Eis o primeiro vislumbre oficial do que vai ser o Sporting versão 2025/26. Pela primeira vez desde a pandemia sem o título de campeão nacional, os leões anunciaram três novidades esta sexta-feira.
Comecemos pelas saídas: Anton Sokolov e Bruno Rafael. O russo já tinha sido anunciado pelo Sinara Yekaterinburg e foi agora confirmado pelo Sporting como estando de saída, assim como o ala brasileiro que sai como um 'tiro ao lado' depois de cinco jogos e um golo de leão ao peito.
Em sentido inverso surge Felipe Valério, ala que chega a Alvalade depois de terminar contrato com o ElPozo. Campeão do mundo pelo Brasil, Valério tem 31 anos e passou as últimas sete épocas em Murcia, onde se tornou um ídolo.
Felipe Valério em discurso direto
O desafio Sporting: «Vestir a camisola do Sporting CP é uma sensação muito boa e espero retribuir a aposta. (...) Quero entrar no que o Sporting CP já tem vindo a viver, que é uma história muito bonita, uma história de títulos, de grandes jogos. Só quero aportar um pouco mais na história que o Sporting CP tem vindo a fazer. (...) Colectivamente, a ambição é ajudar os companheiros a melhorar o que seja necessário. O futsal é um desporto colectivo, mas no qual o individual conta muito, por isso vou fazer o que puder para que a equipa continue a vencer»
Raio X [Jogador] | ||
![]() | na/o | ![]() |
Felipe Valério | ElPozo Murcia Costa Cálida |
197 | Jogos |
67 | Golos Marcados |
92 | Vitórias |
45 | Empates |
60 | Derrotas |
Apresentação: «Jogo muito em prol do colectivo, coloco sempre o colectivo acima de qualquer parte individual. A minha maior característica é essa: ajudar a equipa»
Melhor fase da carreira?: «Acho que sim, e espero que o ano que vem seja melhor do que este que passou. Tanto de idade, como de cabeça e fisicamente encontro-me muito bem, então que tem tudo para ser um grande ano»
Quem conhece: «Toda a gente fala muito bem do Sporting CP, uma equipa vencedora, muito competitiva. Quero aprender com os meus companheiros, treinador, corpo técnico, e ajudar o Sporting CP a continuar esta carreira vitoriosa. Já joguei com o Taynan no AD El Pozo, com o Henrique Rafagnin no Carlos Barbosa de Futsal, e com o Rocha na selecção»
Nuno Dias: «Para mim é importante. Espero que ele me ajude a melhorar, que eu continue a aprender, como com todos os treinadores que passaram pela minha carreira. [Nuno Dias] é um treinador vencedor, competitivo, e tenho a certeza de que vai aportar muito na minha carreira»
Rodrigo Pais de Almeida em discurso direto
O jogador: «Acho que o Felipe Valério dispensa apresentações. É Campeão do Mundo pelo Brasil, um dos melhores jogadores do Mundo. Era capitão de um histórico da modalidade e de uma das melhores equipas do Mundo, que jogava na Liga Espanhola. E vem de uma época em que fez dezenas de golos e de assistências, em que foi o jogador mais importante dessa equipa. E, depois, tem todo o histórico de anos e anos no AD El Pozo, como atleta de topo, e anos e anos de internacionalizações pelo Brasil»
Apresentação: «É um jogador com perfil de atleta diferenciado, que faz várias posições em campo, o que era algo que procurávamos. Além de tudo, acertámos na pessoa também. É um líder dentro e fora de campo e vem trazer coisas muito boas ao nosso grupo. Vai dar um aporte fabuloso a uma posição onde estávamos algo desfalcados»
A idade: «Um atleta de futsal aos 31 anos está muito longe de estar ‘fora de prazo’. O Merlim está com 39 e com um rendimento fantástico. Um jogador de 31 anos, titular na selecção brasileiro e com números impressionantes nas últimas épocas, está sim no auge da carreira. Concordo com essa ideia.
Até por isso, é um jogador que acreditamos ir integrar-se com muita facilidade e rapidamente trazer o adicional de qualidade que procuramos com a contratação. É um nome sonante que vem adicionar muita qualidade não apenas ao Sporting CP mas também à Liga»
O negócio: «Vou cometer uma inconfidência: para conseguirmos contratar um atleta como o Felipe Valério precisamos não de dias, ou de meses. Tem de ser um namoro com algum tempo. E quando contratamos um jogador deste nível, com esta craveira, ele quer saber coisas sobre o Sporting CP. Não as vai perguntar a mim ou ao treinador. Ao Nuno Dias pergunta questões técnicas, a mim contratuais.
Ele falou com os colegas e aí tivemos, sei disso, uma grande ajuda daqueles que cá estão e daqueles que já cá estiveram, e que sabem como é que o Sporting CP valoriza e acompanha os seus activos e as suas famílias. Esses pormenores fazem a diferença: a forma como o Clube os recebe, como os adeptos os acarinham. Esse foi um factor fundamental para o Felipe Valério aceitar vir para o Sporting CP»