Ofensa NÃO É RACISMO!
    São coisas distintas e que querem colar as duas a ver se pega, mas não vai lá. . .
    TW
    Exemplos
    2020-02-17 12h25m por Twice
    Tudo casos de falta de educação e distinguir o desporto e as emoções do fanatismo. Ontem foi racismo, por parte de abeculas que provavelmente vão aos jogos para minimizar as frustações da vida e mandar umas bocas aos jogadores e árbitros porque não o podem (ou secalhar até podem e fazem) em casa. . . é uma tristeza, mas é a sociedade. Felizmente ainda há pessoas contidas e com noção que trazem a falta de educação para este meio ambiente que também faz parte, mas infelizmente à anormais que...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa