placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2018/12/15
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    «E para nós chuva é sol».

    Este é um dos mais carismáticos cânticos das claques e adeptos vitorianos e é normalmente entoado quando são obrigados a assistirem expostos à chuva e ao mau tempo a jogos do Vitória disputados fora do estádio D. Afonso Henriques.

    Com ele, cântico, pretendendo demonstrar que para os vitorianos as condições climatéricas em que assistem aos jogos não tem qualquer importância face à vontade de estarem sempre ao lado do Vitória.

    E isto vem a propósito de este sábado uma vez mais se ter assistido, no meu caso pela televisão e a mais de trezentos quilómetros de distância, a uma extraordinária manifestação de amor ao seu clube pelos três mil adeptos vitorianos que em Vila das Aves debaixo de uma chuva inclemente (é incrível como na Primeira Liga ainda se permitem estádios tão velhos e ultrapassados como o do Aves) fizeram com que a sua equipa se sentisse em casa tal a intensidade e o calor do apoio que transmitiram ao longo dos noventa minutos de jogo.

    Os vitorianos são um exemplo imenso para o país futebolístico.

    Para um país em que não fora a existência deste clube tão sui generis e destes adeptos tão extraordinários e a macrocefalia parola do apoio aos chamados três grandes não conheceria exceções no território nacional.

    Felizmente existe o Vitória e existem os vitorianos que fazem do estádio D. Afonso Henriques o único deste país onde qualquer um dos grandes é muito pequeno e que fora de casa são seguramente aqueles que em maior número seguem o seu clube para todo o lado.

    Percebendo-se, é claro, a diferença entre seguir e estar lá!

    E por isso não tenho a mínima duvida que o Vitória não sendo o clube que mais adeptos têm em Portugal é, de longe, o que tem melhores adeptos.

    E todas as semanas isso é visível.

    O segundo assunto tem a ver com o fim da fase de grupos das competições europeias.

    Que no caso dos clubes portugueses não encerrou qualquer surpresa, prosseguindo os três em prova nas competições para que estão talhados em função da valia das respetivas equipas e do seu rendimento na fase de grupos.

    O Porto, depois de um percurso de alto nível com cinco vitórias em seis jogos e a mais elevada pontuação de toda a fase de grupos, continua na Liga dos Campeões e será cabeça de série no sorteio da próxima segunda-feira.

    A par dessa excelente performance desportiva encaixou quase setenta milhões de euros de receitas o que tem de se considerar como assinalável e seguramente lhe criará condições para apostar num reforço da equipa em janeiro.

    O Benfica, imerso nas suas contradições entre um passado que não volta mas de que alguns adeptos querem fazer presente e a real valia de um plantel que não dá para mais, foi relegado para a Liga Europa depois de fazer uma fase de grupos dentro do que está ao seu alcance.

    Na segunda competição da UEFA, aí sim, poderá ambicionar chegar a fases mais adiantadas porque a valia dos adversários é mais compatível com as suas possibilidades.

    Quanto ao Sporting, que nessa matéria de ambições europeias parece ter os pés bem assentes no chão, fez uma fase de grupos tranquila e apurou-se para a etapa seguinte onde, tal como o Benfica, pode ambicionar chegar a fases mais adiantadas da competição se os sorteios (ao contrário do Benfica não é cabeça de série) não lhe correrem especialmente mal.

    Modric não é, nunca foi e jamais será o melhor jogador do mundo!

    É excelente, tem lugar nos quinze ou vinte melhores da actualidade, mas está longe de Ronaldo e Messi que continuam a ser os dois melhores e a larga distância de uma concorrência que nem o é por falta de valia para isso.

    Mas o futebol é cada vez mais negócio.

    E o negócio vive da novidade que a atribuição das “Bolas de Ouro” dos últimos dez anos fez desaparecer porque sempre ganhas pela fabulosa dupla luso-argentina que as dividiram rigorosamente a meio.

    E quando ao negócio se junta o chauvinismo, de que os franceses são grandes especialistas, percebe-se que passar mais três ou quatro anos a dividir o troféu pelos «do costume» era demasiado para os senhores do France Football ansiosos que estão por darem o troféu a Mbappé ou a Griezmann.

    O problema é que dava demasiado nas vistas não premiar Ronaldo ou Messi para o fazer a um francês que por muito bom que seja (e esses dois são) não está ainda ao nível dos tais «do costume».

    Por isso nada melhor que quebrar o ciclo de dez anos com o croata, que até pela idade não voltará a sequer ser candidato, fazendo dele bode expiatório da atrocidade que foi não premiar um dos dois que são de facto os melhores para no futuro próximo então poderem dar a Bola de Ouro a um desses dois franceses sem o frete ser demasiado evidente.

    Posso estar enganado, é claro, mas daqui a um ano saberemos.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    erwinsanchezfre king
    2018-12-20 23h00m por Torinha
    "É positivo Guimarães ser das poucas cidades do país onde a maior parte da população que gosta de futebol apoia o clube da cidade mas isso não justifica usarem esse argumento constantemente, de forma arrogante e patética, para dizerem que são melhores que outros clubes com menos adeptos. "

    Bem dito. Fica aqui resumido, para que não se confundam as coisas. A cidade de Guimarães apoiar fielmente em bons números o seu clube é MUITO POSITIVO para o futebol português.
    O q...ler comentário completo »
    ER
    Gabarolice dos "melhores adeptos"
    2018-12-20 04h26m por erwinsanchezfreking
    Esta conversa dos adeptos do Vitória S. C. de que são os mais fervorosos e mais numerosos a seguir aos grandes já tresanda.
    Têm muitos adeptos e depois? Existe algum troféu atribuído pela Liga relativo a esse facto?
    É positivo Guimarães ser das poucas cidades do país onde a maior parte da população que gosta de futebol apoia o clube da cidade mas isso não justifica usarem esse argumento constantemente, de forma arrogante e patética, para dizerem que são melhores que outros club...ler comentário completo »
    Ó Doutor Cirilo, . . .
    2018-12-19 22h52m por carlos_batuta
    . . . há umas semanas não se indignava com os clubes das divisões inferiores, que na Taça de Portugal mudavam de casa quando jogavam com um grande?

    Decida-se, homem.
    ZEROZERO
    2018-12-18 23h26m por Kimutido
    Com muito menos tempo de antena que este "senhor" tem, eu conseguia dizer coisas muito mais interessantes que este autentico transeunte, para nao lhe chamar outra coisa, que tem a mania que é espero e que só diz porcaria.
    Os sites de qualidade também se distinguem nos seus redatores e este senhor é claramente uma massa poluente para este site de noticias .
    Em vez de só os grande terem direito a opiniao porque é que todas as semanas um adepto de um clube de "menor dimensão" co...ler comentário completo »
    FE
    Provas
    2018-12-18 10h30m por fernandes1011
    Este artigo de opinião só ajuda a provar a ideia que em Guimarães se forjam os números das assistencias. . .
    Guimarães
    2018-12-17 22h52m por vassili
    A melhor cidade com os melhores adeptos e melhor equipa do Distrito de Braga. . .

    . . . a seguir a Braga.

    Tivesse o Aves dinheiro público para investir no seu Estádio (como teve o D. Afonso Henriques) e os adeptos vimaranenses teriam todo o conforto a que têm direito.

    Sinceramente, não percebo como dão tempo de antena a opiniões destas. . .
    Contra-opinião
    2018-12-17 20h30m por swoop_boy
    Caro Luís, Não colocando em causa o essencial do seu texto, pergunto-me: como é possível ser tão desconhecedor - de verdade, ou de conveniência - da realidade para dizer que "é incrível como na Primeira Liga ainda se permitem estádios tão velhos e ultrapassados como o do Aves"? Às vezes parece-me que nos esquecemos com demasiada frequência qual é a realidade do nosso país. Arranjem-nos um 'municipal' - financiado a meias pelo Estado - que a gente agradece. Caso contrário, sejamos paciente...ler comentário completo »
    GM
    @Malainpn
    2018-12-16 23h46m por gmrvsc
    Nem 500 adeptos? Tu sonhas e muito. . . Vê bem as bancadas onde estavam inseridos os adeptos do Vitória e vê lá se eram menos de 500, ou se eram muito mais de 500, pobre coitado. A azia é grande!
    VS
    .
    2018-12-16 17h26m por VSCadepto
    Primeiro sim este "comentador" não vangloriza o nome do Vitória, em que argumenta com palavras muitas vezes opostas e com argumentos sem grande nexo.
    Segundo, aqui aos que comentaram antes de falaram e disparem para o ar informem-se.
    Terceiro, no estádio ontem estava cerca de 1500 adeptos do Vitória separados em duas bancadas e TODOS à chuva sem qualquer tipo de cobertura, quem não foi ao estádio não pode comentar até porque as camaras televisivas não tinham angulos para apa...ler comentário completo »
    . . .
    2018-12-16 03h03m por marcopmpedrosa
    Pior que este Zé Toine arrogante, é quem publica o que ele vomita.
    zerozero
    2018-12-16 00h16m por rravv
    será que voçês não tem um vitoriano melhor que este senhor para dar opinião? convidem o marido da catarina furtado. . . com certeza terá opiniões melhores. (para voçês do zerozero termina aqui)

    eu nem ia perder o meu tempo a comentar comunicação tóxica mas em solidariedade para com a Malainpn vou também libertar a acidez do meu figado!

    1- Os adeptos do guimarães estavam à chuva. eu imagino que do outro lado do estádio estava sol. . . ! ou então tiveram muito azar...ler comentário completo »
    Delírios espanhóis
    2018-12-15 23h33m por Torinha
    Ridículo este bajular a uma deslocação de MENOS DE VINTE QUILÓMETROS de um clube citadino a uma pequena vila. Nem sequer Lisboa fica assim tão perto de Setúbal. No site da liga a assistência deste jogo ficou registada aproximadamente nos 3100 adeptos. Talvez tenha havido mais adeptos vimaranenses no estádio, mas vendo as imagens do jogo, duvido seriamente que estivessem apenas pouco mais de uma centena de adeptos avenses. Haverá melhores exemplos para expor a vossa paixão pelo VSC, agora ...ler comentário completo »
    MA
    Sinceramente
    2018-12-15 22h40m por Malainpn
    Começam a cansar os artigos de opinião deste senhor. Sempre que comenta sobre o seu clube, perde a noção da realidade.
    #1- a Vila das Aves fica apenas a 20 kms de Guimarães, em autoestrada.
    #2- o Estádio do CD Aves tem apenas 5000 lugares. Basta ver as imagens do jogo para saber que nunca seria possível estarem 3000 adeptos do Vitoria nas bancadas. Provavelmente nem 500 estariam lá.
    #3- criticar a qualidade do estádio de outros clubes, quando o nosso foi construído ...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa