Acordo entra em vigor após Euro 2024

Seleção dinamarquesa recusa aumento salarial no combate à desigualdade de género

2024/06/14 22:20

Foi assinado um novo acordo entre a federação e a seleção masculina de futebol da Dinamarca que entrará em vigor logo após o Euro 2024 - com duração de quatro anos -, onde está estipulado que os internacionais masculinos e femininos receberão o mesmo por representarem o seu país. O objetivo deste acordo é garantir igualdade de condições laborais para com a seleção feminina.

Além de recusarem um aumento salarial, os internacionais dinamarqueses aceitaram ainda reduzir em 15% a cobertura do seguro para que o da equipa feminina possa subir em 50%.

“É um passo extraordinário para ajudar a melhorar as condições das seleções femininas”, declarou o diretor do sindicato de jogadores dinamarquês, Michael Sahl Hansen, citado em comunicado da FIFPro.

Figuras emblemáticas do desporto dinamarquês como Christian Eriksen, Pierre-Emile Hojbjerg ou Simon Kjaer, são alguns dos signatários masculinos que quiseram «assumir a responsabilidade» e «dar melhores oportunidades e condições às outras seleções», cita a mesma fonte.
 

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ZY
Drifter
2024-06-15 15h07m por zyxw_4321
Estar a misturar vertentes masculina e feminina da mesma modalidade e modalidades diferentes não é a mesma coisa.

Cada modalidade tem a sua federação, e cada federação deve, na minha opinião, premiar homens e mulheres da mesma maneira ao representarem Portugal a um nível internacional. Aliás, nem sei se isso não será já o que se faz noutras federações, e pelo menos o Comité Olímpico faz isso com os Jogos.

Se é para levar à última consequência a ideia de só d...ler comentário completo »
ZY
TomPen
2024-06-15 13h43m por zyxw_4321
Esse discurso é relevante para clubes, mas não para seleções. Aquilo não é um "salário", e como eu disse mais abaixo, essa mentalidade está deslocada quando se fala de seleções.
Feminino
2024-06-15 13h26m por TomPen
Vivemos no capitalismo. Enquanto o futebol masculino continuar a produzir mais dinheiro que o futebol feminino esta igualdade salarial não é mais que um sonho. E isso não é culpa dos jogadores ou treinadores ou até dos empregadores.
A "culpa", se alguém a tiver, é dos adeptos e das adeptas também, que continuam a ver e gastar muito mais na vertente masculina que a feminina. Se querem esta igualdade salarial, façam para que ela exista, vão ver os jogos de futebol feminino, compre...ler comentário completo »
Lol
2024-06-15 13h14m por AngelEyes
Ainda não percebi qual é o problema. Os homens aceitaram ganhar igual às mulheres e há quem ache isto um gesto mau? Não interessa se o futebol masculino rende mais, o que interessa é a ação, que foi respeitosa para com o país e as mulheres que praticam este desporto e querem fazer crescer esta modalidade.
kavujr
2024-06-15 13h12m por redlegion
Sim, sim oh kavujr. Até porque o teu histórico de comentários não te denuncia, nem nada. Não preciso de te conhecer pessoalmente, basta ler o que escreves.

Escreves sempre com um desdém em relação às mulheres (até ficaste ofendido quando o Lyon foi condenado a pagar o que devia a uma jogadora por ela estar parada por ter engravidado) e agora vens tentar passar o pano nas tua declarações. Se calhar davam mais atenção às tuas irmãs e foi por isso que ganhaste pó ao sexo feminino. . .
Igualdade salarial
2024-06-15 11h19m por CupGameMerchant
É parvoíce? É. Enorme até
Mas se os próprios jogadores consentiram não percebo porque não. É perda deles mas ninguém os obrigou
ZY
Kavujr
2024-06-15 11h18m por zyxw_4321
O meu ponto é que, no que toca às seleções, a ideia de receitas = prémios, seja em valores absolutos ou em proporção, é errada. Senão, a FPF não teria legitimidade para usar dinheiro que recebe do futebol profissional masculino em vertentes como o o futebol de formação, o futebol amador, o futsal ou o futebol de praia, coisa que seguramente faz.

Os clubes amadores e/ou formadores recebem imensos milhões da FPF todos os anos em apoios, sem que isso tenha alguma espécie d...ler comentário completo »
AS
kavujr
2024-06-15 11h10m por ASNL
Até concordo em grande medida com a tua opinião geral sobre essa questão da igualdade, mas neste caso particular são os próprios interessados que decidiram assim e não a federação.
xithomboo
2024-06-15 10h53m por kavujr
Não era mau pensado SE o dinheiro recebido fosse depois para investir no futebol nacional do país. Concordaria a 1000%
zyxw_4321
2024-06-15 10h52m por kavujr
Sim e nao.
Concordo ser simbólico 100% mas a ser assim tinhas de seguir onde vai o dinheiro parar.
No entanto e na única coisa que concordo é a percentagem de receitas ser a mesma para homens ou mulheres ISSO é igualdade. Agora se as pessoas, inclusive mulheres, forem ver mais o jogos masculinos isso não culpa dos homens.
Mas o que não queres no fim é jogar, e saberes que jogos masculinos são mais perigosos, fazeres nada por ser simbólico e a federação fazer milhões...ler comentário completo »
Redlegion
2024-06-15 10h44m por kavujr
Sabes do que falas? Falas tipo que me conheces haha
Na vida mereces o que trabalhaste para. Eu sou do contr a dar sem merecer, simples.
Tenho 5 irmãs e duas filhas. A todas eu digo - não aceitem nada a não ser que merecem. Mesmo digo ao meu filho.
Agora se tu és a favor de igualdade não podes dizer que eu carregar 5kg de arroz e tu 1kg no fim DEVEMOS comer o mesmo? Então no fim faço e nada, fico na sombra da bananeira, tu trabalhas e ganhamos o mesmo.

...ler comentário completo »
zyxw_4321
2024-06-15 09h01m por redlegion
Mas tu achas que explicar coisas com lógica fará certos users entender as coisas? Dois deles apareceram logo, especialmente o tsubasa (que odeia qualquer coisa que se dê às mulheres).
ZY
Seleção
2024-06-15 08h50m por zyxw_4321
Receber algo por representar a seleção devia ser simbólico. e a seleção, ao contrário dos clubes, não existe, por princípio, para fazer lucro. Não é suposto ser uma empresa. Portanto, prémios iguais fazem mais sentido.
Parvoice
2024-06-15 07h00m por kavujr
Vamos nós trabalhar, fazer os lucros mas os outros e que ganham…
Seleção Dinamarquesa
2024-06-15 06h48m por moumu
Atitude que merce uma salva de palmas dos cidadãos europeus, talvez outras federações possam seguir o mesmo exemplo, mas acredito que não serão muitas.
parvoíce
2024-06-15 01h18m por anon428
salário igual para trabalho igual, portanto tanto quanto sei o futebol masculino gera muito mais dinheiro do que o feminino, logo, apesar de ser uma boa atitude, não tem grande cabimento
Atitude de louvar
2024-06-15 01h13m por Seidecor
Façam o mesmo em Portugal
Bom exemplo
2024-06-15 00h36m por David_Villa
Exemplo a seguir.
bwin
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
com video
Médio luxemburguês em zona mista
Leandro Barreiro, médio do Benfica, falou na zona mista, após o empate das águias frente ao Celta de Vigo. O luxemburguês garantiu que o foco da equipa passa por lutar por ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

vitorman 13-07-2024, 22:59