Senhoras e senhores, o campeonato está de volta! A espera foi longa, mas depois de um verão alimentado pelo futebol de seleções, eis que a magia do principal escalão do futebol português masculino está de volta e a edição 2024/25 d Liga Portugal Betclic arranca já esta sexta-feira, com a receção do campeão nacional Sporting ao Rio Ave.
Falamos de duas equipas que tiveram um verão bastante distintos, no que à construção dos seus planteis diz respeito. O Sporting pautou pela regularidade. Apesar de ter visto sair o seu capitão, o central uruguaio Seba Coates, Paulinho e o guardião Adán, a verdade é que os leões conseguiram manter algumas das peças mais importantes, pelo menos para já, como Pote, o goleador Gyokeres e até o seu treinador, Rúben Amorim.
Apesar disso, se a pré-época e a Supertaça (3-4) são indicadores de algo, a verdade é que este parece um Sporting com nuances algo distintas face à época passada, ainda um pouco em busca da adaptação às suas novas peças. Na antevisão da partida, o técnico leonino mostrou confiança em Debast e Kovacevic, que erraram na Supertaça, e estes devem manter a titularidade, pelo que não se espera grandes mudanças na equipa titular. Diomande deve ser uma das poucas mexidas, quiçá ocupando o lugar que pertencia a Eduardo Quaresma, para tentar dar mais segurança a uma defesa ainda instável.
Apesar disso, a pré-temporada deu-nos a entender que o técnico português tentará manter a base da época passada, a nível tático, embora mudando um pouco as características ao nível de jogo jogado, até porque, agora, aparenta ter um plantel com um pouco de maior capacidade de posse e não tão virado para a velocidade na transição. Contudo, tal como Rúben Amorim avisou, Luís Freire pode e é bem capaz de surpreender.
Leão domina história
Ao longo da história, leões e vila-condenses já se defrontaram um total de 68 ocasiões, entre todas as competições, e a vantagem é claramente do Sporting, com 42 vitórias, contra apenas nove do Rio Ave. Contudo, os de Vila do Conde têm sido um osso duro de roer e nos últimos cinco anos conseguiram duas vitórias e um empate.