Álvaro Costa
    Oitava Arte
    Álvaro Costa

    VAR ou não VAR, eis a questão

    2025/06/02
    E8
    «O Futebol sob uma perspetiva de cultura pop»

    A Oitava tem um «armário de temas, mas como calculam nem todos «calçam a chuteira digital».

    Este é especial. Kristian, um viking fã do Valerenga manifestava-se junto da Intility Arena, de Oslo, anunciando a plenos pulmões nórdicos o desejo de fazer da Noruega o primeiro país «a liquidar esta doença».

    E que doença seria essa!? O VAR.

    Como forma de protesto, os fãs da equipa de Oslo, entraram mais tarde na arena. Os visitante, do Viking, igualmente em forma de protesto mantiveram-se em total silêncio.

    A Eliteserien está a começar a época e os protestos multiplicam-se. O mesmo aconteceu no encontro entre o nosso bem conhecido Rosenborg e o Stronsgodset. Os países nórdicos não seriam conhecidos por manifestações com esta intensidade, mas os fãs do Rosenborg colocaram-se atrás de um enorme painel que dizia «NFF Máfia», numa referência à federação.

    Lise Kiaveness, antiga internacional pela Noruega e atual líder da federação, dialogou com os vikings indignados e anunciou não estar interessada em abolir a tecnologia, o que transformaria a Noruega no primeiro país do mundo a tomar essa decisão.

    Recentemente, o Lillestrøm-Rosenborg terminou antes do tempo, devido ao arremesso de pirotecnia, bolas de golfe e - uma graça cultural - bolos de peixe.

    São 32 os clubes que fazem parte da Liga Profissional. Sabem qual foi o resultado de um inquérito recente? 19 -13 a favor da abolição imediata do «Varismo».

    As posições são as comuns, mas Haaland faz parte desta saga Viking. Há 25 anos que a Noruega não participa nas grandes competições. Ironicamente, foi com um golo contra a Áustria, confirmado pelo VAR após ter sido anulado, que a seleção subiu para a Lista A da Liga das Nações.

    A miss Klaveness usou este drama para gritar: euforia com o VAR!

    A montante, recordo o que se tem falado entre nós sobre a «Varologia». O New York Times e a Oitava acharam alguma graça a esta saga, mas é como conclusão: não será a Noruega a «liquidar a doença», mas que o VAR anda algo esquisito, lá isso anda. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    O VAR
    2025-06-04 07h46m por PedroBorgas
    É bom, mas tem de ser o mais automatizado possível. O que não dá para automatizar, tem de ser escrutinado por uma equipa idónea no final do jogo de modo a aferir os erros para se sejam punidos. Ah, e os áudios em direto no campo. Isso sim, acabava-se a palhaçada dos Tiagos Martins desta vida. A carreira ia acabar, portanto dá se o jeito
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    VAR
    2025-06-03 19h50m por Amoreira1939
    O problema não é a tecnologia em si, é quem a usa. É como o Lamborghini que se espetou contra o poste, não é o carro que não presta, o condutor é que não tem mãozinhas para aquilo. Acho incompreensível como é que 3 ou 4 indivíduos sentados à frente de 6 ou 7 monitores cometem erros e validam erros que os árbitros de campo cometem, como no caso do pénalti do Casa Pia x Estoril.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    De certeza que é o VAR?
    2025-06-03 14h53m por lfb
    Não é o VAR que se discute aqui. Na verdade é a final da Taça que caiu para onde não era costume. Sem o VAR seria uma vitória das antigas com penáltis inexistentes, golos falsos, foras de jogo. . . , tudo o que fosse necessário. O VAR tirou emoção mas trouxe verdade, o que é inaceitável para quem estava mal habituado. Dito isto, continua a haver más decisões mesmo com VAR. Mas o caminho é este.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    VAR
    2025-06-03 13h27m por Diego_Forlan
    Eu acho que acaba com toda a emoção. Agora já nao se grita golo quando a bola bate nas redes porque nunca se sabe. . . Agora festeja-se um gesto do arbitro depois de ir ao monitor.
    É verdade que corrige muitos erros (as vezes minuciosos demais) mas é o que é o futebol moderno está cada vez mais a perder o encanto de tão perfeccionista que quer ser
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tão perfeito que morre
    2025-06-03 17h29m por Vic-16
    Um dia destes o futebol é tão perfeito, tão científico e tão imaculado que morre de tanta virtude. Não convém esquecer que o futebol se fez grande e ganhou o seu espaço de maior espetáculo do mundo na base da emoção, da espontaneidade do momento e da celebração instantânea do golo. Agora é isto, uma espécie de jogo de consola cada vez mais triste.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Acabe-se lá com isto.
    2025-06-03 10h32m por Vic-16
    O VAR parecia ser uma evolução mas está a fazer definhar o futebol. Tirou ao futebol uma parte da sua essência: a espontaneidade. Aquele momento em que a bola entra e o estádio explode foi substituído por o momento em que a bola entra e o estádio sustém a respiração e espera eternos 5 minutos para descobrir que 10 toques antes houve um jogador que pode ter feito falta invalidando toda a jogada. A jogada que todos virm, que decorreu por longos segundos e resultou em golo não valia. O que os ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Não
    2025-06-02 17h59m por TomPen_94
    Editado a 2025-06-02 18h01m
    A questão não é o VAR, é como ele é implementado.

    Se acreditasse rm teorias da conspiração, a primeira que eu subscrevia seria a de que a FIFA implementou o VAR desta forma para torná-lo impopular e eventualmente retirá-lo do jogo de todo.

    Olhem para o ténis, implementou o olho-de-falcão srm stresses. O VAR deveria seguir pelo mesmo caminho. É a equipa que tem a responsabiliade de pedir assistência e é recompensada se tiver razão, e punida se não tiver. ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Mesmo
    2025-06-02 17h07m por Platinum_Bom_Natal
    Tanto se anula golos por foras de jogo de 2 ou 3cm, faltas no início da jogada 10 toques antes do golo, como depois não se vê agressões grosseiras ou encostos de cabeça ao árbitro da partida. VAR-se lá entender isto.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    E se Beyoncé fosse um dos grandes reforços de verão da Premier?  Seis concertos da tour Cowboy Carter no estádio do Tottenham, criado como Centro Global de ...
    14-06-2025 16:22E1
    Excessivo, imprevisível, excêntrico, senhor de um humor repentino misturado com fúrias telefónicas. Personagem perfeita para uma série de streaming!? Sem ...
    08-05-2025 12:15
    Vi-o jogar de chuteiras calçadas no duro pelado do Avenida. Eu era um dos alucinados que, de uma forma quase ritualista, se divertia com outros «artistas» a ver os jogos das ...
    16-04-2025 12:26
    Opinião
    Laurindo Filho
    Joga Bonito
    Laurindo Filho
    Álvaro Costa
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Carlos Daniel
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    Álvaro Costa
    Oitava Arte
    Álvaro Costa