Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês

      Rui, ficaste manchado e a culpa é tua

      2024/06/17
      E8
      "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

      Rui...nem sei muito bem por onde começar.

      A maior parte de mim não te perdoa em nada e até já nem tem muita pena de ti, mas nalguns momentos de menor raiva, volto atrás no tempo e lembro aquela camisola encarnada com o 10 nas costas e com que classe levavas a bola. Fizeste parte do meu imaginário, estás lá naquele Benfica místico do início dos anos 90 que venero. És (serias) quase poético. O adepto que virou jogador, o jogador que virou dirigente, o dirigente que virou presidente. O homem que marcou um golo ao Benfica e chorou. O Maestro que com a 10 nas costas encantou uma geração de Benfiquistas. Eras a promessa de uma visão nova no dirigismo nacional e no clube. Tinhas tudo para ser uma história lindíssima no Benfica. Lerás tudo isto (provavelmente não lerás, mas deixem-me sonhar) e pensarás "Mas eu sou mesmo tudo isso, caramba. Porque tenho a sensação que virás aí com um "mas...", ó cronista? Porque gritaram comigo ontem na Assembleia? Porque colocam em causa a minha seriedade e o meu benfiquismo? Pode não estar tudo bem, mas estou a tentar!"

      É que não dá. Eras, mas não és. Esta auditoria foi a gota de água. Desculpa ser tão direto, Rui. Mas o teu mal foi teres sido cobarde nestes anos todos. Ou cego. Ou totó. Recuso-me a acreditar no corrupto. Já não sei. Acho que muitos benfiquistas dão voltas à cabeça a tentar perceber porque nos falhaste. Porque muitos não querem duvidar do teu benfiquismo. Muitos não querem duvidar da tua seriedade. Mas as perguntas saem às catadupas: porque aceitaste ficar tantos anos debaixo da saia do Vieira? Como foi possível não reparares em todas as falcatruas expostas nesta auditoria? Não vias as pazadas de jogadores sem qualquer qualidade para o Benfica? Nas exorbitantes comissões pagas? Nos movimentos de dinheiros para as offshores? Nos pagamentos absurdos a fornecedores? Na maneira anti-democrática como o Vieira tratava o Benfica e os benfiquistas? Não o viste a agredir um sócio na Assembleia? A mudar os estatutos para se eternizar no poder? A recusar-se a debater com a oposição e a dar tempo de antena na BTV? Na quantidade de títulos e troféus que fomos perdendo, como no ano do "Penta", por o foco estar noutras coisas? Como nunca foste capaz de romper com isto tudo e pugnares por uma renovação e limpeza no Benfica, Rui? Como é que depois, coisa extraordinária, te candidatas e manténs praticamente toda a equipa do Vieira, todos estes vícios e todos estes podres?

      Não te consigo dar nova oportunidade, lamento. Se dependesse de mim não terias sido Presidente nem serás mais Presidente. Mesmo que por algum milagre Schmidt e os jogadores te ofereçam a boia de salvação com uma época top (mas top mesmo, não é "top" à Schmidt) não te quero mais dentro do Benfica. Há coisas que vão além da bola a entrar na baliza. Depois podes-te até sentar ao meu lado na bancada, mas eu já não perdoo a ninguém que está dentro do Benfica há tantos anos e que fez parte das direções do Vieira. Até posso estar a ser injusto com alguns, até posso estar a ser injusto contigo, mas por uns pagam todos. Chega. Deem a vez a outros. Ser Benfiquista também é isso. Servir o Benfica também é isso. Estás frágil como nunca tiveste e tens culpas nisso. Olha para dentro e percebe as razões e não te sintas injustiçado, a achar que "em 2 épocas ganhei uma e perdi uma" ou que os benfiquistas estão com uma revanche autodestrutiva só porque sim. Esta auditoria foi a gota de água. Devias ler as páginas todas e encheres-te de vergonha. Quer queiras, quer não queiras, fizeste parte daquilo.

      Estou e estamos profundamente fartos. De vermos o Benfica nos tribunais. De vermos o Benfica a colecionar escândalos. De sentirmos que o Benfica foi usado e abusado por quem devia defender o clube. De ver um clube que perdeu a mística. Que se afastou do seu povo e que se pôs numa redoma. Que não comunica com os seus nem com os outros. Que encolhe os ombros às derrotas constantes. Que é um novo-rico que esbanja dinheiro e tem muito menos glória que esse dinheiro (e já agora, a sua grandeza) obrigaria. Que vence apenas 1 campeonato em 5. 8 em 30. Que não vence uma Taça de Portugal há 7 anos. Que não vence uma Taça da Liga há 8 anos. Que não atinge uma meia-final de uma competição europeia há 10 anos.

      Lamento o que vou dizer, porque isso significa o insucesso do clube, mas vais acabar por cair. Porque o clube está podre. Tal como o Pinto da Costa caiu. E contigo irá cair todo o Vieirismo. Chegará o dia em que novas pessoas entrarão no Benfica e começaremos tudo de novo. E esperemos que as novas pessoas sejam benfiquistas de coração, competentes e impolutas. Parece pouco, mas nos dias que correm já é pedir muito.

      Acho que não vais pedir a demissão. Vais dar reforços a Schmidt e ficarás completamente nas mãos dele. Até pode a coisa sair bem e aguentas-te mais um pouco. Ou correr mal e cais muito em breve. Ou até pode o Ministério Público avançar com mais alguma investigação e constituir-te a ti ou ao Benfica como arguido em mais algum escândalo e não resistires. Seja como for, ficaste manchado pela tua ligação ao Vieira. Não és o maior dos culpados, mas acabaste por te tornar num dos culpados. Aquele rapaz com a 10 nas costas que finta 2 jogadores do Parma e faz o passe de morte ao Isaías na noite dos 100.000 na Luz que te cantaram os parabéns antes do início do jogo não merecia esta mancha. Nós não merecíamos esta mancha. Mas é desgraçadamente o Benfica que temos tido nestes 30 anos. Com pouco de pureza. Com pouco de clube do povo. Com pouco de mística. Com pouco de Glorioso. Com pouco de tudo o que fazia este clube mágico e singular no mundo do futebol. Fomos tendo algo, mas os benfiquistas não merecem algo, merecem tudo!

      A esperança não pode morrer. Um dia voltaremos a ter orgulho total no nosso Benfica. Alegria total no nosso Benfica. Um dia voltaremos à glória e à mística, ambas de mãos dadas. O clube está doente mas não está morto. Lá nas catacumbas daquele estádio, naquele terreno sagrado, escavaremos bem profundo, nem que tenhamos que ir um bocadinho ao lado aos terrenos em que estava o antigo estádio e encontraremos o Holy Grail da Mística do Benfica. E até podem já só lá estar umas poucas gotas, mas isso chegará para reconstruirmos o Império Glorioso.

      Do Benfica que muitos de nós à noite sonhamos e que é tão diferente deste Benfica que vivemos, não se desiste. Nunca se desiste. Nem que morramos a tentar.

       



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      CO
      Por falar em respeito
      2024-06-24 15h52m por costinhazz
      Quem anda no futebol de uma maneira respeitosa é transparente é atacado por todo o lado. . . O jornalismo atual só gosta de dirigentes mafiosos. . Os valores estáo ao contrário. Rui Costa não pode ser atacado desta maneira. . . Os oportunistas querem tomar conta do Benfica outra vez.
      Boa
      2024-06-19 22h01m por BenHur87
      Se falam assim do Rui Costa, voltem a meter empresários como presidente do clube e vão ver para onde vão. O Sporting não tem empresário nem o Porto, vocês vão acabar por lá por um Vieira 2.
      Estado do Benfica
      2024-06-17 18h31m por John23
      O Benfica vive um periodo que parece uma monarquia. . . tem lá o "Rei Costa" que precisa do povo para pagar os tributos, taxas e impostos e para trazer os bens para alimentar a "familia real", mas depois não há cá misturas. Existe a tal redoma para manter os adeptos afastados da equipa, não há comunicação para que exista essa aproximação tão necessária.

      O nosso rival de Lisboa dá-nos 10-0 em termos de comunicação, através das paltaformas de redes sociais, em que foi copiar...ler comentário completo »
      AG's
      2024-06-17 18h06m por John23
      Pondo até de parte a contestação que se fez ouvir nas AG's, a afluência às mesmas é sinal que os benfiquistas estão preocupados com o futuro do Clube e dá-me esperança que possa surgir uma candidatura credivél que altere o rumo que o Benfica está tomar.

      A minha preocupação é que o momento da equipa de futebol no periodo das eleições possa influênciar o voto dos benfiquistas (algo que é inevitável) e não se olhe ao projeto para o Clube (ou falta dele!!!).

      Excelente texto, subscrevo!
      Rui Costa ou Pilatos?!. . .
      2024-06-17 16h22m por Toupeiral
      . . . RC comporta-se desde há muito como Pilatos na sua travessia pelo Vi€irismo e pelo esgoto que esse regime pútrido fez desabar sobre o Benfica: esteve lá, viu, ouviu, tinha voz, mas não exerceu as responsabilidades que lhe cabiam no exercício do cargo de administrador em defesa do bom nome e das boas práticas que são devidas ao Benfica.

      RC tenta ainda hoje escapar entre as gotas da suja enxurrada Vi€irista, e isso é inadmissível, exigindo clarificação cabal.
      ler comentário completo »
      CO
      Rui Costa é um senhor
      2024-06-17 15h51m por costinhazz
      Rui Costa é um Senhor, não é um lacaio nem um oportunista. No futebol quem não tem respeito pelo R Costa não terá por ninguém
      Parabéns Bakero
      2024-06-17 13h54m por AngelEyes
      Grande texto! Estás cada vez melhor.
      Rui Costa lembra aquele. . .
      2024-06-17 11h03m por Toupeiral
      . . . cão dócil que não quis sacudir as pulgas no tempo devido para não as incomodar. . .

      E agora as pulgas mordem-no forte e feio. . .

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      Tal como no Campeonato Nacional, com 38 conquistas, o Benfica é o clube português de maior sucesso na Taça de Portugal. São 26 conquistas, contra 20 do FC Porto e 17 do ...
      27-05-2024 12:27E4
      Quando era criança, no início dos anos 90, ao chegar ao Estádio da Luz, sentia um impacto que me estremecia. Ali estava o gigante de betão onde sabia que o Benfica tinha ...
      06-05-2024 11:50E18
      O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
      07-04-2024 18:43E8
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha