Estamos prestes a descobrir o Campeão de Inverno! Sporting e Benfica ganharam o direito de jogar uma final e, este sábado, em Leiria, está em jogo a Taça da Liga, o segundo troféu da temporada. Os olhos do país no dérbi eterno, no embate entre os dois maiores vencedores da competição. Tragam as pipocas!
Veja Também
- Bruno Lage «Há jogadores que não estão a ser solução»
- Rui Borges: «Acredito que possa haver mudanças no Benfica»
Um leão debilitado... luta!
Comecemos esta antevisão pela formação que, apesar da partida ser em terreno neutro, assume a condição de visitado. O Sporting chega à grande final num momento tão positivo quanto preocupante. Nos últimos três jogos, os primeiros de Rui Borges em Alvalade, os leões venceram os dois maiores rivais. Contudo, estão a atravessar uma grave crise de lesões.
Matheus Reis lesionou-se no duelo da meia-final e Morita a meio da semana; Daniel Bragança continua de fora, Pote já regressou aos treinos, mas ainda não deve fazer parte das opções - Nuno Santos está de fora até ao final da época. Dores... que provocam dores de cabeça ao treinador verde e branco, que deve voltar, por exemplo, em João Simões no meio-campo.
O Sporting, suportado sobretudo por nomes como Hjulmand e Gyokeres, não vai virar a cara à luta, segundo Rui Borges na conferência de antevisão: «Começamos sempre com 11 jogadores, vamos ser competitivos e manter a ambição e coragem que temos tido, independentemente se é o Simões ou o Brito. Cabe-me a arranjar soluções. Sei que vamos ser competitivos. Triste por não contar com o Morita. Há alguma sobrecarga e estamos sempre sujeitos a isto. Há sempre lesões. Faz parte. Temos de saber adaptarmo-nos às dificuldades e a tudo o que acontece no dia a dia.»
Águia com sede de vingança
Foram umas semanas difíceis para as águias - que, agora, parecem já estar atrás das costas. A derrota frente ao Sporting e ao SC Braga prejudicou bastante a campanha encarnada no campeonato - de líder para terceiro lugar, eventualmente a cinco pontos do primeiro. Contudo, a primeira vítima já viu ser servido o prato bem frio da vingança.
Nas meias-finais, após uma exibição trémula na Luz, as águias foram imponentes em Leiria e eliminaram os bracarenses de forma categórica (3-0). Além do resultado esclarecedor, nota para a titularidade de Schjelderup, para a partida de Carreras e para o bis de Di María. Um passeio.
Depois disso, segue-se o Sporting, adversário que o Benfica só venceu por uma ocasião nos últimos sete encontros.
Uma para cada lado: o desempate
Águias e leões mediram forças por duas ocasiões na final da Taça da Liga. O registo, por sua vez, está perfeitamente equilibrado, com uma vitória para cada lado da Segunda Circular.
A leonina foi a mais recente. Com algumas caras que ainda vestem as cores dos respetivos clubes, em 21/22, os leões deram a volta na segunda parte - golos de Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia - venceram quarta Taça da Liga da história verde e branca.
Já o triunfo encarnado foi mais longínquo. Temos de recuar até à segunda edição da Taça da Liga e, aí, o Benfica venceu nas grandes penalidades, após uma das jogadas mais marcantes - pelo erro - da prova: a "mão" de Pedro Silva - o zerozero esteve à conversa com o brasileiro sobre esse preciso momento, por isso, leia tudo aqui.
Esse foi o primeiro de sete troféus da Taça da Liga conquistados pelo Benfica.
Em 2024/25, a balança vai pender para um dos lados. O debilitado leão vai para a quinta conquista na prova, ou a águia vai sentir o sangue do rival e vai aproveitar para capitalizar e ganhar vantagem como a equipa mais vencedor da competição? A bola começa a rolar às 19h45, em Leiria.