placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2018/11/26
    E3
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    Há coisas difíceis de explicar, mas não é o caso desta. Tenho uma ligação umbilical a Viseu e ao futebol do distrito, por aí ter crescido, por aí ter jogado uns 10 anos federado, por aí me ter lançado no jornalismo. Longe, muito longe vão os tempos de Sampedrense e Carvalhais, de Taça Coca-Cola, de Jogos da Amizade. Mas estiveram pertíssimo este sábado. E não, não vou dizer que ali é diferente e que só quem passou é que sabe. Não. É aquilo, como noutros lugares também há um rótulo especial para quem por lá passou.

    Em trabalho, pude regressar a uma zona mágica, tão peculiares são os seus defeitos, tão enormes são as suas virtudes. Para acompanhar o jogo entre Lusitano de Vildemoínhos e Sporting, pude finalmente respirar na plenitude o antigamente de que passei a adolescência a ouvir falar: do meu avô, que saía de motorizada dos confins do distrito e viajava pelas deficientes nacionais quase duas horas para ver o seu Académico dos tempos áureos, ao meu pai, que por Viseu esteve em parte da etapa escolar e que também alinhava nas romarias ao Fontelo. Não há dados que o comprovem, mas dizia-se que, no começo dos anos 80, única vez que o Académico subiu e se manteve, a seguir aos três grandes, era naquele estádio que mais gente ia à bola. Eu acredito... porque não?

    Memórias contadas com a distorção normal e genuína de uma região que viveu muito tempo afastada do futebol de primeira. Tem-no agora, em Tondela, um clube brilhante na forma como cresceu e se afirmou no panorama nacional, que coleciona admiradores (eu sou um deles) e novos adeptos, mas que, obviamente, não tem o suporte de massas que tem um Académico de Viseu, clube mais emblemático da região - mas que vai colecionando falhas que o impedem de chegar aonde há tanto tempo tenta estar.

    Sempre foi assim. Mas também sempre foi ao Académico que, pelo menos na formação, mais se quis ganhar, por ser o maior, por ter o mais belo palco (embora nos calhasse sempre o sintético ao lado), por ser o clube 'da cidade' para os outros 'da aldeia', que se agigantavam quando havia duelo.

    Viseu tem, sem que seja caso único, claro, esses condimentos internos, que passam despercebidos a quem não vive a realidade de perto. Eu próprio já me tenho desamarrado dessa realidade, desde que saí por razões profissionais. Mas, este sábado, o saudosismo bateu. Percebi-o quando tentava apaixonadamente explicar alguns pormenores ao meu camarada Igor Gonçalves, que foi em reportagem comigo e que transpareceu um lógico «humm, ok».

    Mas fiquei a absorver tudo aquilo. Sobretudo no estádio, onde me tive de focar em Marcel Keizer para anotar os seus traços na primeira aparição, embora sem me abstrair de tudo o resto. O tratamento de Champions que a AF Viseu teve com o jogo pode ter soado a exagero a quem é de fora. A mim encheu-me de orgulho, porque sei bem a diferença que foi a organização deste jogo e a que existia regularmente quando relatava jogos na VFM e na Rádio Lafões. Fantástico.

    Depois, outros dois pormenores. O speaker do jogo, que entoou praticamente com a mesma intensidade os dois nomes, as duas equipas, os adeptos das duas partes, foi alvo de críticas nas doentias redes sociais. Meus caros, esta a forma de receber no distrito. Clubismos e clubites de parte, o instinto é o de fazer com que quem chega se sinta em casa. Muito mais do que picardias ou rótulo "visitante", quase em sussurro, presente nos palcos onde o futebol se resume ao "ganhar ao outro". E os adeptos, que acorreram em massa ao mini-Jamor e que se expressaram de uma forma genuinamente saudável.

    Para muitos, foi o regresso das romarias ao Fontelo, que está com um desenho belíssimo após a remodelação das bancadas. Para mim, um regresso ao passado e a uma zona que abraço com enorme estima e consideração. Uma zona onde, perante todas as tradicionais desavenças e pontos divergentes, precisa de mais momentos como este. Uma zona que não tem milhões nem craques de alto nível, mas que tem uma paixão global por futebol. Uma região onde sempre, com avô, pai ou amigos, a atividade de domingo à tarde era ir a um qualquer jogo de uma qualquer divisão entre duas quaisquer equipas.

    E acaba por ser muito disto a magia da taça, a mais bonita prova do futebol português.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VISEU
    2018-11-27 11h33m por okinha
    Excelente artigo, fez me recuar 15 anos nos tempos dos jogos desportivos da câmara de Viseu e nos jogos do Académico na divisão de honra, apesar de ter jogado muitos anos num dos rivais da formação, Viseu e Benfica.
    Estando neste momento a viver no estrangeiro vejo com alegria a remodelação e o investimento.
    Parabéns também ao Lusitano pelo trajecto que tem feito, algo semelhante ao do Tondela. Seria engraçado ver um Académico - Lusitano na II liga em 19/20.

    Parabéns pelo excelente artigo.
    Luís Rocha Rodrigues
    2018-11-26 21h29m por slb_pride
    Sendo também natural do distrito, e tendo jogado futebol federado em adolescente, só tenho a dizer: que grande texto, com um saudosismo vivido que a mim também contagiou, mesmo não tendo estado no Fontelo a viver o ambiente de Taça. Fico feliz por saber que o estádio mais emblemático do distrito esteja a ser alvo de melhoramentos dignos de receber jogos de primeira. A seleção já aí jogou várias vezes (eu vi pelo menos dois jogos) e o Académico merece uma estrutura e dedicação que o faça re...ler comentário completo »
    Fontelo e Académico
    2018-11-26 12h24m por sonyec
    Ainda sonho com o regresso do Académico aos grandes palcos e sonho com um estádio do Fontelo Renovado com relva nova e bancadas cobertas. Acredito que se o Académico um dia subir se possa fazer magia naquele estádio e se tudo correr bem nunca mais saia da primeira liga.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa