O alemão Stefan Kuntz já não é o selecionador nacional da Turquia. Esta quarta-feira, a federação que tutela o futebol daquele país comunicou a saída do técnico do cargo, ao qual chegou em setembro de 2021.
A decisão surgiu na sequência de uma reunião realizada entre os responsáveis federativos e o selecionador, de forma a avaliar o trabalho do mesmo. O antigo futebolista despede-se com 12 vitórias em 20 encontros pela seleção turca, mas falhou em liderar a seleção ao apuramento para o Campeonato do Mundo do Catar, em 2022. De resto, a Turquia caiu aos pés de Portugal nas meias-finais do play-off de acesso ao certame.
Na hora da saída, Kuntz deixa a Turquia no segundo lugar do grupo D de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, com os mesmos dez pontos da líder Croácia. A recente derrota com o Japão, num encontro de caráter amigável, revelou-se o último jogo do antigo internacional alemão, campeão europeu em 1996. Já no banco de suplentes, Kuntz foi ainda duas vezes campeão da Europa de sub-21 ao leme da Alemanha.
Türkiye Futbol Federasyonu Yönetim Kurulu, A Milli Takım Teknik Direktörü Stefan Kuntz ile bugün yapmış olduğu değerlendirme toplantısının ardından Sayın Kuntz ile iyi niyet ve profesyonellik çerçevesinde yolların ayrılması konusunda mutabakata varmıştır.
— TFF (@TFF_Org) September 20, 2023
Sayın Stefan Kuntz’a, A… pic.twitter.com/OzukRIh8oc