Que reação das jogadoras portuguesas! A seleção feminina sub-19 de Portugal venceu a congénere espanhola por 59-53 num jogo onde demonstrou uma atitude competitiva muito acima da média.
Depois da dolorosa - e indiscutível - derrota frente ao Canadá, era importante que a turma de Agostinho Pinto reagisse de forma assertiva a tal desgosto.
Os primeiros períodos contra a seleção de nuestros hermanos deixaram algo a desejar. As jogadoras espanholas entraram mais inspiradas na partida e levaram a melhor nos dois parciais (12-19 e 13-17), mas como popularmente se costuma dizer: quem ri por último, ri melhor.
A seleção das quinas entrou com tudo no terceiro período e, apesar da desvantagem com que iniciou o exercício (nove pontos), terminou o mesmo com uma igualdade a 44 pontos. Recuperação impressionante das lusas!
No quarto período foi «só» repetir a receita. O andamento português mostrou ser demasiado para a passividade espanhola e, depois de chegar à vantagem, Portugal não mais a largou. O jogo terminou com um convincente 59-53.
Importa destacar, individualmente, as exibições de Clara Silva (16 pontos), Rita Nazário (13 pontos) e Ema Karim (dez pontos). Portugal defronta este domingo, dia 6 de julho, a seleção da Austrália.