Triunfo confirma festa em Alvalade

    Um par de gritos para a história: o Sporting é bicampeão!!!

    Publicado em: 2025/05/17 20:13
    Atualizado em: 2025/05/20 18:30
    Um par de gritos para a história: o Sporting é bicampeão!!!

    Ei-la, confirmação de uma marca evasiva e ilusiva em igual medida: o Sporting é bicampeão nacional, 71 anos depois!

    Veja Também

    O leão dependia apenas de si mesmo e conseguiu corresponder com um par de gritos, nas vozes de Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres. Assim foi selado um triunfo por 2-0 sobre um Vitória SC que, derrotado, falhou o acesso às competições europeias - Santa Clara fez essa festa, em Faro, enquanto o Benfica lamentou, em Braga, o título perdido.

    O dia das decisões

    Quando ainda não havia qualquer garantia em relação ao desfecho das contas desportivas, os adeptos leoninos já faziam a sua parte. Horas antes do jogo, várias dezenas de milhares (mais do que os 49 mil que encheram o estádio, é certo) juntaram-se nos arredores da casa verde e branca. 

    Onda verde e branca sentiu-se, dentro e fora do estádio @Kapta+
    Sem restaurantes e cafés abertos, por decisão camarária - revertida sem efeito, já fora de horas -, as massas encheram o jardim do Campo Grande e as roulottes, além de todos os caminhos que ladearam a viagem do autocarro da equipa, bem acompanhado e recebido.

    Houve foguetes, houve festa, mas nada que saísse do antro da confiança para aterrar no da arrogância. Afinal, houve também burburinhos tímidos dos que não acreditavam assim tanto e que batiam na madeira por cada frase menos bem medida. Os mais velhos evitavam «agoirar», os mais novos igual, mas com a palavra «jinx».

    Verdade é que, à hora do apito final, já nada disso importava. Nem isso ficará na história ou no filme de um dia histórico para os leões que, reforce-se, conseguiram mesmo aquilo que tanto queriam.

    Entre festas alheias, reinou ansiedade

    O interior do estádio correspondeu ao ambiente vivido fora dele, especialmente a partir dos últimos minutos antes do apito inicial. A magnitude da ocasião estava patente na voz coletiva da bancada. Não esteve patente, no entanto, no futebol que se verificou em campo. Numa fase inicial, pelo menos...

    Rui Borges foi feliz frente à equipa onde começou a temporada @Kapta+
    Ao intervalo do dia de todas as decisões, só este jogo mantinha o marcador a limpo. Ocasiões? Algumas. Até porque o Sporting mostrou alguma competência e criatividade, mas não construiu nada digno de abrir o marcador, apesar de ocasiões patrocinadas por Inácio, Trincão, Morita e - pois claro - Gyökeres. O japonês, com menos estatura do que qualquer outro dos referidos, foi o alvo de praticamente todos os lances de bola parada.

    Mais do que o desperdício (nada clamoroso, saliente-se), foi lamentada a lesão prematura de Diomande. Isso piorou a ansiedade caseira, só melhor tratada com a informação de que, a norte, o SC Braga tinha-se colocado em vantagem sobre o Benfica. Os adeptos do Vitória não viram a sua equipa criar qualquer ocasião na primeira parte, mas também gritaram bem alto com a notícia de que o Farense tinha marcado ao rival vitoriano na luta europeia, o Santa Clara.

    Três dos maiores heróis do jogo decisivo @Kapta+

    Dois golos, chamem-lhe bi!

    A segunda parte trouxe mais ação, com o Sporting a entrar determinado a fazer a sua parte. Aos 55 minutos, já depois de nova bola parada ganha por Morita, chegou o golo. Que grito, Alvalade! Quaresma embalou, Debast fez o passe (bela exibição de ambos) a soltar Maxi Araújo, que assistiu Pedro Gonçalves para o 1-0.

    813460
    Sporting
    Análise
    Sporting sagrou-se campeão este sábado
    Bicampeão: conheça os jogadores do Sporting que conquistaram o campeonato
    17-05-2025 20:22E1
    Apropriado que tenha sido o camisola 8 a ter o seu grande momento no pós-lesão, com esse remate que ainda beijou o poste. No mesmo poste resvalou o remate de Geny Catamo, mas esse não desviou para o interior da baliza. Por essa altura crescia a ansiedade, com a notícia de que o Benfica empatava em Braga, contra 10. Enormes nadas, no grande esquema das coisas.

    Todas essas ansiedades seriam, em breve, secundárias, pois foi aos 83 que Gyökeres protagonizou o momento que para sempre viverá na mente de quem o testemunhou. O 2-0, golo do conforto, num lance de pura insistência. Selvagem o espírito de todo o lance e igualmente do festejo, com ambos esses momentos a casarem na perfeição com a reação das bancadas. Que momento.

    Gritos de campeão alimentaram uma festa que se construía bem antes do apito final, tanto que o 3-0 chegou a posicionar-se como possibilidade. Não aconteceu, mas ninguém quis saber. Afinal, o Sporting acabava de conquistar o bicampeonato...



    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    U Sábado, 17 Maio 2025 - 18:00
    Estádio José Alvalade
    Fábio Veríssimo
    2-0
    Pedro Gonçalves 55'
    Viktor Gyökeres 83'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105x68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 34

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Bellingham «sem paciência» para a lesão no ombro: «Tenho a operação marcada para depois do...
    Mundial de Clubes
    Médio inglês lesionou-se em 2023
    O Real Madrid venceu o Pachuca por 3-1 na segunda jornada do Mundial de Clubes e teve em Jude Bellingham uma das grandes figuras da partida. O médio inglês falou aos jornalistas no final ...
    A Chave
    Minuto 55: quando no outro jogo o Benfica ainda perdia, o Sporting colocou-se em vantagem, com Pedro Gonçalves a bater Varela numa finalização bem ao seu estilo. Se não foi o golo mais memorável, foi, certamente, o mais importante.
    Árbitro
    Nada a assinalar na exibição da equipa de arbitragem.
    O Melhor
    Dia de Sporting é dia de Viktor
    Dia de Sporting é dia de Viktor
    Podíamos aqui fazer uma pequena ode a Debast, que na ausência de Morten Hjulmand construiu uma exibição digna de melhor em campo. Não o podemos fazer assim tão facilmente, no entanto, porque esteve também em campo Viktor Gyökeres. No seu provável último jogo em Alvalade, o sueco mostrou uma fome quase animalesca pelo golo. Mereceu-o. Mereceu colocar as duas mãos no troféu, também.
    O Pior
    Só complicou a própria vida
    Só complicou a própria vida
    Quando se esperava que o Vitória SC pudesse estragar a festa do leão, eis que o emblema vimaranense só complicou a vida a si mesmo. A derrota em Alvalade, aliada ao triunfo do Santa Clara em Faro, ditou a queda para o sexto lugar, sem acesso às provas UEFA. Um golpe duro, mas ajustado à desinspiração da exibição de um Vitória que em nenhum momento colocou em causa o domínio caseiro.
    Forma
    Sporting
    2024/2025
    54J
    36V
    11E
    7D
    124-51G
    Vitória SC
    2024/2025
    52J
    26V
    15E
    11D
    86-54G
    Sabia que...by playmaker stats
    Rui Borges entrou no comando o Sporting quando os leões estavam em 2.º lugar, 1 ponto atrás do Benfica.

    Venceu o dérbi em Alvalade por 1-0 frente ao Benfica, assumiu a liderança e terminou com mais 2 pontos do que os encarnados (82 pontos).
    Francisco Trincão é o 'rei das assistências' da Liga Betclic 2024/25 com 14 passes para golo.

    As 16 assistências nesta época, é o melhor registo da carreira do internacional português.
    Números do Sporting campeão nacional:
    > 33 jogadores utilizados
    > Francisco Trincão (+ utilizado: 2953 minutos)
    > Viktor Gyökeres (+ golos: 39)
    > Quenda e Trincão (jogaram todas as jornadas)
    > Francisco Trincão (+ assistências: 14)
    Jogadores do Sporting que estiveram nos 3 títulos conquistados nos 5 últimos anos:
    Pedro Gonçalves
    Nuno Santos
    Gonçalo Inácio
    Daniel Bragança
    Matheus Reis
    Eduardo Quaresma
    Essugo
    O Sporting conquista 3 campeonatos em 5 anos.

    É o melhor registo dos leões desde a década ? entre 1946/47 e 1953/54, onde conquistou 7 campeonatos em 8 possíveis.
    Rui Borges que começou a carreira de treinador em 2017/18 no Mirandela (Campeonato de Portugal), terminou a Liga (SCP/VSC) com o seguinte registo:
    > Campeão Nacional
    > 19 vitórias (13 SCP/ 6 VSC)
    > 11 empates (6 SCP/ 5 VSC)
    > 4 derrotas (todas pelo VSC)
    Rui Borges conquista o 1.º título nacional da sua carreira.

    Termina a época invicto na Liga Portuguesa no comando do Sporting: 13 vitórias e 6 empates
    O Sporting conquista a 21.ª Liga Portuguesa.

    É o primeiro bicampeonato dos leões em 71 anos.

    Fotografias(27)

    Liga Portugal Betclic: Sporting CP x Vitória SC
    Liga Portugal Betclic: Sporting CP x Vitória SC
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    SPORTING
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Parabéns, Sporting CP!
    2025-05-19 22h25m por SportingCP_1906
    O dia 17 de maio de 2025 fica na história do Sporting Clube de Portugal. Depois do tempo mágico dos saudosos "Cinco Violinos", de há mais de 70 anos, o nosso clube volta a ser bicampeão nacional!. . . É um alegria imensa, depois de uma temporada em que tivemos de tudo.

    Parabéns, Sporting CP!
    Parabéns a todos os meus amigos Sportinguistas!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Calma que sou neutro
    2025-05-19 02h09m por miguelcarvalho244
    Editado a 2025-05-19 02h14m
    Não sou os 90% estarolas que só vêem uma equipa em campo. Foi um campeonato muito mau. Exceptuando 2002, com JVP, Jardel, Nicolae, ganharam os restantes campeonatos com aberrações prestações dos "rivais". Não retirando mérito, mas tiram-se ilações. Hoje, o mais importante é isto:
    Chegar novamente ao play off da Champions, ninguem vos exige mais que isso. Votos de uma boa prestação europeia porque todos precisamos! Parabéns ao Gyokeres. Craque. !
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Mágico Sporting!!
    2025-05-18 23h42m por Aleaotejano
    Muito obrigado, que tamanha alegria ontem. Esta época foi de loucos, um carrossel emocional que raramente tinha sentido.

    Obrigado ao Rúben Amorim. Obrigado ao Hugo Viana. Obrigado a todos os que participaram e vão ainda participar em conquistas futuras.

    Não queria estar na pele de quem tem de planear a próxima época. Existem muitos ciclos para fechar, nunca é fácil.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Luishenriques72 9
    2025-05-18 19h07m por Ispeaksempolemicas
    Já agora e não querendo incomodar consegues fazer um levantamento do coeficiente a 5 anos nas provas da uefa para os 3 grandes e depois se não for muita maçada fazer o mesmo para 10 anos e expores aqui o estudo nesta caixa de comentários do zerozero e fazeres uma correlação com a existência de var no futebol? Agradecido.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Luishenriques72 9
    2025-05-18 19h05m por Ispeaksempolemicas
    Consegues me calcular a média de 2 campeonatos em 39 anos? É que preciso disso arredondado as milesimas e a minha calculadora avariou. Obrigado.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    Agora
    2025-05-18 10h17m por Erkson-10
    Quero ver esses rugidos na Europa e vontade de fazer alguma coisa em vez de só ir lá ganhar dinheiro pela participação.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Zeca
    2025-05-18 10h28m por josemorais957
    Iguais aos pios da águia nas últimas temporadas das competições europeias. Uma miséria
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Jose
    2025-05-18 18h34m por Maisinform
    E mesmo assim temos sido a melhor equipa portuguesa e estamos à frente no ranking. Os outros têm feito o quê para além de passar vergonhas?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tem razão o amigo
    2025-05-18 12h04m por Douto-rado
    O Benfica nunca chegou a ser candidato a ganhar a Liga dos Campeões, muito menos em Outubro.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    Amigo Zeca
    2025-05-18 10h39m por Erkson-10
    Ri-me muito amigo Zeca, mas pelo menos o Benfica foi a três quartos de final, dois deles na Champions
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    Verdade amigo Zeca
    2025-05-18 10h39m por Erkson-10
    Editado a 2025-05-19 15h29m
    Ri-me muito amigo Zeca, mas pelo menos o Benfica foi a três quartos de final, dois deles na Champions
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Parabéns Sporting. . . Rumo ao TRI
    2025-05-18 08h31m por Homo_libero
    É a terceira vez que vejo o Sporting campeão. E eu hoje vi o jogo bem calmo, sabia que íamos vencer. Já estou a começar a habituar-me com essa cena de ganhar títulos (LoL). O Sporting foi de longe a melhor equipa do campeonato. Tivemos maus momentos com a saída do Amorim e várias lesões ao longo da época, mas conseguimos manter-se sempre no topo. Para o ano espero um Sporting melhor, que passe da primeira fase da UCL e claro Rumo ao TRI, para já só pedimos a Dobradinha. . . VIVA o SPORTING
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    R. Amorim e H. Viana
    2025-05-18 08h25m por Homo_libero
    Obrigado pelo excelente trabalho que fizeram. Obrigado por devolver o Sporting ao seu lugar.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    A espera do comentário
    2025-05-18 08h23m por Homo_libero
    Que diz: "jamais seremos Tricampeões outra vez". Então os adivinhas não querem arriscar mais uma vez LoL. . . VIVA O SPORTING. Venceu a melhor equipa do campeonato.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SCP
    2025-05-18 06h49m por moumu
    Campeão que teve o futebol mais sólido e prático, tem um excelente plantel para a realidade portuguesa, parabéns por se intrometerem cada vez mais no dominio SLB-FCP das ultimas décadas.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Pride
    2025-05-18 04h10m por Indargorri
    Editado a 2025-05-19 15h29m
    Fico feliz por saber que o Sporting é bi, ainda para mais faltando tão pouco para o mês do orgulho 🌈
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Zeca
    2025-05-18 10h29m por josemorais957
    Estás a ver-te ao espelho?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    E se tivesse?!
    2025-05-18 12h06m por Douto-rado
    Qual era o problema de ser Bi?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Jaime Pacheco
    2025-05-18 03h12m por Messinaldo
    Editado a 2025-05-18 03h13m
    Onde andas ?

    Estás com o doutor estranho? A tentar encontrar um portal onde o Benfica é campeão??

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MI
    Renovar com o Quaresma para a eternidade
    2025-05-18 01h48m por Minutemen
    Sempre que cumpriu uma época no Sporting, foi Campeão!

    E o 2-1 frente ao Gil Vicente, golo do CAMPEONATO!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Jogo
    2025-05-18 00h29m por pedrinho_dgl
    Resultado justo, tínhamos que fazer o nosso trabalho, fizemos e agora somos felizes!
    Houve nervosismo, mas foi jogo de sentido sentido único sempre, até mesmo quando em vantagem minima! O golo tardou mas chegou, o segundo também, a partir daí já ninguém duvidava que o título era nosso! Mais que a nossa exibição ofensiva, a nossa exibição defensiva foi exímia, nao concedemos nada ao Vitória, mesmo perdendo o nosso melhor defesa por lesão.
    Parabéns a todos, nao há dúvidas...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bicampeão. . .
    2025-05-17 23h38m por AmoFutebolAmoSLB
    Parabéns aos bicampeões. . .

    Parabéns ao clube, sócios, adeptos, treinador, jogadores e estrutura.

    Estão de parabéns. . . foram os justos vencedores.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MI
    Obrigado
    2025-05-17 23h39m por Minutemen
    O teu clube fez um bom campeonato também!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sporting Campeão
    2025-05-17 23h22m por EaglePower
    Parabéns ao Sporting, quiseram mais e isto foi notório na luz e quando é assim, não existe maneira de não dizer que é merecedor.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bicampeão
    2025-05-17 23h04m por Messinaldo
    E o campeonato é nosso e nada deles 😅

    2020 -" Quero ver o Sporting sem o COVID "

    2024- " Quero ver o Sporting sem o Rúben Amorim "

    2025- " Quero ver o Sporting sem o Gyokeres"

    😂😂 8514;😂👍

    n
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AR
    Ridiculo
    2025-05-18 13h57m por armabranca
    O mais ridículo é nem perceberes o comentário. Tu não és nada pois nem do sporting és
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Lol
    2025-05-18 14h37m por Messinaldo
    Sabes mais da minha vida do que eu .

    Enfim . Defendo o Sporting neste site e agora vens tu com essa frase sem sentido.

    Passe bem e viva só Sporting 💚🏆🦁
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Lol
    2025-05-18 14h36m por Messinaldo
    Editado a 2025-05-18 14h37m
    Sabes mais da minha vida do que eu .

    Enfim . Defendo o Sporting neste site e agora vens tu com essa frase sem sentido.

    Passe bem e viva ao Sporting !
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AR
    Ridículo
    2025-05-18 11h34m por armabranca
    Tu és tudo menos do sporting
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Pois
    2025-05-18 13h25m por Messinaldo
    Chama de ridículo . Mas o melhor foi o pote ter usado esta minha frase horas depois no festejo do título 😂

    A única diferença é que ele colocou a palavra jamais e o nome do Viana. De resto , ri bué quando ele usou o meu discurso. Já sabia que alguns se iam ofender 👍😂

    Alle z . Eu sou bicampeão 💚
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Quero. . .
    2025-05-18 09h37m por carlosferrari266
    Editado a 2025-05-18 09h38m
    . . . ver o Sporting a fazer uma campanha digna de registo na Champions. . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sporting
    2025-05-17 23h01m por ZombyWoof
    já dei os parabéns ao meu filho pela conquista do bicampeonato, algo que lhes fugia há 70 anos. Um justo vencedor pesando os prós e os contras como são todos os vencedores afinal.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tom pen
    2025-05-17 22h57m por Ispeaksempolemicas
    Boa ost. Nice choise.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Now you feel like Number One
    2025-05-17 22h17m por TomPen
    Shining bright for everyone
    Living out your fantasy
    The brightest star for all to see

    Os entendedores entenderão ;)

    Foi um campeonato de precalços, muitos deslizes, e bastante incerteza. Uma época que se adivinhava relativamente confortável e possivelmente histórica, levou com um Plot Twist tremendo a meio que enviou o campeonato para este caminho disputado até ao último jogo.

    Foi um campeonato merecido, o clube teve muitas adversi...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MI
    Estás mal informado
    2025-05-17 23h05m por Minutemen
    O Hugo Viana saiu a 1 de Fevereiro, se bem me recordo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Minutemen
    2025-05-17 23h42m por TomPen
    Ah. Okay ya, faz sentido. Obrigado pela correção.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    DO
    Análise a Sporting CP
    2025-05-17 21h28m por Douto
    Quero parabenizar aquela que foi a melhor equipa, individual e coletivamente, do campeonato.

    Uma equipa equiparada à icónica equipa do FC Porto entre 2002 a 2004 ou da temporada 2010-2011, passando pelo SL Benfica versão 2013-2014.

    De lamentar a não presença de Viktor Gyokeres no nosso futebol na próxima época.

    Desejo ardentemente vê-lo no Manchester United na temporada que se avizinha.

    E parabéns ao arquiteto deste título - Professor Rui Borges
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AR
    Orgulho
    2025-05-18 11h32m por armabranca
    Bem, ao menos não tiveste que ir ao chat GTP desta vez. , muito bem
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    liga 2024/2025
    2025-05-17 21h09m por InfamousFC
    Parabéns ao Sporting pelo bi campeonato, foi merecido
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MI
    Todo o Estádio a Cantar. . .
    2025-05-17 21h03m por Minutemen
    . . . sempre contigo allez, lalalala!

    Mesmo a 3. 000 Km de distância, obrigado Sporting!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Parabéns ao Sporting
    2025-05-17 20h53m por BlackCat
    Editado a 2025-05-17 20h54m
    Parabéns ao Sporting que foi um justo bicampeão.
    Os "leões" parecia embalada desde o início, com Ruben Amorim, mas a sua saída e substituição por João Pereira perturbou demasiado a equipa. A entrada de Rui Borges enfrentou algumas dificuldades, mas, quando este regressou aos 3 centrais, o coletivo voltou a "entrar nos carris" e conseguiu o seu objetivo.
    O Benfica foi um digno vencido, qua começou mal, mas recuperou com Bruno Lage, mas a verdade é que o Sporting ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sporting Campeão
    2025-05-17 20h52m por _Drifter_77
    Estão de parabéns, apesar de ter sido um ano excecional em termos de futebol apresentado pelos 3, ficou bem entregue foram os mais consistentes do inicio ao fim.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!