placardpt
    Sporting vence por 2-1

    Tinta verde deixa águia a ver

    Numa semana marcada, em matéria de campanha eleitoral, por tinta verde (um momento lamentável, diga-se), o Benfica foi vítima, tal como Luís Montenegro, de uma violenta carga que demorou uma hora (ou Morita), mas que teve em Di María o homem do resgate. Foi resgatado o resultado, que esteve em 2-0, 2-2, 3-1 e acabou 2-1 - dois golos anulados - e foi também resgatado Roger Schmidt, mergulhado numa inoperância demasiado perigosa durante esse período. Sem um remate sequer.

    Foi, portanto, um resultado melhor do que a exibição... mas da parte de quem perdeu. O Sporting, como em várias vezes este ano nos jogos grandes, prometeu mais do que cumpriu. O Benfica, qual partido pequeno, contrariou as projeções do que se via e lançou candidatura ao Jamor.

    Só é pena faltar tanto para a segunda-mão. No terceiro dia de abril.

    O Morita de qualidade superlativa

    Tanto, mas tanto Sporting. Tão, mas tão pouco Benfica. Quem, desinteressado pelo campeonato português, entrasse em Alvalade na fria noite de quinta-feira e não soubesse que se tratava de um duelo entre as duas equipas que se perfilam para discutir o título, não imaginaria tamanho equilíbrio nessa classificação. Foi um outro filme - que, na verdade, já tinha sido visto em parte do jogo que ambos disputaram na Luz.

    Encheu o campo @Kapta+
    Fora os primeiros cinco e últimos cinco minutos da primeira parte, em que o Benfica equilibrou o jogo e arriscou incomodar pela pressão alta (e atenção que falamos apenas de equilíbrio, porque nem um remate para a amostra), tudo o que se viu foi Sporting. Roger Schmidt até colocou em campo um número mais alto de tratadores de bola, com Kokçu à frente de Mário e Neves, só que foram Hjulmand e Morita a engolirem o jogo a meio-campo.

    Se, aí, havia superioridade numérica do Benfica não traduzida em domínio, pois claro que no resto só deu Sporting. As águias foram quase inexistentes nas saídas para o ataque, em constantes aventuras solitárias de Neres e Rafa que bateram sempre nos serenos centrais dos leões. Do outro lado, a capacidade de desequilíbrio foi constante, mais à direita, a explorar a solidão defensiva de Aursnes - foi daí que surgiu o golo madrugador. E nem tinha a ver com querer mais, que foi tudo uma questão de inteligência emocional e sabedoria com bola.

    Também há uma solução para resumir os três parágrafos explicativos que acabámos de escrever: Rúben Amorim deu um banho a Roger Schmidt.

    Sueco fez mais um @Kapta+
    O que fez o alemão no regresso dos balneários? Tirou Bah, passou Aursnes para a direita e meteu Morato na esquerda, numa visão clara de que o problema do Benfica estava a ser defensiva. E é óbvio que não estava, daí que tudo tenha continuado praticamente igual: superioridade e domínio do Sporting.

    Não surpreendeu ninguém o segundo golo leonino, numa prosa de força e qualidade de Gÿokeres sobre Otamendi. Só surpreendeu que o leão não tivesse aproveitado para mais.

    Aproveitou o Benfica

    Até apontámos: foi aos 59 minutos, meio que enrolado, o primeiro remate das águias - a menos que cruzamentos que acabem nas mãos do guarda-redes já contem. Só que, a partir daí (embora não por isso), o Benfica mudou. A justificação veio de uma operação que até se poderia considerar complexa e brilhante, mas que só nada mais foi do que natural e lógica: Tengstedt foi a jogo e passou Schmidt a jogar com um ponta de lança.

    João Neves outra vez bem @Kapta+
    Aliado a isso, Di Maria, então na esquerda e mais auxiliado por Kokçu, passou a ser menos carregador de bola e passou a ser triangulador. Tirou o cruzamento para o golo de Aursnes e depois fez ele, após combinar com o turco, um 2-2 anulado de forma duvidosa. A dúvida pairou por uns minutos e, não tirando depois ímpeto ao Benfica, permitiu a Rúben Amorim corrigir o lado direito com a entrada de Esgaio.

    Não foi tão rápido a mexer do outro lado, onde se pedia Nuno Santos mais cedo para aproveitar o espaço que o subido Benfica ia dando. Meteu-o perto do fim, a tempo de uma candidatura a Puskas anulada por fora de jogo.

    É pena ser daqui a um mês, mas voltará a haver dérbi. Tudo se decide na Luz!

    U Quinta, 29 Fevereiro 2024 - 20:45
    Estádio José Alvalade
    Fábio Veríssimo
    2-1
    Pedro Gonçalves 9'
    Viktor Gyökeres 54'
    Fredrik Aursnes 68'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseMeias-Finais
    Mão1ª Mão
    Lances Capitais
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Lances Capitais
    Lances Capitais
    Pedro Gonçalves marca o seu 4º golo na prova (4 jogos)
    Lances Capitais

    Lances Capitais
    Lances Capitais
    Pedro Gonçalves marcou o seu 72º golo na equipa (166 jogos)
    Lances Capitais
    54´
    GOLO Sporting!
    Viktor Gyökeres marca
    Lances Capitais
    Lances Capitais
    Viktor Gyökeres marca o seu 6º golo na prova (4 jogos)
    Lances Capitais

    Lances Capitais
    Lances Capitais
    Viktor Gyökeres marcou o seu 31º golo na equipa (34 jogos)
    Lances Capitais
    68´
    GOLO Benfica!
    Fredrik Aursnes marca
    Lances Capitais
    Lances Capitais
    Fredrik Aursnes marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    Lances Capitais
    74´
    GOLO INVALIDADO Benfica
    Di María, com um remate de trivela, fez o gosto ao pé. No entanto, Tengstedt, que estava em posição irregular, atrapalhou a visão de Israel.
    90´
    +3
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Que disparo de Nuno Santos, fora-da-área, de primeira. No entanto, havia posição irregular na sequência do livre indireto
    A Chave

    Entrada de ponta-de-lança: provavelmente, falar de uma eliminatória em aberto é possível porque Roger Schmidt lançou Tengstedt e a equipa, até então completamente desnorteada e sem capacidade para chegar à baliza de Israel, mudou bastante.

    O Árbitro

    Arbitragem complicada, mas não complicativa. Alguns erros de análises em aspetos menores, mas globalmente bem nos cartões. Quanto aos golos anulados, o do Sporting é evidente, o do Benfica muito duvidoso e subjetivo (seria sempre, fosse qual fosse a decisão).

    O Melhor
    Meio-campo do Sporting

    Que pulmão e que sabedoria nos duelos. Morita e Hjulmand foram fabulosos durante grande parte do jogo e esfumaram a tentativa de superioridade a meio que Schmidt tentou ter.

    O Pior
    Só esticar não chega

    Impressionante a incapacidade do Benfica em fluir jogo para criar momentos de perigo durante toda a primeira parte. Mais uma vez, Schmidt abordou mal um jogo grande, mas safou-se na segunda parte.

    Forma
    Sporting
    2023/2024
    38J
    29V
    5E
    4D
    103-36G
    Benfica
    2023/2024
    40J
    27V
    7E
    6D
    86-35G
    Sabia que...by playmaker stats
    Com 6 golos, Viktor Gyökeres iguala Evanilson no topo da lista dos melhores marcadores da edição desta temporada da Taça de Portugal.
    O Benfica volta a perder 23 jogos depois (16V, 6E, 1D).

    Desde a visita ao terreno da Real Sociedad a 8 novembro 2023 (três meses e meio depois), que as águias não sofriam uma derrota, a 6.ª na temporada.
    O Benfica nunca foi eliminado da Taça de Portugal após desvantagem na 1.ª mão fora de casa por 2-1:
    1964/65 CUF
    1958/59 Sporting
    1951/52 Barreirense
    Das duas vezes que o Sporting venceu a 1.ª mão em casa para a Taça de Portugal por 2-1, os leões foram eliminados:
    1960/61 FC Porto
    1958/59 Benfica
    Três jogos depois, o Sporting volta a derrotar o Benfica em Alvalade.

    Desde 2009 que os leões não marcavam 2+ golos em jogos consecutivos frente às águias em Alvalade.
    A jogar em casa, esta foi a oitava vitória consecutiva do Sporting frente ao Benfica na Taça de Portugal.
    Em casa, o Sporting abriu o marcador em 6 das últimas 7 meias-finais frente ao Benfica.
    Pedro Gonçalves marcou o 5.º golo frente ao Benfica.

    O médio ofensivo marcou pela 4.ª época consecutiva 14+ golos por época.

    Fotografias(32)

    Taça de Portugal: Sporting x Benfica
    Taça de Portugal: Sporting x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    El_matad0r
    2024-03-03 14h44m por MisticaEncarnada
    O Otamendi continua a jogar bem só que começam-lhe a faltar as pernas. É daqueles que de vez em quando tem de descansar, tipo Di Maria. O Giokeres, sendo mais rápido e possante, ganhou-lhe o lance. Não foi pelo facto de ser experiente ou não que o Otamendi fez uma má abordagem, foi simplesmente não ter pernas.
    Schmidt e os árbitros
    2024-03-03 13h11m por MisticaEncarnada
    A entrar em Alvalade com 5 jogadores ofensivos e o João Neves sozinho no meio campo, sendo que não havia um único jogador para receber um cruzamento na área nem para prender a bola. Dá ideia que nem estuda os adversários, como se o Sporting fosse uma equipa do meio da tabela.
    Antes do jogo começar disse a uma pessoa que com aquele 11 a derrota era garantida e bastou ver os primeiros 10 minutos para ter a confirmação do que ia ser o resto do jogo.
    E como homem sem personalidad...ler comentário completo »
    Portayus
    2024-03-02 12h22m por Benfiquista_N10
    Esta lei não foi posta em prática ontem no jogo de chaves. . . Por isso é que haverá sempre criticas à arbitragem porque não usam o mesmo critério para todos.
    Rogério, o cientista louco
    2024-03-01 22h05m por siza_banza
    Mais uma vez Rogério a fazer das suas e que facada é ver o SLB a jogar assim com o plantel que tem. . não faz qualquer sentido ter 3 avançados (e que custaram uma pipa de massa) e iniciar os jogos sem nenhum! também não faz sentido insistir em jogar com jogadores fora das suas posições. . o Carreras é brilhante? neste momento, não mas o Grimaldo quando veio para o SLB também não era. . . é preciso dar confiança aos jogadores. .

    Primeira parte foi vergonhosa, ZERO remates, Z...ler comentário completo »
    JSilva
    2024-03-01 17h42m por PedroBorgas
    Sim, o Sporting tem claramente um plano que resulta e a energia para o executar. Na maior parte do jogo parecia que tinham mais jogadores em campo. . . tinham sempre malta em todo o lado. l, a toda a altura.

    Depois encostaram e deram espaco ao Benfica. Será que de propósito ou rebentaram?
    Como têm dito
    2024-03-01 17h40m por PedroBorgas
    Eu gostaria de poder achar que isto tinha sido inteligência do nosso treinador e que ele sabia o que estava a fazer, mas como em muitos outros jogos ganhamos ou estamos "no ativo", apesar do Schmidt.

    Até saiu caricatura sobre isso.

    Fico feliz por se poder voltar a reportar, mas acho que aqui no telemóvel nao dá.

    O cão depois muda de mail e está de volta num instante. É já no domingo.
    jsilva77
    2024-03-01 17h18m por AngelEyes
    Acho que a frustração dos benfiquistas é mais um sinal de desgaste do que outra coisa. Este tipo de exibições tem sido frequente esta época, até na maioria das vitórias, pelo que acaba por causar alguma falta de paciência quando jogos como o de ontem acontece.
    PeteSchmeichel
    2024-03-01 17h06m por Tobin
    Fui o primeiro a referir esse lance aqui no zerozero.

    Os benfiquistas nem ousam falar nesse lance.

    Aos 39 minutos e x segundos o Di Maria não consegue chegar á bola e dá uma patada no Matheus Reis. Obviamente agressão.

    O mais cómico foi ver os comentadores da RTP a omitirem a palavra agressão quando as imagens são evidentes.

    Impressionante ver os benfiquistas a manipularem na comunicação social que foram prejudicados quando anali...ler comentário completo »
    JS
    Antes de mais
    2024-03-01 16h12m por jsilva77
    Parabéns ao Sporting pela vitória, justa e sem qualquer contestação, mas . . . Poderia ter tido um dissabor se o golo do Di Maria tivesse sido validado e, segundo as regras, aprece que bem, apesar de achar que o GR do Sporting vê a bola sair e está mal posicionado, se o jogador só SLBenfica não estivesse ali, penso que seria golo na mesma, bem que o Sporting pode agradecer ao jogador Benfiquista. É na baliza que, a meu ver, reside o grande problema Sportinguista, nenhum dos GR parec...ler comentário completo »
    Benfiquista_N10
    2024-03-01 15h12m por Portayus
    Percebo o porquê de achares que não faz sentido, tal como o lance em Braga. . . . Contudo quer se concorde ou não é uma regra aplicada pela FIFA. Aconselho a malta que está com dúvidas no lance a ir ver a análise feita pelo Pedro Henriques na RTP3 logo após o apito final
    Zhar
    2024-03-01 14h54m por Ispeaksempolemicas
    É simples. O Benfica tem o pior treinador dos 3 grandes. É um treinador bom mas não está ao nível do Sérgio nem do Ruben Amorim e a ganharmos algo este ano será principalmente devido a qualidade individual da equipa, ainda que haja posições que realmente estamos deficitários como as laterais e o facto dos avançados do Benfica todos juntos não fazerem um Gyokeres.
    ZH
    Jogo
    2024-03-01 14h49m por zhar
    Não falar do jogo nem muito menos da qualidade miseravel do jogo do benfica. . . é discurso ja gasto ao longo destes meses. . . vou só dizer que é ir ler os comentarios do golo anulado ao hjulmand contra o braga e os comentarios agora do golo anulado ao di maria. . . coerencia no discurso é algo que não toca a muita gente
    Quem já vê fut há algum tempo
    2024-03-01 14h43m por Ispeaksempolemicas
    Percebe que o árbitro logo a partida estava condicionado, bastou ver a celeuma que os adeptos criaram logo após o seu nome ter surgido na nomeação, junta se isso ao facto do Sporting queixar se do jogo do Rio Ave estavam os ingredientes para haver uma compensação, isto pq a crítica foi relativamente unanime ao declarar que existia falta sobre Trincão (não sei aonde visto que o defesa toca na bola e o Trincao que pontapeia o defensor mas ok, a crítica isenta está apaixonada por este Sporting ...ler comentário completo »
    Cont
    2024-03-01 14h38m por Ispeaksempolemicas
    Mas percebe se a vontade da equipa de arbitragem em anular o lance e pq digo isto? Pq Verissimo assinalar uma grande penalidade numa jogada em que claramente o jogador do Sporting mergulha para o chão, o próprio var ficou de mãos atadas pois era demasiado ridículo mas deu para ver ao que o arbitro ia, não havendo var esta monstruosidade iria ser assinalada. E outra coisa que sinceramente não faz sentido é o jogador em questão não ter levado cartão amarelo por simulação, bem sei que havia for...ler comentário completo »
    Portayus
    2024-03-01 14h34m por Benfiquista_N10
    Mano, o Teng não se faz ao lance que é isto que está em causa porque nesta jogada existe fora de jogo do Teng que apenas desvia, se formos a ver a parte da visibilidade, o Gr do Sporting, ve a bola a partir e movimenta-se para tal, logo na minha opinião, é golo limpo porque o Teng não se faz ao lance
    Fora de jogo posicional
    2024-03-01 14h33m por Ispeaksempolemicas
    Deveria só ser aplicada quando fosse claro o benefício do atacante na jogada, o futebol é feito de golos e criam se regras e mais regras de forma a não protegerem o mesmo, neste caso claramente o GK viu a bola partir e fez se a mesma e o tengstedt até se desviou, não houve reclamação por parte do Franco e o árbitro não invalidou na hora recorrendo se do VAR que diga se de passagem só deve ser usado em casos de certeza absoluta e não me parece ter sido o caso, parece me um lance demasiado subjetivo.
    Benfiquista_N10
    2024-03-01 14h30m por Portayus
    Salvo erro a questão a ter em conta não é a visibilidade, mas sim o movimento que Tengstedt faz estando fora de jogo ao passar pela trajetória da bola
    JonSnowball
    2024-03-01 13h59m por AngelEyes
    É claro que me estou a esquecer de uma coisa. O GK podia nem saber que o Tengstedt estava em fora de jogo e isso pode ter sido uma razão para não ter reclamado, já que em Braga era claro que os dois jogadores estavam em posição irregular, portanto retiro o que disse em relação às queixas do GK. O resto mantenho.
    JonSnowball
    2024-03-01 13h57m por AngelEyes
    Não estou a dizer que as queixas dos GK devem contar para a decisão final, obviamente, mas são sempre um indicador, seja ele credível ou não. Ou achas que o Israel não se queixaria se efetivamente tivesse tido a visão obstruída do lance? Quando o Di Maria remata, o Tengstedt ainda nem tinha passado entre o GK e a bola, logo só podes depreender que o GK sabia para onde ia a bola e tinha total noção do lance em questão. A reação dele ao remate dá-se antes de passar o jogador do Benfica. J...ler comentário completo »
    Benfica
    2024-03-01 13h54m por nicolas_gaitan
    Acaba por ser um «bom» resultado tendo em conta a fraca exibição que fez. Exige-se muito mais tendo em conta a qualidade do plantel. Muito bem o Sporting, com destaque para um super Morita, que saltou para a ribalta nos Açores. :P Do lado do Benfica destaco António Silva, que limpou tudo e João Mário que, a jogar no meio, tem uma influência positiva. Tudo em aberto para a 2ª mão. E que Schimdt que aprenda que a equipa joga melhor com uma referência ofensiva.
    AngelEyes
    2024-03-01 13h52m por JonSnowball
    Não conheço a regra. Não sei se o nível de mobilidade de um jogador enquanto obstrui a visibilidade de um lance conta. Mas ambos os lances impedem a visão do guarda-redes. O "não se queixaram" ou "acho que ele já se estava a atirar" também não me parecem ter muita credibilidade enquanto argumento para as regras. Pode-se discutir se concordamos ou não com este tipo de regras, acho que há toda a legitimidade para isso e até era mais digna de um fórum do que muita coisa aqui discutida. Mas que ela foi aplicado de igual foi.
    Benfiquista_N10
    2024-03-01 13h41m por AngelEyes
    Um salve para ti também! É sempre bom debater contigo sobre o nosso Benfica :)
    AngelEyes
    2024-03-01 13h36m por Benfiquista_N10
    Sim, foi como tinha dito, aquele registo foi apenas naquele dia. Fico contente pelo zero zero ter tomado uma atitude!!!!
    Um salve para ti mano, que és dos poucos que debate comigo :D
    AngelEyes
    2024-03-01 13h26m por Benfiquista_N10
    Mano, a minha outra conta lá foi banida, mas já estava à espera, agora pergunto é se o cão foi mesmo banido do site, porque não estive presente nestes dois dias.
    JonSnowball
    2024-03-01 13h23m por AngelEyes
    Mas os dois lances são diferentes. Num um jogador fica parado à frente do GK, com outro ao lado também fora de jogo. Noutro o GK já tinha iniciado a defesa e não ficou com a visão obstruída do lance. E mais, só num dos dois lances é que o GK se queixou da visibilidade. Eu acho que esta lei devia ser aplicada apenas em lances claros e o de Braga, desculpem lá e não é por ser o Sporting, é claro. O de ontem não era e nem acho que tenha havido qualquer interferência. Se fosse para o lado do Sporting, também ia achar mal ser anulado.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    OM 0-0 SLB em direto!
    Rola a bola no Vélodrome! Acompanhe aqui o Marseille x Benfica em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.