O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) anunciou, esta quarta-feira, em forma de comunicado, uma série de novidades relativas ao número de Challenges, e gestão dos mesmos, assim como da utilização do IRS (Instant Replay System) durante o jogo, por parte dos treinadores.
«Tendo em conta a evolução do basquetebol, e seguindo a tendência europeia que tem trazido bons resultados, decidiu o CA depois de solicitado pela Direção da Federação Portuguesa de Basquetebol e pelo Departamento de Competições alterar o número de Challenge bem como a forma da sua gestão», lê-se na nota.
Assim, o treinador principal de uma equipa passa a ter direito a dois Challenge para utilização do IRS durante o jogo, sendo que esse número baixa para apenas um nos últimos dois minutos do 4º período.
Além disso, caso lhe seja concedida razão relativamente ao Challenge à qual pediu apreciação, o treinador continuará com o mesmo número de Challenges que tinha direito no momento em que o solicitou.
O comunicado:
«1. O treinador principal de uma equipa terá direito a dois (2) “Challenge” (HCC) para utilização do Instant Replay System (IRS) durante o jogo.
2. Quando o cronómetro de jogo indicar 2:00 ou menos para o final do Q4, o treinador principal terá, no máximo, direito a um (1) HCC.
3. O treinador principal manterá o número de HCC a que tinha direito no momento em que solicitou um HCC, se lhe tiver sido concedida razão relativamente ao HCC que se encontra em apreciação.
4. O treinador principal deverá solicitar o HCC dirigindo-se ao árbitro mais próximo, efetuando o sinal de HCC enquanto utiliza a voz, de forma audível, dizendo “Challenge”.
5. No boletim e no caso de haver um 2º HCC concedido a uma equipa durante o jogo, o registo deste HCC deverá ser efetuado manualmente à direita dos espaços destinados ao HCC previsto nas Regras Oficiais de Basquetebol, com o mesmo critério (quarto e minuto) e em todos os 4 exemplares do boletim.
6. Quando for concedida razão a um HCC solicitado por um treinador principal, conforme estabelecido em 3., este HCC não será inserido no boletim de jogo.
7. Os motivos pelos quais são permitidos aos treinadores principais solicitar os pedidos de HCC, são os definidos nas Regras Oficiais de Basquetebol.»