Nos três jogos do dia a contar para o grupo I de qualificação para o Euro 2024, a Suíça não tremeu e venceu na receção a Israel - Miguel Vítor cumpriu os 90' - por 3-0, resultado que permite aos helvéticos segurarem a liderança. De olho no topo, a Roménia também levou a melhor sobre a Bielorrússia (2-1) com dois golos nos primeiros 20' e cavou um fosso de quatro pontos, face ao Kosovo, que não foi além de uma igualdade frente a Andorra (1-1).
Motivada pela chapa cinco aplicada na primeira jornada frente à Bielorrússia, a Suíça começou a materializar a superioridade inequívoca que foi aplicando ao longo do desafio, através de um remate-bomba, em grande estilo, de Rubén Vargas a beneficiar do espaço, na área israelita.
E se dúvidas houvesse sobre a justiça no resultado, elas ficaram dissipadas no arranque do segundo tempo e no espaço de cinco minutos. Zeki Amdouni dobrou a vantagem no aproveitamento de um ressalto junto à baliza israelita, com Silvan Widmer a fechar a contagem, pelas alturas, após passe bem medido de Denis Zakaria.
Resolução madrugadora e... desilusão kosovar
À mesma hora, a Roménia encaminhava o triunfo tranquilo, mas tangencial sobre a congénere bielorussa. Nicolae Stanciu deu aso ao primeiro momento de alegria na National Arena, em Bucareste, que não levaria mais de dois minutos a voltar a vibrar, agora com a finalização certeira de Andrei Burca.
Com Alex Dobre já em campo - entrou aos 65' -, Vladislav Morozov ainda reduziu, mas os três pontos viram mesmo a ficar em solo romeno.
Em perfeito contraste com o estado de espírito vivido na Roménia, o Kosovo desiludiu os seus fervorosos adeptos com o empate ante Andorra, que deixa a seleção dos bálcãs a quatro pontos do segundo lugar.
Se Edon Zhegrova deixou em festa os milhares de compatriotas que se fizeram sentir no Estádio Fadil Vokrri, Abert Rosas tratou de gelar as almas kosovares com o golo do empate final, dois minutos depois.