A nova temporada da Serie A vai ter uma mudança em relação aos últimos anos. A começar já esta época, a Liga decidiu fazer alterações em relação à forma como as bolas são repostas em jogo, tendo em vista a redução das perdas de tempo.
Para isso, a Serie A vai adotar uma medida que já existe na Premier League e reduzir a ação dos apanha-bolas. A partir da nova temporada, os apanha-bolas deixam de entregar o esférico diretamente aos jogadores e terão de ser os atletas a recolher a bola para a repor em jogo.
Como é que isto se processa? Os apanha-bolas vão continuar a estar junto às laterais, mas serão agora responsáveis por recolher as bolas e colocá-las em suportes que vão estar colocados estrategicamente em torno do relvado. «Desta forma podemos reduzir as perdas de tempo estratégicas», afirmou o ex-árbitro Gianluca Rocchi, hoje responsável pelas nomeações da arbitragem no futebol profissional transalpino.
Assim, a partir da nova época, os encontros da Serie A vão contar com seis bolas do lado dos bancos e cinco do outro lado do relvado, todas elas colocadas em suportes. As estruturas que vão suportar o esférico vão estar a uma distância mínima de 2,5 metros da linha lateral.
Esta medida que, recordamos, já existe na Premier League, tem como objetivo evitar que os apanha-bolas possam ser uma ajuda para a equipa da casa queimar tempo, sobretudo na reta final de encontros que estejam ainda em aberto. Este novo método já foi testado na final da última edição da Taça de Itália e os resultados foram positivos.