Depois dos triunfos de Ferreira do Zêzere e Leões do Porto Salvo, o Sporting foi a terceira equipa a carimbar a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, nesta quarta-feira. Para isso, os campeões nacionais bateram a formação do ACD Ladoeiro, por 7-0.
Face à diferença competitiva entre os dois conjuntos - a equipa de Idanha-a-Nova disputa a fase de manutenção na segunda divisão -, qualquer resultado que não fosse uma vitória leonina seria chocante e entraria para o lote de maiores surpresas da temporada.
Por isso, desde a primeira alteração no cronómetro, a partida foi de sentido único. O ACD Ladoeiro fez a sua parte e discutiu com as armas que tinha ao dispor, mas as diferenças foram nítidas e o primeiro golo chegou bem cedo.
De bola parada, os leões construíram os tentos que marcaram a primeira parte. Ao segundo e quarto minuto, Wesley repôs a bola nas quatro linhas e iniciou as jogadas de golo: na primeira, Zicky Té apareceu só ao segundo poste e culminou uma boa jogada coletiva; na segunda, Pauleta teve espaço para armar o tiro, diretamente para o fundo das redes.
Quebrar barreiras e engordar o ativo
Em vantagem, a formação verde e branca geriu e, inclusive, esteve perto de dilatar a vantagem: João Matos, Rocha, Pauleta, Merlim... Todos tentaram, mas pela frente ergueu-se um gigante Maurício.
O guarda-redes, em época de estreia pelo ACD Ladoeiro, foi gigante e rubricou uma exibição memorável à custa da qualidade ofensiva do campeão nacional. Com o passar do tempo, o rigor defensivo do emblema da segunda divisão também aumentou e, por isso, o resultado não voltou a mexer até ao descanso. Mérito para os homens de Dário Gaspar.
Após o intervalo, já com algum cansaço à mistura, o Sporting conseguiu quebrar a resistência adversária. Rúben Freire fez o terceiro e, depois, os leões deixaram de lado a dependência da bola parada e, em jogo corrido, fizeram o quarto e o quinto golo - por Merlim e Zicky.
Já em clara desvantagem, o ACD Ladoeiro subiu metros na quadra e tentou beliscar o Sporting. Em busca do golo de honra, a formação de Idanha-a-Nova sofreu outros dois tentos, de Zicky e Bruno Rafael - que se estreou a marcar de leão ao peito.
Por fim, tudo normal: leões goleiam e seguem em frente na Taça de Portugal - onde vão defrontar o Ferreira do Zêzere; o emblema ladoeiro cai de pé, num encontro de alto grau de exigência, onde mostrou rigor e vontade.
Esta noite, o SC Braga x Benfica encerra a ronda dos quartos de final da Prova Rainha.