betano
    FC Porto bate Estoril Praia

    Verão de São Martim

    Noite amena, de temperatura agradável no arranque de novembro, e mais três pontos guardados no quentinho do bolso do dragão. O FC Porto superou o Estoril Praia, este domingo, na décima jornada da Liga Portugal Betclic (4-0). Os azuis e brancos nunca estiveram em perigo e não precisaram de forçar muito a nota para criar várias situações de finalização.

    Há dois nomes inequivocamente ligados à vitória portista. O trabalho é coletivo, bem sabemos, mas permitam-nos umas palavras sobre dois homens: Martim Fernandes e Danny Namaso.

    O primeiro tem traços de veterano, apesar dos tenros 18 anos. Tem a calma de quem já faz vida disto há muito tempo, tem o atrevimento próprio da juventude para galgar corredor fora e a plena noção de para onde quer ir e como lá pode chegar. O destino é sempre a área contrária e com ele levou os companheiros, não raras vezes, para a frente a partir da direita. Numa noite mais apagada do companheiro de flanco, Fábio Vieira, Martim deu conta de tudo.

    Namaso, por outro lado, pode até nem ter o faro de golo tão apurado como outros atacantes, mas foi um veneno de longa duração para a defesa estorilista, daqueles que demoram o seu tempo a atuar, mas cujos estragos são irreversíveis. Sorrateiro, movimentou-se pelos espaços entre as camisolas rosa, fez das entre linhas habitat natural e a partir daí desbloqueou caminhos para a baliza de Joel Robles.

    Entrada autoritária

    Feitas as devidas honras a quem as merece, é hora de um olhar mais abrangente sobre o duelo. Vítor Bruno repetiu a fórmula da deslocação à Vila das Aves, um 4x2x3x1 com Danny Namaso no apoio a Samu Aghehowa e Fábio Vieira e Pepê nos flancos. Do lado contrário, Ian Cathro seguiu o mesmo raciocínio e manteve tanto o 4x3x3 como os protagonistas da goleada da última jornada.

    @Kapta+
    Verdade seja dita, o Estoril Praia não entrou propriamente mal em jogo no Dragão. O FC Porto teve naturalmente mais bola e ditou os ritmos, mas a equipa da Linha não abdicou de tentar fazer bom uso da pouca posse e jogar um futebol apoiado, oferecendo também espaço de conforto a jogadores como Jordan Holsgrove. Durante o primeiro quarto de hora, os dragões apresentaram uma forte reação à perda e obrigaram muitas vezes o adversário a jogar no risco, mas os canarinhos conseguiram ligar uma ou outra saída de pressão que depois não teve continuidade.

    Embora tivesse sido capaz de sobreviver a essa pressão inicial dos portistas, a equipa visitante pagou caro por um erro individual à entrada para o 20.º minuto. Danny Namaso atacou uma clareira entre Kévin Boma e Pedro Amaral - Vinícius Zanocelo largou a marcação e não ficou isento de culpas - e Martim Fernandes não desperdiçou a oportunidade de verticalizar o jogo e isolar o companheiro para o 1-0. Um prémio para uma boa entrada azul e branca e que permitiu desbloquear o jogo.

    O Estoril Praia sentiu o golo, Pedro Amaral sentiu a coxa - aplausos para Pepê que travou o lance quando podia ter seguido para a baliza - e os dragões sentiram que era um bom momento para acelerar rumo ao golo da tranquilidade, que surgiu pouco antes da meia hora. Kévin Boma cometeu o único erro de uma tremenda exibição - policiou Samu Aghehowa como nenhum outro defesa central até ao momento - e entregou uma prenda de Natal antecipada a Pepê. O universo a retribuir, se quisermos, o golo que podia ter feito minutos antes.

    Goleada natural

    A segunda metade trouxe um FC Porto ainda mais solto em termos atacantes, mas um Estoril Praia também mais perigoso - fez uma dezena de remates - e capaz de criar alguns sustos aos anfitriões. As melhores oportunidades, no entanto, foram sempre da equipa portista, escudada pela confiança de uma vantagem de dois golos e com os homens de ataque a jogar de forma leve e descomplicada.

    @Kapta+
    Neste processo, Danny Namaso foi sempre peça importante pela forma inteligente como sempre se movimentou, recebendo muitas vezes livre de marcação para dar seguimento ao ataque e também para finalizar. O inglês esteve várias vezes na iminência de aumentar a conta pessoal, mas o tal faro de golo que não é o mais apurado, aliado a uma série de boas intervenções de Joel Robles, impediu que tal acontecesse.

    Não houve espaço para mais Namaso, mas do banco surgiu Wenderson Galeno a tempo de bisar e colocar os números a condizer melhor com o caudal ofensivo dos dragões. Em ambas as ocasiões foi pela direita, como quase sempre, que o FC Porto desequilibrou e criou as jogadas, primeiro com mais uma assistência de Martim Fernandes - a segunda da noite - e depois com João Mário a fazer o mesmo.

    O FC Porto venceu e convenceu, no Dragão, e chegou aos 27 pontos na Liga Portugal Betclic. Os azuis e brancos continuam a perseguir de perto o líder Sporting - distância de apenas três pontos - e mantêm a almofada de cinco para o Benfica (tem menos um jogo). O Estoril Praia é 12.º classificado, com nove pontos.

    U Domingo, 03 Novembro 2024 - 20:30
    Estádio do Dragão
    David Silva
    4-0
    Danny Namaso 19'
    Pepê 28'
    Wenderson Galeno 77' 87'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 10
    A Chave
    Num jogo menos conseguido do duplo pivot Nico González/Alan Varela na organização, o FC Porto encontrou refúgio nos flancos - sobretudo o direito - e foi a partir daí que criou muitos problemas ao adversário.
    O Árbitro
    Jogo tranquilo para David Silva, sem casos de difícil resolução. Nota positiva para o árbitro.
    O Melhor
    O <i>fair play</i> não é uma treta
    O fair play não é uma treta
    O FC Porto já vencia quando surgiu uma oportunidade clara para Pepê ampliar a vantagem. Porém, o brasileiro apercebeu-se que ficou isolado também porque Pedro Amaral caiu por terra com uma lesão muscular quando procurava jogar a bola e não hesitou: travou a marcha, permitiu a interrupção da partida e a assistência ao colega de profissão. Uma atitude bonita e que podia muito bem ter resultado em cartão branco.
    O Pior
    Erros pagam-se caro
    Erros pagam-se caro
    A entrada do Estoril Praia teve traços positivos, mas os dois primeiros golos estão, para lá do mérito portista, ligados também a erros individuais dos estorilistas. A este nível, qualquer erro é fatal.
    Forma
    FC Porto
    2024/2025
    16J
    13V
    1E
    2D
    43-13G
    Estoril Praia
    2024/2025
    11J
    2V
    4E
    5D
    8-16G
    Sabia que...by playmaker stats
    Cinco das nove vitórias do FC Porto na Liga Betclic 2024/25 foram com goleada.

    Os dragões são o 2.º melhor ataque desta edição da Liga com 27 golos marcados
    É o melhor arranque do FC Porto das últimas sete temporadas na Liga Portuguesa (10 jornadas):
    > 9 vitórias
    > 27 golos marcadas (melhor registo desde 18/19)
    > 4 golos sofridos (melhor registo desde 18/19)
    Primeiro jejum de Samu Aghehowa pelo FC Porto. Não marca há 2 jogos consecutivos (114 minutos).

    Frente a Moreirense e Estoril, o avançado espanhol só fez 3 remates e nenhum enquadrado com a baliza.

    Fotografias(47)

    Liga Portugal Betclic: FC Porto x Estoril
    Liga Portugal Betclic: FC Porto x Estoril
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    FC PORTO
    EMPATE
    ESTORIL PRAIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EU
    tenshi/wubanga0 0
    2024-11-05 00h17m por EuNaoSouTroll
    Também fiquei com a mesma nítida certeza e não impressão. Não acho que é assim que o Namaso vai marcar pontos junto da massa adepta e espero que o VB não durma sobre isso.

    Não gosto minimamente desse tipo de egoísmos. O Samu com todo o golo que tem, mesmo com algumas limitações técnicas, pelo menos tenta sempre jogar com os colegas. Foi nitidamente queimado no último jogo, sobretudo pelo Namaso e espero que o Namaso não se atreva a repetir esse tipo de coisas. Panelinhas é coisa que não tenho saudades.
    etico/filipeOli veiraCosta
    2024-11-04 22h34m por ikercasillasbestgk
    Quiseram ser engraçados e correu mal. Acontece. . .
    filipeOliveiraC osta
    2024-11-04 20h12m por Vic04
    Pêpê demonstrou que é um Homem digno, um cidadão com princípios e um jogador com ética. Mas compreender isto não é para todos. Mas fazes bem em afirmar o que afirmas, é um aviso para quem contigo priva.
    tenshi
    2024-11-04 18h23m por wubanga00
    Faço das suas palavras as minhas.
    etico
    2024-11-04 17h50m por tenshi
    Para sua informação quando o Pepê parou a jogada o jogo estava na primeira parte e o placar era de 1-0, na próxima informe antes de vir fazer figura triste.
    wubanga00
    2024-11-04 17h45m por tenshi
    O Namaso de cabeça lembro de 3 ocasiões em que o Samu estava bem posicionado para receber a bola e ele decidiu não lhe passar a bola.
    Achei que era o único a perceber isso mas pelo visto não, espero que isso seja um caso isolado e que não se repita mais pois podíamos ter marcado pelo menos mais dois golos caso passassem a bola para o Samu.
    ET
    2-0 ao intervalo
    2024-11-04 17h37m por etico
    Uma frangada monumental e uma assistência para golo de um defesa… assim é fácil ter fair-play…
    Namaso vs Ivan
    2024-11-04 17h37m por tenshi
    Dizer que Namaso da mais a equipa do que Ivan é no mínimo ser desonesto, vamos lá aos números:
    Namaso 12 jogos 0 assistências e 2 golos sendo um deles de penalti;
    Ivan 9 jogos 4 golos e 2 assistências.

    Mesmo jogando 90% dos jogos fora da posição e mesmo jogos o Ivan tem 200% a mais de participação direta em golos sejam honestos quando forem comprar os jogadores mesmo que não gostem deles.
    Martin Fernandes
    2024-11-04 14h25m por wubanga00
    É cedo para ser chamado a seleção A. Ainda precisa de dezenas de jogos a titular indiscutível para ser chamado.
    Como tinha dito sobre o Daniel Bragança nos 3 grandes basta um jogador fazer 4 a 5 jogos a titular que os adeptos já reclamam seleção.
    Enquanto que outros jogadores como o Samuel que tem 3 épocas a jogar a um nível elevado em Espanha se é convocado logo as pessoas começam com teorias de conspiração que é devido ao empresário e Bla Bla.
    Tenshi
    2024-11-04 13h37m por wubanga00
    Sobre o SAMU tudo o que disseste é verdade. Não quis fazer esse comentário primeiro esperei para alguém abrir este assunto para as pessoas não disserem que é coisa da minha cabeça.
    O SAMU ontem foi ignorado pelos colegas e principalmente pelo Namaso. Ouve situações onde ele estava bem posicionado e a bola foi para outros jogadores em condições menos favoráveis. Quem tem duvido que vá rever o jogo.
    Martim Fernandes
    2024-11-04 13h15m por AngelEyes
    Já podia ser chamado à seleção. Pior figura que o Dalot ou o Semedo não fazia!
    Pepê meteu água
    2024-11-04 12h22m por filipeOliveiraCosta
    Estava com hipoteses de fazer golo, não fez falta, parou porquê?

    Metam o fair-play numa prateleira, isto é futebol profissional, não é um jogo de solteiros contra casados.
    ZZ
    .
    2024-11-04 12h13m por zzcarlos
    *mais competitividade
    ZZ
    auribrancos
    2024-11-04 12h12m por zzcarlos
    Já tinha comentado noutra notícia que é necessário a presença do FCP para haver mais competitiva. Só vai beneficiar ainda mais a evolução do futebol feminino.
    AU
    FC Porto Feminino
    2024-11-04 12h07m por auribrancos
    Fico agradado com as noticias abaixo. Seremos uma potência deste desporto em breve! Viva AVB! Grande trabalho!
    ZZ
    Return_of_Plati num
    2024-11-04 12h01m por zzcarlos
    Tal como o Benfica, foi referência a nível nacional quando ganhava por números parecidos.

    Deve ser algum tipo de solidariedade para com as equipas por parte do ZeroZero.

    😉
    Fair play
    2024-11-04 11h28m por Bluething
    Do Pepê foi o melhor de um jogo que até foi agradável de seguir.

    No FC Porto, o clube dos arruaceiros, é a segunda vez (a primeira foi Galeno) que temos destes actos.

    Já os "civilizados" esses até dizem que o fair play é uma treta.
    Samu
    2024-11-04 07h26m por tenshi
    Fiquei com a impressão que não foi procurado pelos colegas e muitas vezes estava bem posicionado e mesmo assim foi ignorado pelos companheiros principalmente o Namaso, espero que seja algo da minha cabeça.

    Força Porto que venha Lazio e Benfica.
    ikercasillasbes tgk
    2024-11-04 07h22m por tenshi
    Estamos bem servidos de laterais direito, Martin está em boa forma mais não esqueça também que já é segundo jogo consecutivo que o João sai di banco e faz uma assistência, é uma boa dor de cabeça para VB e para mimos dois dão garantias.
    Estoril
    2024-11-04 05h59m por zlatan_21
    Tem. uma ideia de jogo positiva e isso beneficia o espetáculo. Detesto os "autocarros", pois são atitudes anti-desportivas. Só nos jogos de Taça onde os "pequenos" querem ser tomba-gigantes é que compreendo a tática do autocarro.
    11 Lazio
    2024-11-04 03h51m por petitor
    Tem em conta o meu comentário para a Lazio jogaria com o seguinte 11

    Diogo Costa
    Martim
    Perez
    Tiago Djaló
    Francisco Moura
    Alan Varela
    Nico
    Namaso
    ED João Mário
    EE Pêpê
    PL Samu
    Namaso
    2024-11-04 03h50m por petitor
    Não sou fã do Namaso muito longe disso, nem do Galeno, mas o que Namaso dá á equipe é muito importante, eu pessoalmente gostava de ver o Ivan Jaime a 10 no lugar de Namaso, mas tenho de reconhecer que o Namaso tem muita coisa que o Jaime não dá neste momento á equipe l, desde logo a primeira fase de pressão, a abertura de espaços para o Samu, além disso não é nenhum tosco tecnicamente e consegue jogar muito bem com a equipe, acho que para o sistema táctico do mister Namaso pode ser funda...ler comentário completo »
    FCP
    2024-11-04 01h42m por moumu
    Vitória tranquila, realmente é muito bom para o FCP contar com Martim Fernandes, tão novo e tão promissor, enfim nota menos para Fábio Vieira que ainda não justificou a sua vinda, claro era jogo para ganhar contra uma equipa um pouco em crise, o FCP mantêm-se acérrimo na perseguição ao SCP!
    TH
    malaguetapura2
    2024-11-04 00h20m por TheRocker
    Não acho que vale a pena essas coisas. . . Além do Dalot nenhum dos outros dois chamados deve durar mais que um ou dois anos por isso ele ao fim de um ou dois anos vai tar no ponto para ser opção credível lá e não apenas passear como alguns que foram , fizeram um ou outro jogo e nunca mais lá meteram os pés.
    ikercasillasbes tgk
    2024-11-04 00h02m por simaoandrade1997
    Estou a ficar um analista de ponta, haha
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ex-Chaves lembra palavras de Vítor Pereira: «Não sei o que o Benfica viu em ti»
    Futebol Brasileiro
    Palavras do guarda-redes Hugo Souza
    Hugo Souza, ex-GD Chaves e agora jogador do Corinthians participou no podcast DenilsonShow, do antigo internacional Denilson, e relembrou uma conversa dura que teve com o técnico ...