placardpt
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    2020/01/19
    E5
    "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto
    Tic...tac...tic...tac...15 horas!! Carrego no botão comprar no site do Benfica o mais rápido possível e avanço sem problemas ou lentidão. «Será possível? Assim tão fácil?». Coloco o nº de sócio e cartão de cidadão e oh...erro. Insisto e novamente erro. Mais 5 insistências e sempre a dar erro. À 6ª insistência? Uma mensagem a dizer que o nº de sócio não cumpre os requisitos para comprar o bilhete. «Como assim? Ainda ontem recebi email do Benfica a confirmar que tinha ido a todos os jogos desta época e que tinha prioridade para o derby». Depois de várias insistências, necessidade de dar um passo atrás e voltar ao botão 'comprar'. Mas claro, agora vamos para a agonizante fila de espera. E entretanto já passou meia-hora. Uma hora. Uma hora e meia. Já vou com 3 separadores abertos no computador e 2 no telemóvel quando um finalmente avança! E desta vez sem erros, compro o bilhete. Vou mais uma vez a Alvalade!
     
    Dia de jogo, turno de trabalho trocado da noite para a manhã e o ponto de encontro é o Estádio da Luz. Para encontrar companheiros e beber uma(s). Sortes e azares: um conseguiu comprar bilhete em cima da hora, outro perdeu o bilhete e não o encontra! Nem quero imaginar o que é perder um bilhete destes. Vou ao bolso e confirmo: o meu está no envelope. Apanhamos um uber e saímos em Telheiras. Os últimos metros são feitos no meio da multidão sportinguista. Ajuda estarmos descaracterizados. Informada a polícia que temos bilhete para o sector visitante, juntamo-nos finalmente aos nossos. No acesso às bancadas vamos verificando o quanto já está em força a nova moda, a colagem de autocolantes: por todas as paredes, colunas e ferros são dezenas de autocolantes do Benfica que funcionários do Sporting terão que descolar no dia seguinte.
     
    Já fui a Alvalade mais de dez vezes, mas sempre tenho a sensação de entrar num universo paralelo. Ali o Sporting é «a Maior Potência Desportiva Nacional», já venceu medalhas olímpicas, prémios de FIFA World Player e claro, tem 22 campeonatos. Até um pano coloca para o de 1937/38, quando foi o Benfica que o conquistou. Mas uma coisa estava diferente: o ambiente. Constato que é um clube triste, deprimido, em guerra. Muitas cadeiras à vista, bancada ultra praticamente vazia e pouca resistência aos nossos cânticos (logo eles que são, aqui sim, a maior potência assobiadora nacional). Em cima da hora, o estádio lá ganha ambiente de derby e começa o jogo. Entramos fortíssimos, com oportunidades de Chiquinho e Vinícius. Logo a seguir é Pizzi a ter um bom remate, mas do nada o Sporting atira ao poste. Ferro não anda bem, serão problemas físicos? O resto da 1ª parte é equilibrada, o que vai desgostando o sector campeão. Sabemos que somos mais fortes, sabemos que o FC Porto perdeu! Não podemos desperdiçar esta oportunidade! Já basta de dar a mão ao clube do Norte quando ele está caído, como fizemos na Luz na 3ª jornada.
     
    Depois do espetáculo de fogo-de-artifício proporcionado pela Juve Leo, a verdade é que na 2ª parte a toada mantém-se: Eles parece que querem, mas não conseguem. Nós parecemos que conseguimos, mas não queremos. Lage demora nas substituições até ao limite da nossa paciência, mas finalmente joga o trunfo: o nosso Rafa está de regresso! O homem que nos primeiros 2 anos não acertava na baliza nem que a tivesse a um metro de distância, é agora um extremo com golo. E porventura o melhor jogador da nossa equipa e do campeonato. É óbvia a explosão de alegria quando marca o 1º golo, só ligeiramente atenuada por aquela interminável espera pela confirmação do VAR. É anti-emoção, é anti-sentimento, é anti-futebol! Sempre vou ser contra o VAR. Quanto ao 2º golo, o festejo pôde ser cheio e glorioso. Não havia dúvida nenhuma, Rafa bisava e o Benfica vencia mais uma vez em Alvalade. Dizem que já temos mais vitórias lá na História que o próprio clube da casa. Não me surpreende.
     
    Depois foi a tradicional espera de uma hora até sair do estádio e o arranque do cortejo até ao Estádio da Luz. Sem grande euforia, que isto de ganhar ao Sporting já teve melhores dias. O ocasional «pró ano há mais, olhá cabeça» aos esporádicos sportinguistas com que nos cruzamos, mas nada de mais. Em tempos a claque do Real Madrid chegou a levantar uma tarja num jogo contra o Atlético de Madrid que dizia «Procura-se rival digno para derby decente». Em Portugal ainda não chegámos a tanto, mas é verdade que poucas vezes se viu Benfica e Sporting em patamares tão distantes.
     
    Nota final: o Glorioso acaba de fazer a melhor primeira volta de sempre de um clube em Portugal, com uns incríveis 48 pontos em 51 possíveis e já vai com 7 de avanço para o FC Porto e 19 para o Sporting. É bom, é fantástico, mas nada de embandeirar em arco. Ainda o ano passado se provou que 7 pontos são recuperáveis.


    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LI
    Fragha
    2020-01-20 17h30m por litoslima
    Amigo, não me conheces de lado nenhum se dizes que eu só sei dizer mal. Se achas que criticar o que merece ser criticado não deve ser feito então não queres que o Benfica vá para a frente. Se quiseres que diga muita coisa bem, posso dizer, não quis dizer inicialmente porque não quis alongar o comentário, suponho que ninguém aqui no zerozero tenha vida para andar a ler comentários de um treinador de bancada.

    O Vlachodimos foi muito seguro, como sempre tem estado. Negou mui...ler comentário completo »
    LI
    MisticaEncarnad a
    2020-01-20 17h18m por litoslima
    Continuo a achar que o Benfica não jogou nada. Este Sporting não é uma equipa por aí além e esteve por cima a maioria do jogo. Não ganhou porque tem um plantel inferior ao nosso, principalmente do meio campo para a frente.

    Quanto ao Gabriel, o que tu estás a falar é o Gabriel da época passada. Esse Gabriel tinha uma qualidade de passe enorme, para além de toda a raça e qualidade defensiva (que felizmente não perdeu). No entanto, esta época não sei o que se passa com ele. ...ler comentário completo »
    FR
    MisticaEncarnad a
    2020-01-19 21h41m por Fragha
    Portanto, para ti, vir de dois jogos intensíssimos, o último dos quais a menos de 72 horas como mandam os regulamentos, não conta para nada, né?
    Já nem respondo ao outro de baixo, porque dar atenção a quem só sabe dizer mal, é só estúpido.

    Chamar "vaca sagrada" a um dos capitães, que ainda na jornada anterior nos valeu dois pontos e que ainda a última época foi o melhor DD em Portugal e quando a sua alternativa fez 90 minutos no último jogo da taça, também teria o...ler comentário completo »
    litoslima
    2020-01-19 20h12m por MisticaEncarnada
    Eu não acho que Benfica não tenha jogado nada, acho que não teve um jogo brilhante mas mereceu a vitória. O que me deixa insatisfeito não foi o jogo de sexta em si, foi o facto de ter sido um dos melhores jogos desta temporada, o que significa que na grande maioria deles a nossas exibições não têm sido razoáveis sequer.
    Com um Pizzi completamente apagado, um lateral direito que goza do estatuto de vaca sagrada da equipa e um Vinícius numa noite desinspirada o Benfica vai gozando de...ler comentário completo »
    LI
    Sem espinhas?
    2020-01-19 19h10m por litoslima
    Sem espinhas nada! Não jogámos nada e só ganhámos porque temos o Rafa! O Benfica jogou mal e foi culpa própria! Ferro a estar na lua, Almeida estar lá ou não é igual, Pizzi esconde-se como sempre, Gabriel a falhar passes desnecessariamente por teimosia e estupidez. Não entendo como é que Taarabt só entrou aos 95. . .

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
    07-04-2024 18:43E8
    Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
    06-03-2024 13:10E4
    Tenho 40 anos e a minha primeira memória do Benfica é de quando tinha sete aninhos. O Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o AC Milan e tenho ...
    03-02-2024 21:44E5
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa