placardpt
    Sempre (In)festa
    Filipe Dias
    2019/06/03
    "Sempre (In)festa" é uma coluna de opinião de um director de um clube amador que vos tenta trazer algo pouco explorado na globosfera que é a precariedade em que estes clubes vivem, entre outros assuntos, mantendo sempre a imparcialidade e respeito por todos os demais.

    Terminaram este domingo os quartos-de-final da fase final do Campeonato de Portugal, onde foram eliminadas as equipas do Vizela, Fafe, Sp.Espinho e Lusitânia de Lourosa pelas equipas do Vilafranquense, Praiense, Casa Pia e U.Leiria, respectivamente.

    Longe vão os tempos em que os primeiros classificados das Zonas Norte, Centro e Sul, subiam à 2ª Liga, sem fase final, ou seja, de forma directa, uma equipa que representa uma zona do país, que, ao contrário do que se passou ontem, está cada vez mais virado a norte...

    Desengane-se aquele que pensa que estou a escrever estas linhas porque as equipas nortenhas foram todas eliminadas. A intenção deste desabafo vai no sentido da injustiça que é uma equipa chegar ao fim de 34 jornadas, terminar a sua série como líder e em dois jogos apenas, não conseguir a subida aos campeonatos profissionais, como foi o caso do Vizela ou do Sp. Espinho.

    Este Campeonato de Portugal, é provavelmente o mais competitivo do nosso país pois entram em competição 72 equipas onde só apenas duas, conseguem a subida e 20 descem aos campeonatos distritais. Não seria mais justo os primeiros classificados subirem directamente, caro leitor?

    Há uns tempos que venho imaginando qual seria a melhor solução para o nosso futebol no que concerne ao equilíbrio entre equipas do norte e sul do país nos campeonatos profissionais. Quando terminou a Liga NOS, "soaram alarmes" com uma imagem gráfica que circulou nas redes sociais, em que o futebol profissional no nosso país estava cada vez mais centrado a norte, mais propriamente nas associações do Porto e Braga com cinco representantes cada.

    Tomei a liberdade de pegar num papel e caneta e tirar ideias do que seria o "organigrama" ideal para os Campeonatos em Portugal. A Liga NOS conta actualmente com um campeonato a 18 equipas, descendo duas (excepcionalmente desceram três este ano, devido ao caso Gil Vicente) em troca com outras duas que provêm da Ledman LigaPro. Até aqui, tudo bem, se bem que se poderia discutir um play-off entre o 16º classificado da Liga NOS e o 3º da Ledman LigaPro.

    Depois a Ledman LigaPro, conta com 18 equipas, onde sobem os dois primeiros e descem o últimos dois (excepcionalmente desceram três este ano, devido ao caso Gil Vicente), por troca com os dois finalistas do Campeonato de Portugal.

    Ora, a meu ver, o ideal seria o seguinte:

     

    LIGA NOS (1ª LIGA)

    • A Liga NOS com 18 equipas, disputada a duas voltas, contabilizando 34 jornadas. As duas ultimas classificadas, desceriam à Ledman LigaPro

    LEDMAN LIGAPRO

    • A Ledman LigaPro sugeria que fosse dividida em duas fases. A primeira fase teria duas zonas, Norte e Sul, onde geograficamente as 24 equipas se incluiriam. Cada zona teria 12 equipas onde teriam de fazer um campeonato a duas voltas, perfazendo um total de 22 jogos. A segunda fase seria dividida em três séries: subida, manutenção Norte e manutenção Sul.
    • A fase de subida seria com os quatro primeiros de cada uma das zonas, onde fariam um campeonato a duas voltas, perfazendo mais 14 jornadas. Os dois primeiros subiriam à Liga NOS.
    • Nas fases de manutenção, em cada zona, também fariam um campeonato a duas voltas, em 14 jornadas e os dois últimos classificados de cada zona, seriam relegados para o Campeonato de Portugal, perfazendo 4 despromovidos.
    • De referir que, terminando a Ledman LigaPro, todas as equipas fariam um total de 36 jogos.
    • A pensar: um play-off entre o terceiro classificado da fase de subida, com o 16º da Liga NOS.

     CAMPEONATO DE PORTUGAL

    • No Campeonato de Portugal, estariam incluídas 80 equipas, divididas por 4 séries: séries A, B, C e D, distribuídas geograficamente.
    • Cada série estava contemplada com 20 equipas onde seria disputada a duas voltas, perfazendo 38 jornadas.
    • Os campeões de cada série, subiam automaticamente à Ledman LigaPro e os cinco últimos classificados, seriam relegados aos campeonatos distritais, perfazendo o numero de 20 equipas despromovidas.
    • Estas equipas seriam substituídas por 20 campeões distritais. (Nos Açores, as associações de Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, teriam de definir o seu campeão).


    Chamo a este sistema, um sistema em pirâmide e gostaria que fosse pelo menos pensado de forma a haver mais justiça quanto às subidas e descidas de divisão. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    A Minha Pirâmide
    2019-06-05 00h16m por Paulo_1984
    Nível 1 - PRIMEIRA LIGA
    18 clubes, 34 jogos.
    . . .
    -------------------------- ------------------------------ ---------
    15º Playoff Manutenção/Promoção R2
    ------------------------ ------------------------------ -----------
    16º Playoff Manutenção/Promoção R1
    17º Playoff Manutenção/Promoção R1
    ------------------------ ------------------------------ -----------
    18º Despromoção à Segunda Liga

    PLAYOFF MANUTENÇÃO/PROMOÇÃO...ler comentário completo »
    RUISAB
    2019-06-04 23h27m por Paulo_1984
    Não percebo como é que o autor desta crónica não sabe que o nosso sistema de ligas é uma sistema piramidal e que existe um Campeonato dos Açores. . .

    RUISAB volta e meia já existem AF sem representação nas competições nacionais.
    Mais vale não ter um representante, do que andar com clubes Iô-iô, e que ficam em via de extinção devido à participação no CP!

    Por isso que defendo um 4º Escalão Nacional. É urgente a sua criação!
    Assim como existe um Camp...ler comentário completo »
    DO
    Minha opinião
    2019-06-03 23h18m por Don_1893
    Sem inventar muito o que se deveria fazer era a descida de 3 equipas da liga NOS como era antigamente , a diferença seria que o 17 e 18 desciam directamente e o 16 ficaria a espera da equipa que vença a vaga vinda do segunda liga que seria entre o 3 lugar até ao 6 posto . No final o vencedor enfrentaria o 16 da liga nos . Na descida da segunda liga era muito simples desciam 2 equipas diretamente e subiam diretamente os finalistas do play off do CNS , o 16 e 15 jogariam contra os semi finalis...ler comentário completo »
    Uma opinião. . .
    2019-06-03 22h52m por RUISAB
    . . . "Estas equipas seriam substituídas por 20 campeões distritais. (Nos Açores, as associações de Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, teriam de definir o seu campeão)". . . Isto já é feito há 6 anos. . . Chama-se Campeonato de Futebol dos açores.
    ------------------------------ --
    Atenção, há modelos por aqui apresentados, que levavam a que algumas associações não tivessem representantes nos Campeonatos Nacionais. . . ou seja, na ultima divisão nacional,...ler comentário completo »
    FA
    Falta de competividade em Portugal
    2019-06-03 22h00m por FabioDS17
    Qual é esta ideia de dividir um campeonato PROFISSIONAL em duas zonas onde a claramente uma zona (Norte) com mais clubes e qualidade? O objetivo é ter competividade entre os clubes e um nivel cada vez mais procimo, como seria isto possivel ao ter só subidas e descidas? A federação Almã precebeu isto, os clubes ao ficarem mais tempo na Segunda e Primeira divisão crescem mais e estes ultimos anos é varios clubes a competir para os lugares europeus.
    Na terceira liga portuguesa o nivel ent...ler comentário completo »
    Modelo campeonatos
    2019-06-03 15h22m por LoNELYDAY
    Acho que devia voltar a ser como era antes haver uma divisão intermédia entre o CPP e distritais
    paulopalma14
    2019-06-03 14h25m por Torinha
    O Vitória de Setúbal não conta como sul para vocês? Nós em Setúbal consideramo-nos sul, talvez porque grande parte (para não dizer a maioria) dos setubalenses descende de alentejanos e algarvios, e como tal não nos identificamos com a região Centro.
    É preciso maior fluidez, mas. .
    2019-06-03 13h53m por Paulo_1984
    É preciso maior fluidez entre os diferentes escalões mas sem prejudicar a estabilidade, qualidade e competitividade.

    Como sugeri acho que poderiam haver 4 vagas na Primeira Liga e 5 vagas na Segunda Liga.
    No entanto, dessas vagas SÓ uma vaga directa na PL e duas vagas directas na SL.

    Mais oportunidades, mais aberturas, mais competitividade, mais interesse, mas sem condenações em definitivo. Os playoffs são as "prova dos 9", embora nao sejam perfei...ler comentário completo »
    Deveria haver maior rotatividade
    2019-06-03 13h53m por TiagoCesar77
    Na minha opinião como alguns leitores. . . Acho que deveria haver maior rotatividade como lugares de playoff para haver mais luta ao longo da fase regular
    Por exemplo algo
    1 Liga 18 equipas 3 descidas (directas ou com 2 directas um playoff 15/16) Quantos mais lugares para a despromoção mais emocionante seria a reta final
    2 Liga 18/20 equipas com 2 subidas e um playoff. . . 4 descidas
    Depois No campeonato de Portugal as 4 series estão bem. . . o mal é subir poucas ...ler comentário completo »
    Segunda Liga
    2019-06-03 13h27m por yousandro
    que raio de ideia é esta de ter a Segunda Liga PROFISSIONAL dividida por zonas, isso nao acontece em lado nenhum, querem tornar a Segunda Liga ainda mais amadora?
    já agora, na Primeira Liga sou a favor de descerem 3 e nao apenas 2 equipas, na Segunda sobe os dois primeiros e depois faria-se um playoff de subida como em Inglaterra
    O quê? Pode repetir?
    2019-06-03 13h11m por Paulo_1984
    O sistema de ligas do futebol português É um sistema em pirâmide.

    Este artigo de opinião não tem pés nem cabeça!!!

    A Primeira Liga e a Segunda Liga devem ser OBRIGATORIAMENTE competições de série única!

    As Equipas B deveriam ser IMPEDIDAS de participar nos 3 primeiros escalões da pirâmide, uma vez que existe a Liga Revelação, que precisa evoluir o quanto antes.

    Em relação às Ligas profissionais acho que deveriam ser introduzidos o...ler comentário completo »
    Como se faz lá fora
    2019-06-03 12h56m por PRM
    É olhar para o que se faz lá fora e tentar adaptar à nossa realidade, tendo em atenção que a realidade do nosso país é a que é, uma pequena cidade em países como Espanha, Inglaterra, ou Alemanha, aqui é uma Coimbra, Braga, etc…

    Posto isto, eu percebo a injustiça dos play offs, mas também devem concordar comigo que estes play offs proporcionaram alguns dos momentos mais espetaculares deste Campeonato de Portugal na época passada e nesta época!
    Têm sido jogos com cas...ler comentário completo »
    Reformulação Urgente
    2019-06-03 12h38m por Valpadana
    Subscrevo inteiramente o artigo. O modelo tem de mudar e concordo com o modelo de uma 2ª liga dividida em Norte e Sul.
    O Número de clubes é discutivel mas por mim um modelo ao estilo inglês de play-off para os segundos classifidos seria o mais acertado para ajudar a competição.

    1º Liga - 18 equipas descem 4.

    2ª Liga - 2 zonas (Norte e Sul) de 18 equipas. Sobem directos os 1º classificados de cada zona. Vão a um play-off o 2º, 3º, 4º e 5º classificado e...ler comentário completo »
    MI
    Eu tenho 2 modelos
    2019-06-03 12h14m por mib
    Eu tenho 2 modelos de competiçao, (Modelo A) que agrada a todos e o (Modelo B) que torna o campeonato português mais competitivo com maior espectáculo, mais assistência e como um negócio, apostado na centralização dos direitos televisivos.

    Modelo A:

    1a Divisão 16 clubes (descem 3)



    2a Divisão com Zona Norte (16 clubes) e Zona Sul (16 clubes).

    Sobe o 1° de cada Zona e os 2° disputavam entre si a 3 vaga de subida (Tota...ler comentário completo »
    Distritais
    2019-06-03 11h30m por Ghede
    O mesmo acontece nas competições distritais. . . por este motivo os campeonatos em Portugal cada vez mais são uma espécie de encontros desportivos em vez de competições.
    DO
    paulopalma14
    2019-06-03 11h26m por Don_1893
    Pensei o mesmo que tu , se me poderes ensinar como meter essas regras no FM é que eras porreiro , é que dá sempre erro . . . .
    FA
    Campeonatos
    2019-06-03 10h43m por FabioDS17
    Nao vejo o que este systema em pyrâmide ia trazer a mais aos campeonatos portugueses. A segunda Liga é professional como poderia ser dividida em 2? Preferia que fosse o "Campeonato de Portugal" que fosse dividido em 2, Norte e Sul e que se chama-se 3a Liga. A Ledman LigaPro devia estar a 20 equipas com 4 descidas e a Liga Nos a 18 equipas com 2 descidas.
    Mas na minha opinião o campeonato Sub23 veio estragar tudo e devia parrar aos Sub 19. Aos 23 anos ja deviam jogar com os senhores dos outros campeonatos para evoluir mais.
    Football Manager
    2019-06-03 10h39m por paulopalma14
    Parece-me uma excelente ideia, nós cá no Sul sentimos bastante a falta de equipas nos principais campeonatos. Se formos a contar apenas Portimonense e Farense se encontram nas duas primeiras divisões. Quanto a equipas vindas do Alentejo contamos apenas com equipas no Campeonato Nacional e por curiosidade todas foram despromovidas este ano (Moura, Redondo e Vidigueira salvo erro). Penso que um sistema destes poderia trazer mais futebol ao resto do país. Esta tarde pego nestas regras e faço ...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Quem ama este desporto, como eu, anda nestas últimas semanas um pouco angustiado. O maldito Coronavírus veio tirar-nos uma das coisas que nós mais gostamos. Seja de que ...
    02-04-2020 23:38
    Há trinta e cinco anos, na cidade do Funchal, a Dona Dolores dava à luz um menino… Pronto, nesta altura, o caro leitor pensará que vem aí mais um artigo sobre o ...
    05-02-2020 15:51
    O Sporting prepara-se para igualar em anos o recorde do FC Porto sem vencer o campeonato português. Em 2020, os já 13 pontos de distância que tem para o líder Benfica ...
    28-12-2019 15:14E1
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa