placardpt
      Entre Linhas e Botões
      Rodrigo Coimbra
      2019/09/13
      E2
      O "Entre Linhas e Botões" é um espaço de opinião do jornalista Rodrigo Coimbra. Por entre linhas soltas de pensamento e conversas francas com os meus botões, nasce assim a vontade de que algumas dessas palavras vejam a luz do dia. Aqui vão elas...

      Quem o viu e quem o vê. O futebol feminino português teve um crescimento absolutamente impressionante nos últimos anos. Num curto espaço de tempo, diria de há quatro/cinco anos a esta parte, houve uma mudança de paradigma no nosso país que permitiu encarar o presente e o futuro da modalidade com outros olhos. Venha ele!

      Ponto prévio: A jogadora portuguesa sempre teve muita qualidade, atenção. Não tinha era o espaço nem as condições necessárias para evoluir da melhor forma. Nem tão pouco a atenção mediática que o fenómeno tem por estes dias.

      Pese todas as contrariedades, houve quem conseguisse fazer história à sua maneira e conseguisse desbravar o terreno para as gerações vindouras terem um palco à sua medida. Muitas ficaram pelo caminho, é verdade. E não por falta de qualidade. Infelizmente, num mundo ainda mais desigual, não tiveram força para remar contra a maré do preconceito.

      Uma coisa que nunca poderá ser apagada é o legado deixado por essas jogadoras, que foi tremendo e serviu de inspiração para a nova vaga. Foi o talento delas que obrigou a Federação e os clubes a tomarem uma posição de força e retificarem os moldes da aposta no futebol feminino português.

      A criação de escalões de base para o futebol feminino foi o primeiro passo de uma transformação que começa a dar agora os primeiros frutos. Ainda há um longo caminho para percorrer, claro que sim, mas estamos muito mais perto.

      Para que se perceba a real dimensão desta evolução nos últimos anos, recordo até com certa nostalgia todos aqueles domingos passados à conversa com alguns treinadores das principais equipas do Campeonato português, ainda sem os 100% profissionais SC Braga, Benfica e Sporting.

      “Caríssimo Pedro Bouças, daqui Rodrigo Coimbra. Parabéns pela vitória do seu Fófó [Futebol Benfica] neste fim de semana. Desculpe incomodá-lo mais uma vez com isto, mas já deve saber para o que é. Pode dizer-me, por favor, a ficha de jogo deste domingo?”

      Parece mentira, mas é pura verdade. O então treinador do Fófó, equipa que teve a hegemonia do futebol português entre 2014 e 2016, traduzida pela conquista de dois campeonatos, duas Taças de Portugal e da primeira edição da Supertaça, ditava-me do outro lado da linha o nome das jogadoras que tinham sido titulares na jornada x ou y, suplentes utilizadas, cartões, golos, árbitra… tudo!

      Isto aconteceu há cinco anos apenas. Muito mudou desde então e não sabem o gozo que me dá este crescimento. Mesmo quando, nestes dias, percebo que se quiser falar com um treinador de uma ou outra equipa mais renomada da Liga BPI já tenho de seguir determinado protocolo.

      Agora a minha chamada tem de passar primeiro por um assessor de comunicação para perceber se o meu pedido é exequível. Sinais dos tempos.

      E o que dizer de jogadoras como a Jéssica Silva, Cláudia Neto, que jogam hoje nas duas melhores equipas europeias – Lyon e Wolfsburgo, respetivamente. Ainda há a Matilde Fidalgo que está no Manchester City, a Andreia Norton no Inter, a Mónica no vizinho AC Milan, a Dolores que o ano passado representou o Atlético Madrid e esteve no Wanda Metropolitano com mais de 50 mil pessoas nas bancadas, e muitas outras que dignificam a bandeira portuguesa lá fora.

      Hoje falamos muito de Sporting, Braga e Benfica, equipas que ajudaram sobremaneira a este boom, sobretudo mediático, mas não podemos esquecer o Atlético Ouriense, primeira equipa portuguesa a chegar aos 16-avos da Liga dos Campeões, o Futebol Benfica, equipa que conquistou o primeiro triplete, o 1.º Dezembro, clube que foi unodecacampeão! E tantos outros.

      Por fim, podemos ainda olhar para o trabalho da nossa Seleção. Aquela que conseguiu pela primeira vez marcar presença num Campeonato da Europa. Aquela que tem subido patamares qualitativos ano após ano. Coisas que eram impensáveis há um par de anos, como bater o pé à Suécia, à China e ao Canadá, ou ter personalidade na casa das campeãs mundiais, são agora possíveis graças a um trabalho de uma estrutura fantástica.

      Claro que vamos continuar a assistir a resultados como o do Braga frente ao todo-poderoso Paris SG (0x7) ou de Portugal nos Estados Unidos (dupla derrota por (0x3). Mas a tendência será que esse fosso diminua.

      Agora, não depende apenas delas, até porque têm feito aquilo que melhor sabem dentro das quatro linhas. Um exemplo de respeito e de enorme qualidade em nome do futebol.

      A bola também está do nosso lado. E já se começa a sentir um pouco desse crescimento na Comunicação Social, do zerozero ao Canal 11, que vai ser um meio fantástico na transmissão de inúmeros jogos, e passando ainda pelos principais jornais desportivos. Sem esquecer que a primeira liga virtual oficial de futebol feminino da Europa é... portuguesa.

      Fantástico!



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SA
      Tudo por fazer
      2019-09-19 10h01m por santossantos
      Perdoe-me a franqueza, mas este tipo de texto contribui para que o futebol feminino português se distancie cada vez mais da elite do futebol feminino, ao permitir que os responsáveis continuem a passar entre os pingos da chuva.

      O futebol feminino teve uma evolução mínima, isto já ignorando que Portugal está no top 8 do futebol mundial.

      2003: 34º do ranking FIFA
      2018: 32º

      A presença no Euro deveu-se acima de tudo ao alargamento do número d...ler comentário completo »
      Impressionante!
      2019-09-13 22h18m por carlos_batuta
      Só falta uma referência obrigatória no texto - uma referência obrigatória ao primeiro Grande com equipa de futebol feminino - o Boavista, que dominou a modalidade até meados dos anos 90.

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      Francisca Nazareth. Muito mais do que o futuro da Seleção Nacional, Kika é o presente. De uma equipa de mulheres que tem lutado por um espaço na história de um ...
      12-10-2022 14:26E2
      Penso nestas linhas enquanto faço a mala depois de uma semana em Liubliana, com passagem por Maribor a meio, onde estive a acompanhar a seleção portuguesa de sub-21 na fase ...
      07-06-2021 14:10
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa