placardpt
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    2019/12/20
    E3
    "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

    Estamos a chegar ao fim de mais um ano e ao Benfica apenas falta realizar um encontro para a Taça da Liga, que já é quase uma obrigação de calendário, tendo em conta que dificilmente tem hipóteses de apuramento. E o que fica de 2019 para o maior clube Português? A verdade é que começou da pior forma possível, com aquela aterradora derrota em Portimão, onde todos os pesadelos se instalaram no clube. Eram os dois auto-golos, eram os lenços brancos, era a "luz" do Presidente a revelar-se um flop, era a demissão anunciada mas incrivelmente tardia de um treinador. O clube ficava a 7 pontos da liderança e parecia caminhar para a 2ª época triste, depois do desapontamento que foi 17/18.

    Mas depois, quase que como por milagre, a águia renasceu, como "Félix". Ao ponto de ter ganho todos os jogos fora para o campeonato desde essa derrota a 2 de Janeiro. Incrível! É aliás, algo que se tem repetido nos últimos anos. As temporadas do Benfica estão a começar a ter um molde que se repete: pré-época cheia de dúvidas, mas quando se espera que o clube arranque os jogos oficiais com o pé esquerdo, é o pé direito que se chega à frente. Mas depois vêem as derrotas europeias, os primeiros pontos perdidos no campeonato e às vezes eliminação das taças e com isso uma enchurrada de críticas. Que o plantel tem falhas, que se aposta demasiado no Seixal, que o clube nunca mais consegue ter estofo europeu. Mas depois o treinador acerta num onze, fixa-se nele e a equipa começa aos poucos a embalar até uma 2ª volta quase sempre a voar, o tal "Ferrari" como dizia Jorge Jesus. Nos últimos anos só a malfadada 17/18 não acabou em título (e mesmo essa não esteve tão longe quanto isso, imagine-se que Herrera chutava para canto em vez de para a baliza do Varela).

    E se é verdade que o Benfica este ano não vai melhorar nada do que fez nos últimos anos (nomeadamente dar o salto europeu e disparar em relação a um FC Porto intervencionado pela UEFA), parece agora bem lançado para repetir o bom que tem feito nos outros anos. Isto é, ser campeão. E ser campeão é felicidade, é alegria, é plenitude.

    Poder-se-á dizer que é pouco para o Benfica. Ainda recentemente surgiu mais uma sondagem que confirma que o clube tem sensivelmente o dobro dos adeptos de FC Porto e Sporting. Como é que um clube com tamanha diferença de receitas (e se não tem, devia ter) não está disparado em relação aos rivais? Os 3 grandes em Portugal não estão em linha paralela, há um à frente e dois atrás. A liderança do futebol Português tem a forma geométrica de um triângulo. Mas pode-se ter alguma memória e entender tudo o que o clube passou nos anos 90 e início de 2000, dando alguma cobertura à estafada conversa das "pedras da calçada" de Luís Filipe Vieira. Não é a desculpa perfeita que ele sempre procura, mas justifica ainda algo. Nomeadamente não chegarmos ao cúmulo de acharmos que ser campeão já não é suficiente para sermos felizes. Até no tempo do Eusébio se ficava satisfeito com isso, certamente. Independentemente da exigência de querer mais. Nas Taças e na Europa.

    Nota final para as referidas Taças: Depois de 7 conquistas em 9 anos já vamos lançados para o 4º ano seguido sem vencer a Taça da Liga. Não pode ser. O chavão "o Benfica entra para ganhar em todas as competições" não pode ser só isso, um chavão. Estamos a oferecer uma taça ao FC Porto ou ao Sporting, muito provavelmente. Eles festejarão e nós veremos pela tv. E quanto à Taça de Portugal, está aí o péssimo pecúlio dos últimos 20 anos: apenas 3 conquistas. É demasiado pouco para o clube recordista. Esperemos que este ano cheguemos até ao Jamor e conquistemos a prova Rainha. Para casá-la à prova Rei. O "Red Wedding" em que todos vivem felizes para sempre (ou antes, até ao recomeço do molde das últimas temporadas: "pré-época cheia de dúvidas, mas quando se espera que o clube arranque os jogos oficiais com o pé esquerdo...")



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DSaraiva90
    2020-01-13 18h59m por TSG_Hoffenheim_1899
    mas do que vale teres 7 pontos de avanço a 20 jornadas do fim quando o adversário como que por milagre saca 58 pontos em 60 possíveis após isso?!?
    Prefiro ter os mesmo pontos que o Benfica a 20 jornadas do fim e o adversário fazer um campeonato como estava a fazer até então, pelo que iria perder uns 15 pontos até ao fim (pela média de pontos que tinham até então), a margem de erro do FCP nesse cenário seria maior apesar de ter os mesmo pontos do que no outro cenário em que tem 7 de avan...ler comentário completo »
    DS
    TSG
    2019-12-20 20h13m por DSaraiva90
    Tiveste 7 pontos de vantagem, perdeste em casa com Benfica e ainda falas que foram os árbitros os responsáveis do título? Poderia estar aqui a enumerar alguns jogos em que o Porto foi beneficiado em 17/18 mas sabes pq não o faço? Porque sei dar mérito a quem o tem e o Porto nesse ano foi MUITO mais competente que o Benfica. Tristes adeptos como tu que quando ganham são os maiores mas quando perdem a culpa é sempre dos árbitros e não conseguem dar mérito. Por isso que o nosso futebol e o nosso...ler comentário completo »
    quando li
    2019-12-20 16h56m por TSG_Hoffenheim_1899
    "quase que como por milagre" vi que não sou o único a achar que o SLB esteja 10 pontos á frente ou atrás em Dezembro, é certo que a bem ou a mal lá é campeão em Maio ^^
    Na época 15/16, na época 18/19, como que por "milagre" uma equipa que não jogava nada até ao Natal, depois disso arranca para a "Série dos Invencíveis", com produção de L. F. V com a parceria da APAF, onde ganham 16 dos 17 jogos da 2ªvolta.
    A Netflix que o SLB vai criar com certeza terá ambas as temporadas de uma série que só em Portugal se pode achar ser "milagre".

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
    07-04-2024 18:43E8
    Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
    06-03-2024 13:10E4
    Tenho 40 anos e a minha primeira memória do Benfica é de quando tinha sete aninhos. O Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o AC Milan e tenho ...
    03-02-2024 21:44E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa