FC Porto vence na Madeira e é líder

    Tanto se falou de treinadores e este foi decisivo

    O trabalho do treinador é injusto, temos de admitir isso. Numa semana em que José Peseiro foi despedido, em que Rui Vitória foi tão contestado, eis que a «resposta» de Sérgio Conceição foi...ganhar um jogo no banco de suplentes. A exibição não estava famosa, o resultado também não e o treinador do FC Porto justificou o clima de adoração junto dos adeptos, tendo o rasgo tático de mexer com o tabuleiro e vencer a partida. Tantas vezes criticamos, que quando há mérito temos de o reconhecer.

    Sérgio Conceição voltou a apostar em Óliver. Lançou dois pontas de lança, apoiados com dois extremos, alargando a frente de ataque. A equipa não se adaptou bem a tanta largura e quando se voltou a ver mais fechada (com a entrada de Otávio) decidiu o jogo. 

    Cláudio Braga, no Marítimo, reagiu com três centrais e conseguiu defender de forma acertada, mas falta muita capacidade a esta equipa insular e os lenços brancos voltaram a sair do bolso dos adeptos. A última vitória foi no início de setembro...

    3x4x3 funcionou

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Os três centrais do Marítimo eram claros, no sentido em que a ideia era ter os dois avançados do FC Porto marcados e ter sempre um a sobrar. Acabou por ir funcionando mais pela rigidez que Marega e Soares estavam a apresentar do que propriamente pelo bom jogo do trio. 

    Os dragões tiveram algumas dificuldades em imprimir um ritmo alto na primeira parte e para isso muito contribuiu o facto de os insulares terem sempre a zona em frente da sua área muito recheada de jogadores. Isso impedia o FC Porto de trocar a bola no último terço e fazia com o espaço apenas existisse nos flancos. Tornava mais complicado o trabalho de Óliver e isso retirava qualidade.

    O Marítimo explorava a velocidade e chegou mesmo a ameaçar Casillas, com Joel a obrigar o guarda-redes espanhol a uma defesa apertada. Ainda assim, a equipa de Cláudio Braga pecou sempre muito no passe para a frente. Para isso, muito contribuiu o facto do seu «playmaker», Danny, estar uma sombra do que já foi. 

    O FC Porto não conseguia esmagar o Marítimo, mas percebia-se que estava confortável da forma como controlava o jogo. 

    Estava no banco

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Curiosamente, até foi o Marítimo a entrar melhor na segunda parte. Com um jogo mais direto, a equipa da Madeira conseguiu ter alguns minutos. Sem criar situações de perigo, a equipa de Cláudio Braga conseguia controlar o jogo e aproveitava a falta de inspiração dos azuis e brancos. 

    A reação do FC Porto veio por volta da hora de jogo. Primeiro Marega falha uma grande penalidade e depois entrou Otávio em campo para o lugar de Maxi Pereira. Esses eventos transformaram a partida e o resultado foi uma avalanche portista e dois golos. 

    O primeiro veio no lance mais bonito do jogo, de longe. Otávio marca após dois toques de calcanhar de Soares e Marega. Pouco depois surge o segundo golo, com Marega a aproveitar um contra-ataque de quatro para um, após um erro de Bebeto. Percebeu-se nesse momento (até se tinha percebido no 0x1) que o Marítimo não ia ter argumentos para incomodar a vitória portista. Até ao final viu-se que o FC Porto está confiante nas suas ações e a exibição acabou por ganhar alguns pontos de arte. 

    Não foi de inspiração, não foi de beleza máxima, mas foi uma vitória de quem tem um plantel cheio de argumentos e um treinador que conhece isso como ninguém. Uma vitória de quem sabe misturar a arte com a raça. A liderança para já é isolada e um dos rivais já ficou mais longe. Está em claro bom momento o campeão.



    U Sábado, 03 Novembro 2018 - 18:00
    Estádio do Marítimo
    Carlos Xistra
    0-2
    Otávio 70'
    Moussa Marega 73'
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 9
    Lances Capitais
    64´
    Moussa Marega (FC Porto) falha a grande penalidade! Defesa de Amir!
    70´
    GOLO FC Porto!
    Otávio marca
    Otávio marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
    73´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
    A Chave
    A entrada de Otávio mexeu com o jogo e veio de uma leitura tática muito boa de Sérgio Conceição. 
    O Árbitro
    Acertou em vário lances de eventual mão na área do Marítimo na primeira parte. Errou num amarelo a Lucas Áfrico, devia ter sido vermelho por uma entrada sem nexo e duríssima sobre Corona. Ficam algumas dúvidas na grande penalidade, mas aceita-se a marcação.
    O Melhor
    Sérgio Conceição
    Como já falamos em cima, Sérgio Conceição foi decisivo. Tentou um ataque muito alargado e isso não deu certo. Percebeu isso, lançou Otávio e deu capacidade de ter bola em zonas mais subidas. Surgiram dois golos e uma vitória.
    O Pior
    Tanto disparate
    Este Marítimo não está bem e nota-se isso em vários lances. Lucas Áfrico distribui entradas duras, Danny não consegue acertar um passe a houve perdas de bola que deram lances de golo. O trabalho de Cláudio Braga está muito complicado.
    Forma
    Marítimo
    2018/2019
    13J
    4V
    2E
    7D
    12-18G
    FC Porto
    2018/2019
    16J
    12V
    2E
    2D
    39-12G

    Fotografias(37)

    Liga NOS: Marítimo x FC Porto
    Liga NOS: Marítimo x FC Porto
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    MARÍTIMO
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Arbitros
    2018-11-04 15h38m por estaramosold
    Tudo calado, ninguem comenta, penaltis arranjados a desbloquear jogos (por acaso ate o falharam. . ) golos em fora de jogo, vermelhos a torto e a direito para os adversarios. . .

    Grande festa que por aqui anda, mas tambem nao admira, a comunicação social fala do benfica e do peseiro e o resto não interessa. . .
    VL
    porto
    2018-11-04 15h25m por vlanishllh
    Vi o marega no jogo contra o tondela a mandar uma cotovelada na cara do joãozinho e o arbitro a mandar seguir o jogo. E se não fosse o otávio a marcar o golo mais cedo ou mais tarde lá tinha que vir um golo fora de jogo para o porto ganhar, sem falar que no lançamento de linha lateral a bola pertencia ao maritimo, que dps deu o lance do penalty
    Danilo the Beast
    2018-11-04 00h02m por Rubro_Negros
    Desculpa, deves estar a confundir com alguém. Eu nunca gozei com ninguém. Sei muito bem dar mérito a quem o merece.
    Rubros Negros
    2018-11-03 23h57m por -DaniloTheBeast-
    Já não te apetece andar a gozar né?! Deves ser como o outro boneco, quando não interessa entra no modo padreco 😂
    Danilo the Beast
    2018-11-03 23h54m por Rubro_Negros
    É bom que fiquem contentes. No entanto não se esqueçam de quando perderem que não são os piores. Hoje são os melhores amanhã os piores. Futebol é momento e neste momento estão bem. Não se podem é esquecer que ainda à pouco tempo começou Novembro. E este campeonato está mais agradável que outros. Muita competitividade com Santa Clara e Rio ave a surpreender. Boa noite ☺😊
    Rubros Negros
    2018-11-03 23h50m por -DaniloTheBeast-
    Calma 🐂
    Nota
    2018-11-03 23h47m por -DaniloTheBeast-
    Para o segundo golo, onde Óliver isolado decide oferecer o golo a Otávio que também ele isolado decide passar para o Marega que só tem que encostar, por aqui se nota a união de um grupo, onde não há lugar a egoísmos! obrigado às papoilas por aquele momento no salão de festas, e lembrem-se que o vosso maior erro é atiçar um clube com uma mística tão própria como o Porto, na segunda volta vão levar connosco a duplicar ou a triplicar, se chegarem lá vivos. . .

    VAMOS PORTO!!!!
    Calma portistas
    2018-11-03 23h44m por Rubro_Negros
    A experiência diz que quem festeja muito cedo ainda acaba pro torto. Penso que o Braga pode fazer uma gracinha.
    tudo normal
    2018-11-03 23h41m por voltou_apito_dourado
    O penalti da praxe e uma expulsão para segurar o resultado
    Papoilas
    2018-11-03 23h19m por -DaniloTheBeast-
    Quando se excitam muito normalmente dá para para o torto, à cerca de 2 semanas já andavam todas aos saltos e num piscar de olhos já tão de 4 e a querer a cabeça do treinador

    OLÉÉÉ 🤣😂🤣 28514;

    #SOMOSPORTO
    Penalti
    2018-11-03 22h45m por PedroFCP_RockNRoll
    A meu ver é bem assinalado mas também aceitava se não fosse marcado uma vez que Soares já ia em queda quando o Africó lhe toca mas também ainda bem que de facto o Marega falhou e que marcámos através de uma bela jogada de futebol senão nem imagino o bisqueiro que vinha para aqui se mesmo tendo falhado resmungam e isto vindo de adeptos que disseram que os penaltis frente a Portimonense e Setúbal o ano passado foram bem assinalados, já se sabe um jogador deles cair ao mínimo toque é sempre penalt...ler comentário completo »
    Felizmente
    2018-11-03 22h28m por PalancaFCP
    O Marega falhou o penalty e a vitória surgiu de um belo lance de futebol. Precisamos de jogar mais pelo centro, com isto, a melhor opção seria abdicar de um ponta e jogar com Óliver e Otávio, Danilo mais recuado, Brahimi e Corona a partirem das alas para o centro, sendo que os laterais devem ocupar essas opções, como acontecia no ano passado (Maxi tem de ser uma segunda opção).
    VL
    a solução estava no xistra
    2018-11-03 22h23m por vlanishllh
    boa escorregadela de soares a virar um penalty, só mesmo em portugal. . . por mais quantos jogos o maxi e o filipe irão ficar sem apanhar um amarelo?
    10
    Pedro fcp Rocknroll
    2018-11-03 22h01m por 10Valdo
    Subscrevo. O Benfica tem de fazer melhor, mais concretamente Rui vitória. É inadmissível perder daquela forma contra Belenenses e Moreirense, sem falar outros casos
    10Valdo
    2018-11-03 21h50m por PedroFCP_RockNRoll
    Já aqui disse há uns dias, o Benfica é de longe quem tem melhor plantel então a nível de banco nem se fala no ataque têm 4 extremos de qualidade à disposição (Salvio, Rafa, Zivkovic, Cervi) e 4 PL's (Jonas, Ferreyra, Castillo e Seferovic) e no Porto vemos Soares, Marega, Aboubakar (lesionado) e as alternativas são André Pereira e Adrian e de extremos temos o Corona (que está com a corda toda) e Brahimi e como alternativas temos. . . o Hernani e isto de uma equipa que não há muitos anos ...ler comentário completo »
    10
    Acastro6
    2018-11-03 21h49m por 10Valdo
    Eu sei, eu é que em baixo fiz um comentário sobre a equipa do Porto e respondi a outro username sobre isso
    10Valdo
    2018-11-03 21h42m por ACastro6
    Quanto a isso não há dúvidas, mas o Mister_Ban tava a falar só dos PL's.
    10
    Mister_Ban
    2018-11-03 21h40m por 10Valdo
    Acho que o Porto mais fraco dos últimos 10 anos foi o de 2015/2016.
    estaramosold
    2018-11-03 21h38m por PedroFCP_RockNRoll
    E contra-argumentar que é bonito nepia né?!

    Marítimo - Porto
    2018-11-03 21h37m por PedroFCP_RockNRoll
    Tal como já se esperava jogo muito complicado contra um Marítimo que como é costume contra o Porto começa com 5 defesas e se mostra muito organizado a nível defensivo, na 1ª parte não me lembro sequer de uma verdadeira oportunidade para o Porto foi uma nulidade autêntica equipa sem ideias, a melhor até foi para o lado do Marítimo por Joel em que valeu uma grande intervenção do Casillas. Na 2ª entrámos melhor, mais pressionantes em que depois falhámos um penalti e pensei que depois disso já n...ler comentário completo »
    10
    Mister_Ban
    2018-11-03 21h33m por 10Valdo
    Pois, isso é umas das características que distingue o Porto de agora de o de Lopetegui e este de Conceição, os jogadores dão tudo em campo e na época passada iam sempre sem medo para cima do adversário.
    Agora, e alguma mentira que o Porto já teve melhores equipas do ponto de vista qualitativo?
    10
    Drifter
    2018-11-03 21h28m por 10Valdo
    Vais dizer que o Porto tem uma excelente equipa? Há bons jogadores, mas o Porto ja teve melhores equipas, nomeadamente o de 2011-2013. Quanto ao jogo, não teci nenhum comentário em sobre este por isso. . . Quanto ao Cláudio Braga, e medíocre como o futebol que o marítimo pratica e isso também e reflexo de alguns jogadores que lá andam.
    Árbitragem
    2018-11-03 21h17m por estaramosold
    Voltamos aos tempos não tão antigos assim, levadinhos ao colo até dizer chega, se a PJ do Porto trabalhasse tão bem como a de Lisboa, andavam mais direitos. .
    Fc porto x Maritimo
    2018-11-03 20h48m por moreno07
    O marítimo mantém a sua imagem de marca que é defender. Defender, defender, defender e não fazer mais nada. . O carlos xistra bem tentou mas não conseguiu tirar-nos pontos. . Na 2º parte estivemos bastante bem. O maxi não acrescenta nada, é como jogar com menos um, só a atacar é que faz algo de jeito. . mas não serve para o fc porto.
    10
    Lucas Africo
    2018-11-03 20h46m por 10Valdo
    Tantos jogadores por aí que são melhores
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Euro
    Antevisão
    Espanha e Inglaterra disputam final do Euro 2024
    Há um facto que se posiciona algures entre o tranquilizador e o desconcertante: aquilo que vamos guardar nas nossas memórias coletivas acerca do Euro 2024, ainda não aconteceu... ...