betano
    Portugal empata com a Escócia

    Zero ideias, zero golos

    Pela primeira vez desde a eliminação do Euro 2024, Portugal deixou as quatro linhas sem trazer consigo a vitória. Tal como nesse fatídico dia em Hamburgo, foi um empate sem golos que levou a equipa lusa a abandonar o relvado em frustração esta terça-feira, depois de não ter conseguido ultrapassar as muralhas da seleção da Escócia.

    Num dia em que a vitória poderia ter significado a garantia matemática da passagem à fase final da UEFA Nations League, a equipa lusa mostrou uma quebra na inspiração e acabou por conquistar apenas um ponto. Mantém a liderança do Grupo 1, mas terá de esperar mais um mês para uma eventual celebração.

    Não foi como em Varsóvia...

    Provavelmente não era essa a expectativa portuguesa antes do jogo, mas o Hampden Park, em Glasgow, não demorou a intimidar a seleção nacional para o que seria um dos mais difíceis testes (até ao momento) neste novo ciclo de Liga das Nações.

    Portugal começou melhor que o adversário, isso é certo, mas não trouxe para o relvado a mesma fluidez de jogo que se viu em Varsóvia no sábado. Vimos bons momentos ofensivos patrocinados por um Vitinha determinado a comandar o futebol luso, mas vimos também vários momentos em que a Escócia conseguiu levar o jogo para uma dimensão mais física, que tanto a favorece.

    Vitinha, o melhor intérprete na primeira parte @Getty /
    Cristiano Ronaldo conseguiu envolver-se no jogo e até chegou a mais do que uma situação de finalização, embora nenhuma dela verdadeiramente flagrante. Também Diogo Jota tentou alvejar a baliza do veterano Craig Gordon, sem sucesso, numa primeira parte cujo futebol ficou bem resumido num lance de desentendimento entre CR7 e Nuno Mendes: todos pareceram ter boas intenções, mas nenhum plano.

    Se 90 minutos não chegaram, seria um canto?

    A segunda metade arrancou com um cabeceamento perigosíssimo de Cristiano Ronaldo, no que foi possivelmente a maior ocasião de golo do jogo. Poderia ter sido um sinal de uma viragem no rumo das coisas, mas o futebol rapidamente regressou à sua versão mais enfadonha.

    Foi só por volta da hora de jogo que uma tripla mexida de Roberto Martinez aproximou a equipa das quinas, taticamente, daquilo que se viu no jogo anterior. Funcionou, em parte, mas o domínio português só se notou depois de dois pequenos sustos em transições do exército tartã. Sim, poderíamos estar a falar da primeira vitória oficial dos escoceses no último ano!

    Nuno Mendes voltou a demonstrar competência @Getty /
    Até ao fim, Portugal perseguiu os três pontos. A equipa apoiou-se nos seus elementos mais experientes, mas também na vertigem de Rafael Leão, que construiu duas jogadas de muito perigo a partir do corredor esquerdo. Não deu certo e o jogo acabou da forma que todos começam, com um nulo no marcador.

    Antes de saírem do relvado, os jogadores portugueses (com Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva à cabeça) dirigiram-se ao árbitro com fortes reclamações devido a um pontapé de canto do qual não puderam beneficiar, por ter sido conquistado já depois dos quatro minutos de compensação. Pela forma como o jogo correu, seria difícil acreditar que essa tardia bola parada - um dos pontos fortes escoceses, diga-se - fosse uma mágica solução...



    U Terça, 15 Outubro 2024 - 19:45
    Hampden Park
    Lawrence Visser
    0-0
    Hampden Park
    Lotação52 103
    Medidas-
    Inauguração1903
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 1
    A Chave
    Minuto 87: Bruno Fernandes deu a melhor sequência ao belíssimo trabalho individual de Rafael Leão. No entanto, Craig Gordon foi o responsável por uma defesa milagrosa.
    O Árbitro
    Alguns jogadores da seleção nacional vão sair do jogo a acreditar que foi a arbitragem que impediu Portugal de vencer, mas essa ideia parece ser, no mínimo, exagerada. 
    O Melhor
    Um par de parisienses
    Um par de parisienses
    Num dia em que não há elogios a fazer a Portugal enquanto coletivo, há duas individualidades que cumpriram mais do que os mínimos e estiveram uns furos acima dos restantes. Falamos de Vitinha, que tentou assumir o jogo e durante largos minutos do jogo fê-lo com classe, e de Nuno Mendes, que começa a mostrar uma bela consistência com as cores da seleção. Os colegas do PSG foram, de longe, os melhores de Portugal.
    O Pior
    Se havia armas, o que faltou?
    Se havia armas, o que faltou?
    A seleção portuguesa mereceu elogios depois da vitória de sábado, na visita à Polónia, mas não manteve o nível para este segundo jogo. Longe disso! Onde antes houve fluidez em transição e em ataque apoiado, desta vez houve incertezas e momentos de apatia. A exibição do guarda-redes adversário foi boa, mas não foi brilhante ao ponto de justificar um nulo luso. Isso deve-se, acima de tudo, à falta de pólvora nas armas de Portugal.
    Forma
    Escócia
    2024/2025
    4J
    0V
    1E
    3D
    4-7G
    Portugal
    2024/2025
    4J
    3V
    1E
    0D
    7-3G
    Sabia que...by playmaker stats
    A Escócia aumenta para 8 os jogos sem vencer, mas termina com uma série de 4 derrotas consecutivas
    A Escócia somou o 1.º ponto nesta edição da Nations League
    Em competições oficiais (excluindo jogos de preparação), Portugal continua sem ganhar na Escócia
    3.º empate consecutivo 0-0 entre Escócia e Portugal em jogos de competições oficiais realizados entre as 2 equipas em solo escocês
    Portugal precisa de apenas um ponto em 2 jogos para garantir a qualificação
    Portugal empata e faz o mesmo resultado da Polónia, pelo que adia o apuramento para os quartos de final da Nations League
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    ESCÓCIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Fraquinho, fraquinho . . .
    2024-10-16 14h20m por BlackCat
    Como dizia o outro, o nosso jogo foi fraquinho, fraquinho … Mas, infelizmente, foi um "filme" já visto contra adversários que jogam em bloco baixo e metem o "autocarro" à frente da sua baliza. Sempre foi uma pecha do futebol português e continua a ser.
    Por outro lado, houve mudanças a mais face ao jogo com a Polónia. É certo que a Liga das Nações é uma competição secundária face aos Europeus e Mundiais e pode servir para testar jogadores, mas, seis alterações de uma vez tendem a...ler comentário completo »
    Dias assim
    2024-10-16 14h11m por Bluething
    Apesar de não ter jogado bem, Portugal fez o suficiente para sair da Escócia com um resultado mais ou menos folgado.

    Contudo e insisto nesta tecla, falta um matador português, só estilo de um Samu ou Gyokeres.

    E pelo que se vai vendo nos escalões inferiores, ainda não será para amanhã que teremos um jogador assim.
    AU
    Francisco Conceição
    2024-10-16 13h48m por auribrancos
    Não me canso de dizer. É inconsistente e apaga o jogo coletivo. Já o fazia no FC Porto com a ajuda do pai que fomentava isso. Na Seleção não precisamos disto. Precisamos de ideias, e ele não pensa coletivamente.

    Aliás, isso é o problema de vários lá dentro. Alguns ainda são mais descarados, jogam no clube mas na Seleção pastam (ao menos o FC é coerente nisso, mesma inconsistência dos dois lados)

    De resto, para a Seleção que temos a prestação foi horrível....ler comentário completo »
    AU
    canelax
    2024-10-16 12h43m por auribrancos
    Se fosses jogador lambias os pés do Jorge Mendes para ser da agência dele. Todos querem Jorge Mendes mal se destacam (olha o Ricardo Velho) porque sabem que isso lhes garante que o lobby português lá fora tenha relevo e eles não serão abafados em detrimento de outras nacionalidades lá fora, e possam ter acesso liberalizado às grandes equipas e grandes ligas

    É normal que quando alguém atinja um nivel interessante troque para o Jorge Mendes.

    Quando chegam ao patama...ler comentário completo »
    Seleccao jorge mendes
    2024-10-16 12h01m por canelax
    Ainda apoiava quando era a seleccao de portugal mas agora n contem cmg pa apoiar a selecao da gestifute
    Ufa
    2024-10-16 11h03m por AngelEyes
    Ainda bem que não perdi tempo a ver a Seleção. Dá para contar pelos dedos as exibições convincentes (já não digo boas) que fizemos nos últimos anos (quem diz nos últimos anos, diz na última década ou até mais que isso). E falo apenas de jogos oficiais e contra seleções de médio e alto calibre, é claro. Contra a Polónia, vi parte do jogo e até gostei da primeira parte, mas no geral, pouco ou nada convenceu.
    AS
    Portugal
    2024-10-16 08h42m por asa_scouting
    Portugal não joga nada, uma vergonha, a primeira parte contra a Polónia foi uma exceção e não a regra.
    Cancelo é um desastre, cruzamentoa disparatados. . . a atacar e o selecionador mete Semedo, enfim. . . Diogo Jota. CHICO uma nulidade. . . o que digo do Chico pode saber fintar, mas se apanha um gajo com mais cabedal do que ele, parece uma menina atira-se logo. . . muitos jogadores tem que ficar de fora para ver se ganham consciencia, mas concordo que
    Bragança, Pote, ...ler comentário completo »
    Concretização
    2024-10-16 08h39m por PalancaFCP
    Voltamos ao tempo do "quase", muito ao jeito do Nuno Gomes. Circula-se muito a bola, mas chutar a baliza só de vez em quando e sem oferecer real perigo. Pauleta primeiro e CR depois, foram disfarçando, agora voltamos ao "quase".
    Sinceramente não percebo a nota do. . .
    2024-10-16 08h12m por LuckyLuke
    Sinceramente não percebo a nota do Vitinha? qual a jogada que ele fez? passe ou remate? que merecesse nota: 7?
    Francisco Conceição atira-se para cima do jogador adversário e cai! devem ter toracado a nota com o Jota. . .
    Palhinha? nem se viu!
    Ontem era preciso jogar com 2 pontas de lança e largura dos laterais (que houve) de meio campo interior a criar espaço no autocarro!
    João Félix e João Neves ganhavam aquilo
    Muito vem o Cancelo e Nuno Mendes
    Martinez
    2024-10-16 05h17m por manueldesousa
    Equipa que ganha, NÃO SE MEXE!
    BL
    Voltaram ao mau
    2024-10-16 05h06m por Bluetrain
    Cancelo: tanto é de bom jogador, como de péssimo. Incrível.
    Bruno Fernandes: está em má forma e continua na equipa?
    Ronaldo: fez quase tudo mal…. parecia que estava a brincar ‘a bola com o filho.
    Vitinha: procurou sempre a bola, mas jogadas de golo dele foram nulas.
    Chico Conceição: com tanto hype, foi neutralizado completamente.
    Diogo Jota: andava ‘a deriva e não tinha ideia nenhuma do que andava a fazer em campo.
    O resto: fizeram um jogo arrastão, semelhante a solteiros e casados.
    Enfim…
    Portugal
    2024-10-16 02h58m por moumu
    Acho que não estiveram mal embora as alterações tenhma baixado o ritmo da equipa, com um jogador como Bernardo Silva de fora o rendimento não é igual, acho que mesmo assim fizeram o seu papel de assumir o jogo, pena é os remates não terem sido bem enquadrados. Acho que vamos confirmar o apuramento em casa contra a Polónia.
    Maxaqueen
    2024-10-16 01h44m por ramiroo
    Mais público nos estádios da Escócia? Claro. O que é que há para fazer lá? Eheheh. Acho piada a estes mitos. Portugal é o segundo país da Europa com mais adeptos per capita nos estádios. Pesquisem 'highest per capita crowds in europe' e descubram quem é o primeiro
    santinizz
    2024-10-16 00h41m por Maxaqueen
    Futebol escocês é mais quê?
    Praticam um futebol tipicamente britânico, ou seja, parado no tempo e ultrapassado há muito.
    Comparar com o nosso campeonato é uma piada de mau gosto.
    Mais público nos estádios não implica maior competitividade das ligas.
    Na Escócia os campeões são quase sempre os mesmos e, com a queda do Rangers, ainda se tornaram mais monótonos os "passeios" do Celtic.
    Duas notas
    2024-10-16 00h37m por Lezama
    Ponto prévio: desde 2002 que tento me faz se a seleção ganha ou perde, mas ultimamente tenho visto os jogos por duas razões, os comentários tontos na RTP e as fitas do Ronaldo. Têm sido sempre motivo de entretenimento.

    Comentadores RTP
    Fora o habitual chauvinismo parolo que já estamos habituados quando nos jogos da seleção e das competições europeias, hoje achei graça a duas coisas.
    A primeira foi o uso recorrente do mito, "eles são maiores do que nós" ou do "...ler comentário completo »
    Beto Martins
    2024-10-16 00h10m por Velicente
    Que treinador tão fraco minha nossa, entre ele e o Nando Santos não sei se alguma coisa mudou. Mas e o que dizer de Bernardo Silva e Bruno Fernandes. . . . . . Se alguma vez fizeram um jogo bom pela seleção alguém que me diga. Paupérrimo
    Portugal
    2024-10-15 23h32m por Ispeaksempolemicas
    Isto resume se facilmente. Portugal tem dificuldade em jogar contra blocos baixos. Perdemos com a Geórgia, Eslovénia derrota e empate e agora a Escócia. Roberto Martinez tem que arranjar um antídoto para este tipo de adversários rapidamente.
    Se fosse agora a convocatória
    2024-10-15 23h23m por robbiefowler9
    Para mim saíam Nélson Semedo, António Silva, Otávio, Palhinha, Diogo Jota e Tomás Araújo (à condição, veremos se está em forma no mês de Novembro), e entravam Francisco Moura, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Florentino, Pedro Gonçalves/Fábio Carvalho e Diogo Leite/Eduardo Quaresma
    Diga-se, contudo
    2024-10-15 23h02m por KaiserWilhelm
    Depois de mais de meia hora em que a Escócia montou a defesa atrás a todo o custo e desistiu de tentar jogar, o árbitro acabar o jogo em cima de um canto para Portugal é realmente uma ode ao que fez hoje. Não decidiu o jogo, mas todas as decisões eram especialmente para prejudicar os portugueses. TODAS. É obra.
    Mais do mesmo
    2024-10-15 22h59m por KaiserWilhelm
    Não se jogou nada. A Escócia nunca abdicou do seu meio campo e nunca realmente fez um esforço para incomodar o Diogo Costa, salvo um ou dois contra ataques aleatórios.
    A defesa pouco ou nada teve que fazer. Os alas lá foram subindo, mas se Nuno Mendes foi o elo criativo, Cancelo foi uma falha total, não acertou praticamente nada o jogo todo (dá bem para notar a diferença do antes e depois da Arábia).
    O miolo foi o que foi. Bruno Fernandes continua a mostrar que não consegu...ler comentário completo »
    Penoso
    2024-10-15 22h50m por onlytuga
    Cada vez gosto menos do Cancelo, nem um cruzamento de jeito. Bruno Fernandes parece um rei, fica aí sentado no meio do campo a ver os outros dar o litro. Como é possivel ele estar senpre a tras do trinco? Diogo Jota nem se viu. Parece qie ninguém quer entrar na grande area.
    Bruno Fernandes
    2024-10-15 22h43m por robbiefowler9
    Sem grande chama, apesar de tentar muito e até ter feito uma grande assistência no jogo com a Polónia para o Bernardo Silva, já deve estar pelos arames com o Ten Hag que até a ponta de lança já o coloca
    SA
    Riba21
    2024-10-15 22h40m por santinizz
    O campeonato escocês ainda consegue ser mais vibrante, com futebol ainda tipicamente britânico, do que o nosso e até na quantidade de público nos estádios. Só tem uma semelhança, os campeões são quase sempre os mesmos, com vantagem para o escocês.
    Continuando
    2024-10-15 22h38m por robbiefowler9
    António Silva é outro jogador sem confiança, que precisa urgentemente de uma injecção de confiança porque assim não só perde lugar na seleção como no Benfica e era uma pena; João Cancelo parece sempre contrariado quando joga na seleção, independentemente do clube onde actue, e de facto podia mudar de atitude, mas já me parece tarde; Vitinha é dos suplentes em Varsóvia aquele que tem mais hipótese de voltar à titularidade em Novembro, ainda está a voltar de lesão e acredito que recupere o lu...ler comentário completo »
    Pelo menos
    2024-10-15 22h28m por robbiefowler9
    Serviu para verificar que Diogo Jota, ou dá ao chinelo depressa ou então nunca se vai afirmar como jogador importante de seleção (já tem quase 30 anos e boas exibições pela seleção são muito poucas), Palhinha está psicologicamente mal, sem confiança pelos problemas pessoais em que se meteu recentemente, além de estar muito tempo a suplente no Bayern, António Silva por este andar vai ser ultrapassado na hierarquia (Diogo Leite, Eduardo Quaresma estão à porta e em melhor forma, Renato Veiga...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Moreirense: Gabrielzinho ruma à China e Fabiano Souza a caminho do Brasil
    Liga BETCLIC
    Mercado
    Saídas à vista nos cónegos
    Duas saídas à vista no Moreirense! Gabrielzinho está a caminho do futebol chinês, enquanto Fabiano Souza ruma ao Brasil, numa informação veiculada pelo ...