placardpt
      Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês
      2019/11/29
      E5
      "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

      O Benfica venceu 5 das últimas 6 Ligas e estamos insatisfeitos com Luís Filipe Vieira. O Benfica venceu 28 dos últimos 30 jogos para o campeonato e estamos insatisfeitos com Bruno Lage. O Benfica marcou 103 golos a época passada e nesta tem o melhor ataque e a melhor defesa e estamos insatisfeitos com os jogadores. A verdade é que o Benfica raramente é Benfica e por isso passamos boa parte do tempo insatisfeitos com o Benfica. Eu quase que aposto que a única vez que os benfiquistas estiveram verdadeiramente felizes com o clube foi em 2 de Maio de 1962 quando vencemos o Real Madrid por 5-3 e fomos bicampeões europeus. A partir daí foi sempre a descer.

      É isto um mal dos adeptos da agremiação da Luz ou é extensível a todos os clubes? Sempre achei piada como o Nick Hornby no seu fabuloso livro "Fever Pitch" passa um capítulo a contar-nos o quão épico foi aquele golo do Michael Thomas em 1989 sobre o Liverpool no último minuto que lhe deu finalmente a conquista do campeonato que ele ambicionava há mais de 30 anos, a única coisa que perseguia desde criança, para no capítulo seguinte falar que "perdemos para o Benfica, fomos eliminados da Taça dos Campeões Europeus, e provavelmente nos próximos 30 anos não voltamos a viver nada disto". Isto é, ele passou 30 anos deprimido a querer o auge, teve o auge e rapidamente voltou à depressão. E que se engane quem glorifica esta estranha forma de viver: é isto a vida de um adepto fanático.

      E é verdade. Eu estou insatisfeito com Luís Filipe Vieira. Porque não vejo nele o Benfiquismo e o esforço direccionado para a glória desportiva que queria de um Presidente. Duvido de algumas movimentações que me parecem pouco transparentes, como a recente OPA às acções da SAD em que vejo todos a saírem beneficiados, menos o clube, numa operação que poderá custar 32 milhões de euros. Estou insatisfeito com Bruno Lage porque a equipa joga pouco futebol como ainda agora se viu contra o Vizela e porque na Liga dos Campeões insistiu numa estratégia de rotação do plantel e de aposta em jovens jogadores claramente não preparados para o nível Champions. E que ainda no recente jogo contra o Leipzig, na elevada capacidade que tenho como treinador de bancada e de jogador de "Football Manager", me pareceu revelar uma ingenuidade tremenda ao não reforçar a defesa nos minutos finais em que os alemães atacavam Vlachodimos com todos os "panzers" em campo. E sim, estou insatisfeito com os jogadores que principalmente na Liga dos Campeões têm sido de uma ausência de atitude e crença notáveis, entrando em campo já derrotados e desmoralizados na competição que mais os devia excitar.

      Significa isto que quero presidente, treinador e jogadores no olho da rua? Não, não quero. Para o primeiro é necessário que apareça oposição credível e isso passado 15 anos continua a não existir (até porque muitas vezes foi absorvida). E quanto aos outros há potencial para melhorar um cenário que não é tão negro assim. O Benfica vai muito provavelmente ser eliminado das competições europeias, mas a nível nacional há qualidade suficiente para o bicampeonato. E se o alcançarmos ficaremos felizes, pois manteremos o que conquistámos nos últimos anos. Então porquê o desapontamento? É que não demos passos em frente. Não elevamos o nível. Não estamos mais próximos do pico, do auge que muitas vezes um adepto de futebol só sente uma vez na vida. Como o Nick Hornby sentiu em 1989 ou os adeptos do Flamengo sentiram no passado fim-de-semana. O tal pico para um Benfiquista é a conquista de uma taça internacional e o Benfica está cada vez mais longe disso.

      Mas a vida de um adepto é esta: no próximo fim-de-semana lá estaremos no estádio. E no próximo. E no próximo...meio irritados, meio deprimidos, meio entretidos, meio expectantes, meio entusiasmados...a acreditar que um dia, num glorioso dia, viveremos o pico. O auge. O dia em que por uns breves momentos tudo faz sentido. Em que o tempo pára. Em que avistamos o paraíso. E depois? Depois provavelmente passaremos 30 anos a resmungar que o pico já passou e não volta mais...



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      A ver
      2019-12-01 01h06m por Torinha
      Quando um clube aglomera cerca de metade dos fãs de futebol do seu país de norte a sul, ilhas incluídas, creio eu que o triunfo interno saberá a pouco ao fim de algumas conquistas. Internamente, o SLB tem um número tão exageradamente grande de adeptos, que faz mais sentido apontar a títulos internacionais do que a pentas e dobradinhas. Já se nota essa ânsia na comunidade encarnada e mais tarde ou mais cedo, LFV e DSO vão ter que apostar fichas nesse sentido se quiserem continuar firmes no poleiro.
      Pois. . .
      2019-11-29 14h50m por bludouro
      . . . e depois ainda existem cromos neste forum - convenientemente distantes da realidade no contexto do futebol sul-americano - a alegar que a Copa Libertadores já não é o que era, "não é nada de especial", etcetera e tal; simplesmente por não perceberem a euforia em redor de o evento relacionado com uma reconquista continental que se consumou 38 anos depois. Enfim, a clubite por vezes provoca a maior forma de azia concebível. . .
      EL
      TEXTO TOP
      2019-11-29 10h30m por el_loco69
      Gostei deste texto e fico igualmente triste pelo desempenho do Benfica na Liga dos Campeões. Em geral e com os meus 26 anos de vida, ainda não pude desfrutar de uma UCL como por exemplo um Portista, que viu o seu clube triunfar na mais alta competição no ano do Euro 04. A nivel futebolistico sempre disse que pelo menos uma vez na vida queria ser campeão europeu, mundial (Portugal) e ver o meu Benfica a levantar a orelhuda.
      Concordo com o comentario em baixo do orgulhovermelho, pois...ler comentário completo »
      DI
      A outra face
      2019-11-29 10h24m por disteel
      Eu ia mais longe. Nos últimos anos é esta a imagem do Benfica. Um pseudo-dominador interno e um humilhado externo. Sem qualidade nem fio de jogo, faz o que quer e como quer no mercado interno não conseguindo depois adaptar-se às dificuldades das circunstâncias de jogar contra medianos clubes europeus. Não vi nos últimos anos uma única exibição do Benfica que se pudesse comparar com um nível mínimo para jogar na Europa e depois chegam cá dentro e ganham a quase toda a gente. Um problema fác...ler comentário completo »
      TEXTO
      2019-11-29 09h36m por orgulhovermelho
      Concordo com muitas das coisas aqui escritas. A verdade é mesmo essa, como nos últimos 6 anos temos conquistado quase todos os títulos em Portugal, queremos sempre mais e esse mais são as competições Europeias. É certo que dificilmente iremos conquistar uma Liga dos Campeões nos anos mais próximos, seria preciso investir muito e mesmo assim não seria fácil, se não vejamos o PSG, JUVE, BARÇA, BAYERN e aqui mete apenas estes exemplos que nos últimos anos investem sempre para conquistar o ti...ler comentário completo »

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
      07-04-2024 18:43E8
      Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
      06-03-2024 13:10E4
      Tenho 40 anos e a minha primeira memória do Benfica é de quando tinha sete aninhos. O Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o AC Milan e tenho ...
      03-02-2024 21:44E5
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa