placardpt
    O Caldeirão
    Rodrigo Correia
    2019/04/15
    E4
    “O Caldeirão” é uma coluna de opinião onde serão “cozinhados” temas relativos ao futebol português, tentando descentralizar o foco dos mesmos três clubes. Os “ingredientes” deste espaço serão, naturalmente, verde-rubros, apresentando contudo imparcialidade e respeito por todos os outros emblemas.

    Como é sabido e reconhecido o futebol português vive (há demasiado tempo) num clima de corrupção (?), suspeição, acusação e intimidação que não o prestigia de modo algum. E o (de)mérito é todo dos três ditos «grandes», quer dos seus dirigentes quer dos seus adeptos.

    No jogo Marítimo-Feirense, 2 jogadores dos madeirenses foram admoestados com a cartolina amarela ficando impedidos de dar o seu contributo na próxima jornada no Estádio da Luz, contra o Benfica. Este impedimento foi orquestrado pelo treinador verde-rubro de modo a poderem estar presentes nos confrontos com equipas do seu campeonato. Qual a admiração? A verdade é que, seja com ou sem Edgar Costa e Joel, a probabilidade de sair com pontos da Luz (ou Alvalade ou Dragão) é bastante reduzida! Havendo 4 outros jogos posteriores para decidir a manutenção, o mais sensato é «limpar» a ficha de disciplina destes jogadores de modo a poderem dar o seu contributo nos jogos que efetivamente podemos ganhar. Se preferia jogar com os melhores e lutar para ganhar nos estádios dos «grandes»? Claro! Mas há que ser realista! Já fizemos o mesmo contra o Porto, poupando alguns jogadores que estavam em risco de suspensão, para que pudessem jogar contra um adversário direto na jornada seguinte.

    A única diferença deste caso para outros que ocorrem em Portugal é a sinceridade do Petit: respeito e admiro, mas acredito que não o deveria ter admitido em público, evitando o denegrir da imagem do clube na praça pública. Se o próximo adversário não fosse um «grande» a comunicação social teria dado tanto destaque? Incrível como adora criar polémicas e incentivar o ódio e a desconfiança (que saudades do verdadeiro jornalismo) – os jogos e os resultados do Marítimo nunca merecem comentários de destaque nas capas dos jornais (a não ser quando joga contra os «grandes»), mas agora, com este «caso», destacam-se os amarelos forçados e não o resultado propriamente dito… Já entre adeptos «caiu o Carmo e a Trindade», falando-se de verdade desportiva, malas, favorecimentos etc...

    No entanto, destaco o facto de tanto Benfica, Porto e Sporting também utilizarem este tipo de estratagemas nas vésperas dos jogos entre si, ou seja, nos confrontos do seu campeonato, de modo a poderem estar na máxima força. Nestes casos, já não se considera que é para facilitarem nos jogos com os chamados «pequenos» mas sim por ser um questão inteligente e estratégica. Haja coerência, por favor.

    Por incrível que pareça, a primeira liga não tem só 3 clubes.

    Em relação ao que realmente interessa, o Marítimo está mais perto de garantir a manutenção. Acredito que mais 3 pontos serão suficientes!



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    *
    2019-04-15 15h48m por sr_batata
    . . . uns aos outros. . .
    nextstep
    2019-04-15 15h48m por sr_batata
    Vamos andar sempre a apontar o dedo uns outros. . .
    sr_batata
    2019-04-15 14h39m por nextstep
    Será mais ou menos difícil de entender esta situação, que foi feita ás claras, ou a do Portimonense-FCP, em que por exemplo parece que se o FCP for campeão, o Portimonense recebe mais 1 milhão de euros pelo Manafá? Ou ainda porque nas vendas cruzadas entre o FCP e o Portimonense de repente uma venda de 12, 5 milhões se tranformou em 7, 5 milhões e um presidente/funcionário do Portimonense denunciou o caso num dia e foi obrigado pelo dono do clube em calar-se no dia seguinte?
    Rodrigo Correia
    2019-04-15 13h01m por sr_batata
    "O caldeirão"

    Acordem!

    Num campeonato justo já a muito teríamos visto a descida de divisão de clubes ditos grandes, e provavelmente já teríamos visto outros clubes ditos pequenos, ser campeões.

    O que o Petit disse não é novidade, apenas afirmou, até o próprio Carlos Pereira que já admitiu a sua admiração pelo SL Benfica, é preciso afastar estas pessoas que não dignificam os clubes e que não são isentas, é muito mau não existe honestidade, é t...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A última vez que escrevi para este espaço foi logo após a histórica e brilhante vitória no Estádio do Dragão, por 3-2. Desde então, em ...
    10-11-2020 15:04E1
    Fez-se história! O maior das ilhas venceu no Dragão (ou Antas) pela primeira vez para o campeonato, num relvado inclinado, o que realça ainda mais a justiça do ...
    06-10-2020 15:30E1
    Após uma pré-temporada mais curta que o habitual, a 1ª liga de futebol regressou este fim de semana aos estádios nacionais. Tendo em conta os plantéis atuais e o ...
    22-09-2020 17:09
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa