* por David Félix Rodrigues
Num encontro marcado por um vento forte, o Marítimo deslocou-se até Mafra para colocar um ponto final na fase negativa que estava a viver, ao vencer por 2-3. A última vitória da equipa de Rui Duarte havia sido no mês de outubro.
Sob um vendaval que soprava a seu favor, o conjunto da casa entrou com a corda toda e, apenas com dois minutos decorridos, Miguel Falé - de regresso à titularidade - inaugurou o marcador. Com algumas dificuldades face à mudança de sistema, os insulares tardaram na resposta.
A formação comandada por Rui Duarte estava com problemas para bater a pressão adversária e, só sob a batuta de Euller Silva, é que começou a chegar com perigo ao último terço. O golo do empate surgiria a poucos minutos do final do primeiro tempo, anotado por Carlos Daniel.
Já nos instantes finais, uma sequência de pontapés de canto a favor do Mafra obrigou Samuel Silva a vestir a capa de herói. Com o vento a ajudar, a equipa de Mafra aproveitou para tentar o canto direto, mas o guardião insular segurou o empate com um par de defesas brilhante.
Erro fatal
Trocou-se de campo e a tendência também virou. Com o vento a seu favor, a turma visitante entrou a pressionar, logo com duas ocasiões de golo a abrir a segunda parte. Tanto insistiu o Marítimo que, à entrada dos últimos 20 minutos, Euller Silva aproveitou novo erro defensivo para operar a cambalhota no marcador.
No entanto, a vantagem durou pouco tempo. A formação da casa até nem estava a conseguir ameaçar a baliza adversária, mas um cruzamento milimétrico para os pés de Friday Etim voltou a colocar tudo igual e abriu a luta para o último quarto de hora.
Quando o empate parecia o resultado mais provável, Bryan Passi errou e cometeu uma grande penalidade nos descontos. Na marca dos 11 metros, Euller Silva não tremeu e colocou o Marítimo novamente no trilho dos triunfos.
Os insulares regressaram então às vitórias, o que lhe valeu a subida até ao oitavo posto, com 19 pontos conquistados. Já o Mafra, continuou no penúltimo lugar do campeonato e somou o quarto jogo consecutivo sem conseguir levar os três pontos.