Segundo um estudo do Observatório de Futebol (CIES), divulgado esta segunda-feira, o Sporting é o clube europeu fora das cinco principais ligas a lançar mais jogadores formados no clube para as big-5. Neste relatório, o Benfica é, também, apresentado como o segundo emblema a lançar mais jogadores nos 31 campeonatos europeus, somente atrás do Ajax.
Com 24 jogadores, o Sporting apresenta-se no topo da lista - excluindo os emblemas que atuam na Liga Inglesa, Espanhola, Alemã, Francesa e Italiana - de clubes que exportam mais jogadores da formação para as cinco principais ligas europeias. Para o organismo, são considerados jogadores formados aqueles que «jogaram nesse emblema pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos de idade».
Na classificação geral, os leões ocupam a sétima posição do ranking. O pódio é atribuído a Real Madrid (43), Barcelona (38) e Lyon (34).
No que diz respeito ao estudo geral dos 31 campeonatos, o Benfica é o segundo emblema a exportar mais atletas no ativo (73). Quem lidera esta classificação é o Ajax, com 85. O Dínamo de Kiev ocupa o terceiro lugar com 72 jogadores. O Sporting garantiu o 10º lugar com 58 jogadores e o FC Porto aparece em 17º com 48 atletas.