placardpt
      Sempre (In)festa
      Filipe Dias
      2019/01/29
      E3
      "Sempre (In)festa" é uma coluna de opinião de um director de um clube amador que vos tenta trazer algo pouco explorado na globosfera que é a precariedade em que estes clubes vivem, entre outros assuntos, mantendo sempre a imparcialidade e respeito por todos os demais.

      No passado dia 6 de Janeiro, um jogo de iniciados entre uma equipa lisboeta e outra alentejana culminou com agressões entre pais na bancada. Não se sabe, ou pelo menos não tenho conhecimento, da causa nem tão pouco se seriam familiares de atletas do mesmo clube ou de clubes diferentes.

      As redes sociais potenciam as partilhas de informação mais rápido do que alguma vez imaginámos, mas também têm o seu lado negativo. Não só a comunicação social dá as suas opiniões, como também qualquer adepto, que muitas das vezes é mal interpretado ou, pura e simplesmente, “chingado” por a sua opinião ser diferente da de outro.

      A falta de cultura desportiva neste país é gritante e preocupante. Desde que me lembro de ver futebol (princípio dos anos 90), este clima de ódio já existia, ora entre clubes, dirigentes, jogadores, etc… e com o passar dos anos piorou cada vez mais. Porém, a comunicação social tinha outra forma de estar no panorama desportivo deste país.

      A Comunicação Social tem um papel muito importante nas nossas vidas, mas há que ter limites na forma de informar o cidadão. Muitos são os casos, principalmente neste desporto que move multidões, em que uma qualquer opinião de um comentador é logo apelidada de facciosismo só porque não vai ao encontro da opinião do adepto de outro clube. Não se percebe como se convidam opinadores, alocados aos clubes grandes, para comentar o que quer que seja sobre o desporto-rei, sabendo-se de antemão que a opinião vai sempre ao encontro do seu clube.

      É de realçar que o IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), divulgou este mês um estudo em que a razão de tanta violência associada ao desporto seja provocada pelos média, por não promoverem de forma positiva, notícias sobre o futebol. Fazendo zapping pelos canais do cabo pelas 22 horas, vemos por exemplo a CMTV, praticamente todos os dias, com um painel de "adeptos" que defendem a qualquer custo os seus clubes, adeptos que pouco ou nada percebem do futebol propriamente dito.

      É óbvio que tudo o que é polémico é sinal de audiências para os canais televisivos e isso por si só gera milhares aos órgãos de comunicação social, mas não há a possibilidade de colocar um "meio-termo" na "coisa"?

      Devemos todos nós refletir que efeito/causa irá ter todo este clima que se tem instalado no futebol, junto das crianças que legitimamente têm o sonho de um dia vir a ser jogador profissional. Crescer num ambiente em que o fanatismo, a ganância e a violência, onde se semeia o ódio contra os seus adversários, terão repercussões no futuro destes jovens atletas, não só desportivamente, mas pessoalmente.

      Todos aqueles que partilham nas redes sociais vídeos do fora-de-jogo mal assinalado, da expulsão perdoada, do golo anulado, etc… estão a contribuir para o constante clima que se vive no futebol. Coloquem a mão na consciência porque todos nós já o fizemos, uns menos, outros mais, mas todos, seja de que clube for, já o fez. 



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      AN
      redpass96, não concordo
      2019-01-29 17h03m por AndreRT
      Tudo bem que talvez a pancadaria entre pais, não fosse o argumento suficiente para ir buscar o assunto de falta de cultura desportiva, mas. . falando do assunto em si, há mesmo falta de cultura desportiva. E não há mal nenhum em vermos os exemplos dos outros países, se esses exemplos forem os melhores, como o caso de Inglaterra.
      Adoro o espírito do futebol inglês, a energia e lealdade com que competem, o ambiente único nos estádios, a paixão sem igual dos adeptos e o facto de e...ler comentário completo »
      Não!
      2019-01-29 16h41m por redpass96
      Discordo totalmente do que foi escrito.

      Primeiro, para mentalidades mudarem é preciso mudar toda uma cultura, o que não se pode querer que aconteça de um dia para o outro.

      Segundo, essa maníaca ideia de que não há cultura desportiva em Portugal. . . Diz-me Filipe Dias, o que é cultura desportiva? Explica-me como se fosse muito tapado.
      É fazer com que tudo pareça bonito aos olhos do mundo por meio de regras rígidas, como em Inglaterra (hooligans, cas...ler comentário completo »
      País de fadistas
      2019-01-29 15h02m por C-Hawk
      Assim que leio qualquer coisa a acusar Portugal e os portugueses de serem o pior que há, deixo de ler. De certeza que no Zimbabué e na Moldávia há "culturas desportivas" piores. "Só neste país é que se diz só neste país. "

      O resto, não li.

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      Quem ama este desporto, como eu, anda nestas últimas semanas um pouco angustiado. O maldito Coronavírus veio tirar-nos uma das coisas que nós mais gostamos. Seja de que ...
      02-04-2020 23:38
      Há trinta e cinco anos, na cidade do Funchal, a Dona Dolores dava à luz um menino… Pronto, nesta altura, o caro leitor pensará que vem aí mais um artigo sobre o ...
      05-02-2020 15:51
      O Sporting prepara-se para igualar em anos o recorde do FC Porto sem vencer o campeonato português. Em 2020, os já 13 pontos de distância que tem para o líder Benfica ...
      28-12-2019 15:14E1
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa