Chegou como desconhecido, mas rotulado de goleador. Afinal, os números alcançados ao serviço do Coventry não enganam. Foi uma novela que pareceu interminável no verão. Vários rumores, vários episódios, mas uma conclusão: Viktor Gyokeres rumou mesmo do Championship para a liga portuguesa, pela porta grande de Alvalade.
Verdade seja dita: o ponta-de-lança de 25 anos é apenas o terceiro sueco a representar o Sporting na história do clube leonino. Para além dele, apenas Hans Eskilsson - que até concedeu uma entrevista ao zerozero sobre Gyokeres - e Pontus Farnerud envergaram a camisola listada verde e branca.
As expectativas em torno do avançado fixaram-se num nível muito elevado desde a sua chegada a Lisboa, principalmente pelos mais de 20 milhões de euros que custou aos cofres leoninos. Se já as correspondeu? Passaram apenas 13 jogos, nos quais concretizou 11 golos, assistiu por três vezes e... trouxe o amor da Suécia diretamente a capital portuguesa.
A presença constante nas redes sociais traz boas descobertas. Esta história vem desse mesmo comportamento. No meio de um scroll quase infindável, dois perfis na rede social X (antigo Twitter) saltaram à vista pelas publicações sobre Viktor Gyokeres.
I went to bed early yesterday and missed a Viktor Gyökeres masterclass. pic.twitter.com/L32PnBjTBe
— 🇸🇪 (@SwedeStats) November 3, 2023
Publicações em inglês, mas a bandeira da Suécia bem visível e as palavras Sporting ou Gyokeres chamam sempre a atenção.
Num dia, surge a escrita: «Fui para a cama mais cedo e perdi uma masterclass do Viktor Gyokeres.» Escrito pelo utilizador @SwedeStats, no dia seguinte à vitória do Sporting diante do Farense para a Taça da Liga.
O zerozero foi à procura do dono deste perfil e de outro, que escreveu algo ainda mais caricato. «O Gyokeres fez de mim um adepto do Sporting completo. Eu fico ansioso para vê-los jogar mesmo quando ele não está presente. e não é só o Gyokeres. A Liga Portuguesa e o Sporting são fantásticos. Gosto muito dos adeptos. O Gyokeres abriu-me as portas ara todo um novo mundo de futebol.»
Quem teclou isto mesmo foi @tore_88s, ou simplesmente Felix como revelou ao nosso portal. É de Estocolmo, descendente de mãe sueca e pai francês de ascendência polaca.
«Conheci o Gyokeres quando ainda estava no Coventry, depois de marcar o seu primeiro golo com a Suécia. Apenas sabia que ele era sueco [risos]», contou. Já o outro utilizador, mostrou que conhecia o avançado ainda antes desse tempo.
«Lembro-me dele de há muito, na altura da mudança do Brommapojkarna para o Brighton, ainda em 2017. O facto de ele ser sueco ajudou a isso, mas ouvir a opinião dos adeptos - especialmente dos do Coventry -, fez-me perceber que ele podia ser algo extra. Deu um grande salto em Portugal, não só pela mudança para o Sporting, mas, também, na seleção nacional», contou @SwedeStats, um jovem de Lulea.
Havia uma questão que se impunha. Mas a quem é que o avançado do Sporting mais se parece? A resposta de ambos foi clara, direta e... igual. «Parece o Zlatan Ibrahimovic, quando estava no Paris SG. Não está no mesmo nível, mas tem a mesma habilidade de encontrar as redes. O Ibra estava noutro nível no que tocava a passar a bola, mas o Gyokeres não é muito diferente», diz um. O outro apenas referiu: «É único, mas muito parecido ao Zlatan.»
Entre felicidade e surpresa, a mudança de Viktor Gyokeres para o Sporting culminou apenas estes sentimentos em ambos os adeptos que falaram com o zerozero. A verdade é uma: Felix confessou que não via jogos da Liga Portuguesa antes da chegada do sueco aos leões, mas, agora, vê «todos os jogos, mesmo que ele não jogue». «Acredito que ele possa liderar o Sporting a alguns títulos, antes que encaixem o valor da cláusula de rescisão [risos].»
Gyökeres has actually fully made me a sporting fan I'm so excited to watch them play even when he's not playing 😭
— Tore⭐ (@tore_88s) October 30, 2023
O compatriota também não pensa de forma diferente. «Tenho visto poucos jogos em que ele não entra, mas, antes de ele chegar ao Sporting, eu não acompanhava nada da Primeira Liga portuguesa. Parece-me que a sua mudança para lá despertou interesse de muita gente na Suécia apenas pelo Sporting. Acredito que ele chegue a um grande clube numa das principais ligas. Tem os atributos necessários para isso.»
Depois da comparação feita a Zlatan Ibrahimovic, a pergunta a ser colocada era clara. Quantos golos marcará até ao final da temporada? As respostas foram, também elas, diretas. «Se continuar a jogar assim, pode atingir entre 20 e 25 golos, ainda com algumas assistências», diz @SwedeStats. Felix aponta a voos ainda mais altos. «Parece-me que vai conseguir entre 30 e 40 golos em todas as competições, claramente.»
![]() | ![]() |
![]() |