placardpt
A visão de Martin Pringle (ex-Benfica)

Suécia diz não ao VAR: «Não gostam da ideia de esperar para celebrar um golo»

2024/05/17 10:21

Em agosto de 2016, um jogo entre o Orlando City B e os reservas do New York Red Bulls, nos Estados Unidos da América, acabaria por ser o primeiro passo para uma verdadeira revolução no futebol. Este jogo marcou a primeira utilização do Árbitro Assistente de Vídeo, também conhecido como VAR.

Rapidamente este sistema começou a ganhar o seu protagonismo, sendo introduzido nos principais campeonatos nacionais, bem como em competições internacionais. O Mundial de 2018, no Catar, foi o palco escolhido para ampliar o conhecimento dos adeptos do desporto-rei sobre esta nova implementação.

A 'Regra dos 50+1': são os membros quem mandam

Contudo, apesar da sua preciosa ajuda aos dirigentes da partida, a preponderância do respetivo método não tem gerado consenso entre os apaixonados pela modalidade. Que o digam os responsáveis suecos. Numa decisão fora da caixa, os clubes do país nórdico juntaram-se e votaram contra esta ação de modernização.

@Getty Images

Num sufrágio bastante democrático, prevaleceu a vontade de 18 dos 32 emblemas profissionais e, ainda, de duas associações regionais. Martin Pringle, antigo futebolista com passagem no Benfica [1996-1998], explicou como funcionam os processos de votação no seu país natal, fruto de uma medida que coloca em primeiro plano os interesses globais.

«Na Suécia, temos a 'Regra dos 50 + 1' onde os respetivos membros são donos dos clubes. Se eles votam contra o VAR, não interessa o que os emblemas querem», referiu, numa primeira instância, o ex-avançado. Este sistema segue então o ideal germânico, com a massa associativa a ter um impacto crucial na gestão dos respetivos organismos.

«Eles querem que o futebol esteja um pouco mais vivo»

Questionado sobre as razões por detrás desta decisão, o ex-Navy Seal do exército sueco, apesar das suas acrescidas dúvidas, lançou um palpite: «Para ser sincero, não sei quais são as razões concretas para não quererem avançar com este modelo. No entanto, presumo que eles queiram que o futebol esteja um pouco mais vivo, seguindo alguns ideais antigos. Por exemplo, não gostam da ideia de ter de esperar vários minutos para celebrar um golo.»

@Catarina Morais / Kapta +

O VAR é, atualmente, obrigatório na maioria das provas entre seleções. Como tal, os atletas que atuam pelos tre kronor têm constantemente pela frente um paradigma distinto. Para o antigo internacional sueco, este fenómeno não é um problema, face ao elevado conhecimento dos intervenientes sobre esta matéria.

«Muitos jogadores da seleção jogam ou já jogaram na Europa. Como tal, não acho que será uma transição complicada. Para além disso, mesmo os futebolistas que ainda não experienciaram esta realidade sabem como o VAR funciona. Este sistema já não é uma novidade. Funciona há largos anos», realçou de forma convicta.

'Decisão benéfica para o futebol sueco?' Pringle tem bastantes dúvidas: «Honestamente, não sei. A verdade é que todos os jogadores querem jogar noutros campeonatos europeus de maior renome e na Liga dos Campeões, competições onde este modelo está implementado. Se querem atuar nestes torneios, os atletas vão ter que se habituar naturalmente a este contexto.»

Martin Pringle tem 53 anos e treina atualmente o Eskilsminne, na 3ª divisão da Suécia, depois de vários anos ligado ao futebol feminino. 



Suécia
Martin Pringle
NomeMartin Ulf Pringle
Nascimento/Idade1970-11-18(53 anos)
Nacionalidade
Suécia
Suécia
PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Matouzo
2024-05-22 08h25m por Palhacitos
Que monte de asneiras que acabaste de dizer. . .
Não sei da realidade de todos os clubes aqui na Suécia, mas o que eu apoio, toda a gente paga o mesmo. Depois é como em Portugal, a adeptos que só falam asneira, a adeptos que entendem e adeptos que não. Tem muito amor pelos clubes, se não sabes, tenta ir ao YouTube e ver o ambiente entre Hammarby e Djurgården por exemplo. Ou Norrköping e Linköping em feminino. Aqui desvalorizam o erro, o erro do árbitro tem tanto valor como o j...ler comentário completo »
MA
Comem gelados com a testa
2024-05-19 14h13m por Matouzo
A verdade é que nesses paises os adeptos de futebol percebem pouco e como o lugar no estadio é de quem paga mais e não de quem gosta mais do clube por isso o resultado também importa pouco querem é ver golos. . . eu cá prefiro ver bom futebol. . golos acontecem por mérito das equipas
Pinho352
2024-05-19 11h21m por TomPen
Nice try, mentiroso:

2023-05-07 22h04m por TomPen
"De resto, o Palma foi um adversário digno. Que não fique a impressão que chegaram aqui apenas e só por causa do apito. Eles são muito fortes e ameaçaram bastante. Na realidade, assumindo que não são desfalcados pelo Inter e pelo Barça, vejo-os com capacidade para ganhar outra Champions. "
PI
VAR
2024-05-19 10h20m por Pinho352
É uma tecnologia bem-vinda e que espero que esteja para ficar, pois assim impede embora em menor escala, alguns truques e habilidades que dantes eram bastante frequentes.
Não sabia é que a azia da derrota com o Palma à custa de uma decisão bem tomada pelo VAR ainda estava na memória, é que até parece que não houve falta nesse lance e o Palma foi levado ao colo até ao título. Se calhar, esta época sucedeu o mesmo, saibam reconhecer o mérito e o trabalho de clubes menores que em pouc...ler comentário completo »
VAR
2024-05-19 00h32m por TomPen
Façam como no Futsal. É a equipa que pede que o lance seja revisto. Se estiver correcta em contestar, mantém o direito de contestar mais lances para o resto da parte. Se não, essa equipa perde esse direito até à segunda parte do jogo.

O jogo assim fica com menos pausas, uma vez que as equipas não podem simplesmente airar culpas a árbitros e têm de jogar com a percepção de um lance e decidir rapidamente se vale a pena ou não parar o jogo para essa revisão.

Es...ler comentário completo »
VAR
2024-05-18 23h59m por VerdeRubro
O Var veio mexer com muita coisa por isso é normal que haja resistência e situações nebulosas, mas não há volta a dar, os ingleses até podem abolir mas tenho a convicção de que ainda será pior e logo voltarão a implementar.

O problema não está no VAR, está nos árbitros, em quem os comanda e regulamenta e não é sendo mal utilizado que o vão destruir, eu não aceito que com tecnologia disponível voltemos aos tempos da escuridão.

Se um árbitro com acesso a dezena...ler comentário completo »
Var
2024-05-18 23h31m por Ronaldinho-gaucho
Lembro de antes dele ser implementado estava muito animado pensando numa arbitragem perfeita sem nenhum erro e sem influencia no resultado mas para min foi uma decepcao.
Penaltis mal marcado e por assinalar, golo mal invalidado e golos irregulares foras de jogo em que o homen em questao nao interfere na jogada, vermelho mal mostrado e por mostrar ou seja os erros foram diminuidos mas ainda estao bem presentes
VAR é bom
2024-05-18 01h14m por OJaime_Pacheco
Para dar de mamar aos amigos.
Caso seja abolido na Premier League depois vai por aí abaixo um efeito dominó.
Var
2024-05-17 19h59m por moumu
Sem duvida veio dar mais limpidez e justiça ao jogo, nem se dá pela sua presença, podemos ver Portugal onde os árbitros analisam via video e tomam a decisão via em conjunto com o VAR, quanto às questões do fora de jogo também penso que veio dar mais justiça ao jogo, se não querem pôr na Suécia paciência.
VAR
2024-05-17 18h52m por VerdeRubro
O VAR veio para ficar e terá cada vez mais influencia directa no jogo, não há volta a dar.

Agora é um processo em desenvolvimento e que naturalmente vai sofrer alterações e melhoramentos.
malaguetapura e Blindsnake
2024-05-17 14h15m por sadabadabada
Mas isso é pq quando se fala em VAR pensa-se logo nos fora-de-jogo.

O VAR é muito mais que isso, mas em relaçao aos fora-de-jogo não é a melhor solução - a tecnologia usada pela UEFA é mais eficaz, e muito mais rápida de decisão.

Agora, associando ao contexto de analisar penaltis, vermelhos diretos melhorou bastante.

Imaginem usar o VAR em questoes de fora-de-jogo só para lances que nao deixem duvidas. . . ou seja, sem colocação de linhas, e o VAR só poderia intervir se realmente fosse visivel dessa forma.
malaguetapura
2024-05-17 13h24m por Blindsnake
O problema é sempre o mesmo. . . e como fazemos se forem 51 cm?
MA
Centímetros
2024-05-17 12h31m por malaguetapura
Para o VAR ser mais justo era validar golos que são anulados por centímetros, por exemplo, até 50 cm.
Vic-54
2024-05-17 12h17m por Maxaqueen
É algo que traz mais vrdade desportiva e por isso é que a sua visão é minoritária.
Sobretudo em Portugal onde os árbitros são demasiado permeáveis a pressões e precisam de algo que os proteja e dê suporte às suas decisões.

É o nosso contexto que justifica a continuação do VAR.

Agora, acho é que o protocolo deve de ser revisto sem qualquer dúvida.
Var
2024-05-17 11h25m por Vic-54
Vários clubes ingleses manifestaram-se contra o VAR, alguns países não o aceitam de todo. Em Portugal o VAR é quase consensual e poucos se manifestaram contra. Só o Schmidt, se não me engano. Eu sou contra e acho que está a fazer muito mal ao futebol. Gostaria que fosse suprimido. Mas sei que sou ultraminoritário nessa opinião e, assim sendo, só me resta pedir para que melhore e se vá aperfeiçoando.
Pringle
2024-05-17 10h34m por Taument_da_Silva
Se o Pringle ainda jogasse, não teriam esse problema: golos nem vê-los!
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Basquetebol
Mavericks derrotados em casa
1, 2, 3,...aí está mais uma vitória dos Boston Celtics. de Neemias Queta, que, nesta madrugada de quarta para quinta-feira, venceu na visita ao reduto dos Dallas Mavericks por ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

mundial200 13-06-2024, 04:22
moumu 13-06-2024, 03:50
moumu 13-06-2024, 03:49
AS
asa_scouting 13-06-2024, 01:33
AS
asa_scouting 13-06-2024, 01:32
BlackCat 13-06-2024, 01:18
Acolito_Andrade 13-06-2024, 01:17
NuAroundHere 13-06-2024, 00:59
Jorge-Fernandes 13-06-2024, 00:57
Vitoria1922sempre 13-06-2024, 00:13
Riba21 13-06-2024, 00:10
SI
silva25 13-06-2024, 00:08
AL
Alvibranco 12-06-2024, 23:56
JamaicaNN 12-06-2024, 23:48
filipeOliveiraCosta 12-06-2024, 23:44
anon428 12-06-2024, 23:28